quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mais depressa se apanha um Mentiroso

No passado dia 6 de Agosto, o Diário Desportivo “RECORD” lança a seguinte notícia no seu Site:

O portal brasileiro "iG" avança este sábado que o FC Porto está interessado em contratar já Paulo Henrique Ganso.

O relato revela que o Santos poderá perder o médio de imediato, ao contrário do que sucederá com Neymar, que deverá ficar no clube brasileiro até final do ano, rumando ao Real Madrid depois da disputa do Mundial de Clubes, com o Barcelona.

Por norma este tipo de notícias passa-me ao lado porque eu sei que o Futebol Clube do Porto não anda a dormir e como tal não iria estourar com 20 e poucos Milhões de € num Jogador que na Copa América foi um zero á esquerda. Se o Benfica andasse atrás do Ganso eu até colocaria esta hipótese, mas como tal não sucedeu, esta notícia tem outros contornos aos quais o Mundo do Futebol apelida de jogadas de Empresário para ver se alguém se chega mesmo á frente e adquire o passe do Atleta.

E como eu gosto de fundamentar o que escrevo, eis que resolvi ir ao tal Site Brasileiro de que o Jornal fala, pois achei muito estranho a dita notícia não ter uma ligação directa á fonte como habitualmente. E lá tive a prova dos nove, pois segundo este mesmo Site, o Ganso já foi colocado na mira do Inter de Milão, PSG, AC Milão, Real Madrid, CSKA Moscovo e Corinthians. Não vi o nome do Clube Azul e Branco nesta listagem. Simples jogada de Empresário… Mas mais adiante o Jornal “RECORD” sai-me com esta:

O "iG" explica que o Corinthians está disposto a servir de "ponte" para Ganso rumo aos dragões, operação que permitiria um desconto substancial no valor da transferência - a cláusula de rescisão para futebol brasileiro baixou de 66 para 59 milhões de reais (de mais de 29 para mais de 25,9 milhões de euros, respetivamente), enquanto que para o exterior está fixada em 50 milhões de euros.

Os dirigentes do Timão tirariam partido das más relações entre o grupo DIS (que detém 45% do passe) e o Santos (outros 45% - os 10% restantes estão na mão do jogador) para ficar com o internacional brasileiro, que depois negociariam com o FC Porto.

E depois lembrei-me que o Presidente do SL Benfica andou muito recentemente a protestar porque a CMVM (Comissão de Mercado e Valores Imobiliários) resolveu apertar, e bem a meu ver, os calos ao Benfica devido ao obscuro negócio Roberto. E pouco tempo depois o Sporting CP também foi encostado á parede por causa da pouca transparência da transferência de Jefrén do Barcelona para Alvalade.

Ou seja, como Luís Filipe Vieira é visto no ninho da Águia como o Arauto da Verdade e o Leão é um Santo com Pés grandes, toca a fabricar uma notícia para que a fogueira se acenda e os tapados adeptos dos Clubes da 2ª Circular venham a correr comprar o dito “RECORD” que adianta em primeira mão pormenores de uma sonhada mas pouco clara transferência de Ganso para os Dragões.

Genial. Simplesmente genial… O problema é que mais depressa se apanha um Mentiroso do que um Coxo e no meio disto tudo ficou bem demonstrado quem é que o Mentiroso.

Sem comentários: