quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Porto Canal VS FC Porto Canal

Segui com alguma atenção e interesse a entrevista que Pinto da Costa deu no programa “Somos Porto” do Porto Canal. Entre a lengalenga do costume sobre o Hulk & Companhia e as ridículas achegas ao Benfica, ouvi da boca deste Sr. que o Porto Canal nunca será um Futebol Clube do Porto Canal, porque, segundo este, o Porto Canal deverá ser sempre um Canal que dê voz a uma Região e Cidade esquecidas e engolidas pelo chamado complexo Centralista. Acrescentou ainda Pinto da Costa que um Canal de Clubes não oferece nenhum conteúdo de interesse geral e de nada serve para aumentar o prestígio de um Clube.

Confesso que estou 100% de acordo com o Presidente Portista, pois já há muito que venho a afirmar que um canal televisivo dedicado somente a um Clube não serve para absolutamente nada senão para dar voz a um conjunto de parolos que se servem deste meio de comunicação para mostrarem ao Mundo a sua estupidez como já se assistiu por diversas vezes na tal Benfica TV por exemplo.

Mas noto com alguma tristeza e desapontamento que a Blogosfera Azul e Branca não está a dar praticamente nenhuma importância a este aspecto da conversa de PC com os Jornalistas e convidados do dito programa. Estou em crer que muita gente estava á espera que os Dirigentes Portistas dessem o mesmo tiro no pé que deram os Dirigentes Encarnados e criassem mesmo um FC Porto Canal. Creio que o pensamento mesquinho e redutor desta gente voltou a fazer das suas, pois parece que tais personagens só estão bem quando se rouba algo ao Benfica ou quando se o imita seja no que for. Trata-se de um Pensamento rasca e que já não faz o mínimo de sentido no actual Futebol Clube do Porto que é somente o Clube Português com mais Títulos Nacionais e Internacionais conquistados.

Tal como afirmou Pinto da Costa, o Porto Canal deve existir para dar voz a um Norte que foi perdendo a sua força em detrimento de um Centralismo doentio que estacionou na Capital Lisboeta. O Porto Canal deverá ser, juntamente com o resistente Jornal de Notícias, a forma que uma Região tem de se fazer ouvir numa altura em que Empresários ditos do Norte resolveram escoar os seus investimentos para a Capital tal como fez Belmiro de Azevedo, por exemplo.

Querer que a voz do Norte de Portugal se resuma somente a um Clube de nome Futebol Clube do Porto não é só ser-se redutor como também é ser-se mesquinho e colaborar neste amordaçar da Voz do Norte de Portugal. Querer um FC Porto Canal no lugar de um Porto Canal é o mesmo que alinhar numa Regionalização com o actual panorama político que é coabitado por exploradores e oportunistas que se servem de todos nós para enriquecer.

Por isto meus caros amigos e amigas Portistas, não queiramos calar um dos poucos meios que o Norte tem de se fazer ouvir. Não queiramos que o Porto Canal se transforme numa espécie de esgoto aberto tal como uma tal de Benfica TV. Porto Canal sim. Futebol Clube do Porto Canal nunca jamais.

8 comentários:

Dragão dos Diabos disse...

CONCORDO A 1000000%

Sempre defendi que era assim que deveria e felizmente vamos no rumo certo.

Cmpts,

http://odiabodeazul.blogspot.com/

zeportista disse...

Bom Dia
Não só estou absolutamente de acordo como tenho a certeza que o Porto Canal vai ser finalmente "o" elemento impulsionador para a famosa Regionalização. Assim o queiram os Nortenhos ( mas muitos têm que esquecer o futebol...grande busilis )!
Abraço
zé portista

Pedro Silva disse...

@ Dragão Dos Diabos

Eu sei perfeitamente disto.

Aliás eu tenho a certeza de que tu fazes parte de um grupo muito restrito de Portistas que não é "ceguinho" e que usa a cabeça para pensar.

@ Zé Portista

( mas muitos têm que esquecer o futebol...grande busilis )!

O meu caro tem toda a razão porque o Norte de Portugal não é só o FC Porto, mas sim o SC Braga, VSC Guimarães, GD Chaves, Gil Vicente entre outros.

Contudo eu tenho muitas dúvidas que tal projecto seja possível nos tempos mais próximos...

Somos um Povo muito sereno e pouco habituado á mudança.

Cumprimentos aos dois.

Anónimo disse...

Mais um Excelente texto
Incondicionalmente de acordo.

E ...o Norte começa aqui, mais nada!

Continuação do excelente trabalho:
En Passant!

Duarte disse...

The Blue One, não concordo com este seu post. Sei que se calhar já vou tarde, mas não podia deixar de o comentar pois tenho mantido uma opinião activa noutros blogs sobre esta matéria.

O FC Porto é um clube sediado na cidade do Porto (de onde eu próprio sou natural), mas é um clube universal. Sendo nós um clube de expressão internacional, não me cabe na cabeça que se faça a apologia de outra coisa que não seja o FCP.

Se eu fosse um portista do sul, do centro, das ilhas, ou dos PALOP, não me interessaria muito por uma publicidade a coisas do âmbito de uma região onde não habito. É tão simples como isto. O que pensará da maior parte dos conteúdos do Porto Canal, um sócio do Alentejo ou do Algarve? Rever-se-á ele nisto? Se eu estivesse no seu lugar, não me revia de certeza.

Em suma, gostava que o nosso canal se fosse aquilo que são os canais desportivos de tantos outros clubes espalhados pelo mundo. Outro caminho que não esse, fará com que fiquemos novamente para trás ao nível do marketing e comunicação, comparativamente a outros clubes europeus e até nacionais. Sim, o clube do regime tem um canal com espaços execráveis e repugnantes, mas esse mesmo canal também tem aspectos muito positivos e fundamentais para a divulgação da marca da instituição.

Pedro Silva disse...

@ En Passant

Obrigado pelo seu comentário. Espero que consigo esteja tudo bem.

@ Duarte

Entendo a sua posição e acredite que para mim até faz muita lógica o que escreve.

Só que as opiniões valem o que valem e o que nos vale é que estas são diversificadas.

Naturalmente que quando eu falo do Porto Canal como um impulsor da Regionalização não me estou a referir a um castelo fechado em si mesmo e isolado do resto do País.

Muito pelo contrário! O Porto Canal deve servir para mostrar a quem não mora na Região Norte o que de bom tem uma Região e o que as outras podem fazer para verem o seu espaço devidamente reconhecido.

Nada tenho contra a Capital Lisboeta nem contra os seus habitantes. Estou é contra aquela ideia de que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. E se reparar esta ideia tem ganho muita força nos últimos anos...

"Em suma, gostava que o nosso canal se fosse aquilo que são os canais desportivos de tantos outros clubes espalhados pelo mundo."

Se o meu caro amigo der uma vista de olhos aos Canais do Chelsea, Fiorentina, Real Madrid, Barcelona, etc, vai verificar que são canais ocos no que ao seu conteúdo diz respeito.

A sua Grelha de programação consiste na sistemática bajulação do Clube, na repetição vezes sem conta de jogos que o clube realizou e muitas vezes servem como arma de arremesso para atacar os rivais.

O mesmo digo da SPORTV que é cara e o seu conteúdo é uma autêntica miséria.

Na minha opinião, que vale o que vale, não creio que um canal FC Porto servisse para melhorar o Marketing do FC Porto.

O que melhora o Marketing do Real Madrid, Barcelona, Man. United e outros não são os seus canais.

O que lhes dá muito dinheiro com a venda de produtos e camisolas são os jogos que estes vão realizar á Ásia.

O FC Porfio quer aumentar o seu Marketing? Então que comece a fazer digressões pelos PALOPs e outros Continentes.

O grande senão é que com isto se vai descurar a vertente física em detrimento da vertente financeira.

Cumprimentos a todos.

Antonio Almeida Felizes disse...

Caro The Blue One,

Dada a temática abordada, tomei a liberdade de publicar este seu "post", com o respectivo link, no
.
Regionalização

Cumprimentos

Anónimo disse...

só é pena as transmições estarem sempre a falharem! haja paciencia..