quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Reforçar ou não reforçar, eis a questão

A saída de Falcao para o Atlético Madrid abriu um debate no seio da família Portista. Debate este que tem uma razão de ser que se prende com o facto de o Futebol Clube do Porto ir enfrentar a Liga Portuguesa, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Supertaça Cândido de Oliveira (já conquistada) e Taça de Portugal apenas com dois Pontas de Lança dignos deste nome: Kléber e Walter.

Por um lado uns dizem que Kléber é muito jovem para ser o nº 9 no ataque dos Azuis e Brancos e que Walter não é alternativa para ninguém (bem eu dizia que este Jogador nunca valeu metade do valor que o FC Porto pagou pelo seu passe, mas os do costume começaram com o seu barulho cego de sempre e eu deixei andar para que estes ficassem mal na fotografia), por outro outro lado alguns Adeptos Azuis e Brancos defendem que não é necessário ir ao mercado porque um ataque com Kléber no ponto mais ofensivo do tridente Portista chega e sobra e para tal invocam o FC Porto da temporada passada que ganhou tudo somente com Falcao nesta posição.

Para ser sincero, tanto uma posição como a outra fazem muito sentido, pois se é verdade que Walter não é uma alternativa credível (menos nos jogos contra equipas da 3ª Divisão), também não deixa de ser menos verdade que os Dragões ganharam praticamente todas as Competições em que entraram apenas com Falcao como único Ponta de Lança disponível e quando não havia Falcao havia Hulk, Varela e outros Atacantes que souberam criar excelentes resultados.

Contudo há que olhar para a frieza das datas e perceber que a saída de Falcao não foi nunca equacionada e que os Dragões não tinham uma carta na manga para colmatar a saída do Goleador Europeu. E ainda por cima estamos a dias do fecho do mercado de transferências e o FC Porto já não quererá que nenhum dos seus actuais Atletas saia do Clube. Portanto o Futebol Clube do Porto vai ter de atacar todas as frentes em que está envolvido com os atacantes Kléber, Hulk, Varela, Djalma, Iturbe, James Rodriguez e Cristian Rodriguez.

E posso afirmar com a maior das convicções que os Dragões estão muito bem servidos no que a este sector diz respeito. O Kléber pode ser ainda muito jovem, mas acredito que jogando com regularidade o jovem Brasileiro vai dar muito que falar pela positiva e quando este falhar estará lá Hulk & Companhia para resolver a partida.

Peço assim um pouco de paciência aos defensores de que Kléber deve ir ao banco e o Dragão ao mercado, pois qualidade na frente de ataque é coisa que não falta. O que muitas vezes falta é a sensatez a certos Adeptos e a capacidade da Direcção Portista em adivinhar que existem Jogadores no Plantel que querem sair para Clubes de menor dimensão que o FC Porto mas que jogam em campeonatos com maior mediatismo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas Blue One ,inicialmente não estava a gostar :-) ,mas depois melhorou e até acabei por concordar ,então em relação ao Kleber ,tudo dito...

Sobre o Walter ,no Internacional ,jogava muito bem ,cheguei a ver alguns jogos dele, e gostei da contratação,mas pelos vistos Walter vai ter o mesmo caminho e espero que NÃO, de Fabiano,Ibson,Diego...todos excelentes jogadores, mas não brilharam de Dragão ao peito!

Espero que Walter meta uma coisa na cabeça ,aqui o futebol é mais rápido e tem que se pensar mais rapido tambem...se isso não acontecer até Janeiro, acredito que vai sair!

Quanto á proximas contratações ,acredito na direcção Azul e Branca!

Abraço...

Pedro Silva disse...

"Espero que Walter meta uma coisa na cabeça ,aqui o futebol é mais rápido e tem que se pensar mais rapido tambem...se isso não acontecer até Janeiro, acredito que vai sair!"

Eu também espero que o Walter meta algum juízo na sua lenta cabeça.

Mas o FC Porto já sabia que tinha ali um Jogador que tem qualidade mas com muito pouca sensatez e capacidade para gerir correctamente a sua carreira.

Não me acredito que hajam mais entradas no Plantel Portista. Vítor Pereira não o deseja e vai ter de atacar todas as frentes com o que tem.

Vamos a ver o que vai dar tudo isto...

Cumprimentos.

Gaspar Lança disse...

Relativamente ao sorteio da Liga dos Campeões, acabámos por ficar inserido num grupo sem tubarões. O Shakhtar e o Zenit são as equipas que prometem roubar-nos pontos, e certamente que as deslocações à Ucrânia e à Rússia não serão nada fáceis mas acredito na passagem aos oitavos-de-final no primeiro lugar.

Um abraço

Pedro Silva disse...

Estou de acordo com o que escreveu caro Gaspar Ribeiro.

E pelo que ouvi existem muitos grupos com dois ou mais Tubarões, o que aumenta as hipóteses de o FC Porto poder conquistar o Título de Campeão Europeu uma vez que alguns destes Tubarões ficarão pelo caminho já na fase de grupos.

Cumprimentos.