terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Polvo estragado

Fernando parece estar cada vez mais próximo da saída. Depois de ter dito que considerava esta «a altura ideal» para deixar o FC Porto, na sequência dos quatro troféus conquistados esta temporada, o brasileiro, seguido por Juventus e Internazionale, tem agora mais um interessado endinheirado: o Olympique Lyon.

In: zerozero (28/05/2011)

Confesso que sempre fui um admirador das qualidades futebolísticas de Fernando o Polvo (como é conhecido no Mundo do Futebol), e sempre tive este Jogador como dos Melhores, senão o Melhor, do Mundo no que á posição de Médio mais defensivo diz respeito (ou Pivô se assim o preferirem). Fernando é um Jogador que quando quer sabe posicionar-se muito bem em campo e tal como um eucalipto consegue secar por completo qualquer iniciativa de ataque que o adversário possa inventar.

Não querendo entrar na crise de memória selectiva, ou curta, que parece ter invadido muito boa gente pois o Jogador em questão sempre jogou bem em qualquer sistema táctico e nunca me apercebi que o Fernando se tivesse dado mal com o sistema de jogo de AVB, eu quero também afirmar que já estou farto de ver o Polvo a fazer disparates. Desde que se lesionou em Coimbra, num jogo que foi disputado na Piscina Olímpica do Município, que o Brasileiro não voltou mais a ser quem era.

Não sei se tal se deveu á normal e habitual subida de forma de Guarín (não esquecer que o Colombiano em meados de Dezembro aparece sempre em grande forma), se foi por alguma coisa que o Empresário de Fernando lhe tenha feito chegar ou se a Direcção Portista fez alguma promessa de transferência ao Jogador, mas se o Polvo não voltou mais a ser mesmo é uma realidade incontornável. E quem tem sofrido com isto é a equipa pois foram variadíssimas a vezes em que a asneira de Fernando quase fez perigar uma vitória para o Campeonato, Liga Europa ou Taça.

No jogo particular ante o Olympique Lyon que o FC Porto perdeu por 2 bolas a 1, Fernando entrou na 2ª parte e voltou a fazer asneira e a prejudicar de tal maneira a Equipa que esta perdeu uma partida onde até jogou bem.

Penso que manter no Plantel um Jogador deste calibre mas contrariado é perigoso e poderá traduzir-se em divisões no Balneário. E para piorar este cenário eu tenho sérias dúvidas de que a actual Equipa Técnica consiga impor a Ordem no Balneário e que consiga meter algum juízo e profissionalismo na cabeça do Polvo. Pode estar ali uma bomba relógio que arrbentando vai levar muito boa gente com ela.

Questiono-me então onde anda a tal astúcia negocial do Presidente Portista. Este sempre disse que um Jogador não fica contrariado no Dragão , então porque razão ainda não “despachou” o Fernando que está mais do que contrariado no Clube? Estará á espera de que o Jogador faça ainda mais asneiras que custem caro á equipa para que o valor do seu passe desvalorize ainda mais? Ou será que está á espera que André Villas-Boas dê uma de Mourinho e o venha buscar só para ajudar o Futebol Clube do Porto a livrar-se de mercadoria perigosa?

Sem comentários: