sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Vale mesmo a pena

Alguns supra sumos do Futebol Português afirmam que a formação de Jogadores morreu e que o futuro dos Clubes passa por apostar em força na contratação de Sul-americanos mesmo que sejam de qualidade duvidosa ou que tenham de enfrentar largos períodos de adaptação. Naturalmente que esta política está mais do que errada e alimenta o chamado mercado paralelo.

Para provar que tal ideia de que o que vêm de fora é que é bom está completamente errada, temos a Selecção Portuguesa de Sub. 20 que no Mundial da categoria que se realiza na Colômbia está a ter um excelente trajecto até ao momento. $ jogos realizados, nenhum golo sofrido, 1º lugar na Fase de Grupos e presença garantida nos Quartos de Final do Mundial mostram bem que afinal a formação Portuguesa não está morta e que é manifestamente errado apostar somente no Jogador Estrangeiro.

Nélson Oliveira, Sérgio Oliveira, Caetano, Roderick Miranda entre outros são alguns dos bons Jogadores dos Escalões de Formação do FC Porto, SL Benfica e Sporting CP que mereciam que os seus Clubes os tratassem com mais respeito e lhes dessem mais oportunidades de vestir as suas camisolas. Portugal até pode levar uma enorme tareia da Argentina no próximo Sábado, mas para uma Selecção cujos “Drs. do Futebol” e Dirigentes afirmam que não tem Jogadores para fazer boa figura num Mundial, esta já foi muito longe e até pode ir ainda mais longe.

Naturalmente que eu não estou a defender uma espécie de “sportinguização” dos Planteis dos 3 grandes, até porque muitos destes Atletas que estão a representar Portugal na Colômbia vão-se perder como é natural, mas se existe ali matéria-prima de boa qualidade, para quê investir em Jogadores estrangeiros caros e de qualidade duvidosa? Para quê apostar em 20 e poucos estrangeiros quando as Camadas Jovens existem Jogadores que até poderão ser melhores do que a “estrangeirada”? Será que a Comissão manda mais do que a razão?

Para terminar queria deixar uma palavra final para os Comentadores da RTP que acompanharam o Portugal x Guatemala. Hélder Conduto e António Tadeia são um verdadeiro mimo de se aturar, pois para além de não perceberem nada de Futebol Jovem, passam o jogo todo a desvalorizar o que os Jogadores de Portugal fazem em campo. Falam como se Rui Costa, Figo, Peixe, Hélio e outros Campeões do Mundo de Sub 20 na altura também não errassem passes e jogassem para trás e para os lados. Por acaso na madrugada de Quarta para Quinta eu estive a ver em directo o confronto entre a super favorita Espanha e a Coreia do Sul, e o que vi foi exactamente o mesmo tipo de jogo sendo que a Espanha era Portugal e a Coreia do Sul a Guatemala…

Mas o mais engraçado era quando se referiam á Selecção da Argentina. Argentina esta que venceu o seu jogo dos Oitavos por 2 a 1, sendo que estes dois golos foram de grande penalidade. Realmente está ali uma máquina de futebol… Não tirem estes dois figurantes da televisão que todos nós pagamos que não é preciso.

Sem comentários: