quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Algumas Notas

Com tanto para dizer e tão pouco tempo e espaço para dar corpo a todas as minhas ideias, eis que optei por deixar aqui um pequeno conjunto de notas onde resumo as minhas opiniões sobre a actualidade do nosso Futebol Clube do Porto:
  
1 – Steven Defour. O jovem Belga Defour é a razão pela qual eu prefiro mil vezes que os Dragões gastem 6 milhões de euros num modesto Jogador e que já está habituado ao Futebol Europeu do que gastar 13 Milhões numa super vedeta sul-americana que terá pela frente um período de adaptação que pode correr bem ou mal. Defour (que chegou a afirmar que os Dragões pagaram dinheiro a mais pelo seu passe) entrou muito bem no onze Portista pondo de lado jogadores com mais estatuto como é o caso de Guarín por exemplo. Poderá estar ali um sucessor de João Moutinho uma vez que é mais do que certo que o Português mais cedo ou mais tarde vá deixar o Dragão.

2 – Vítor Pereira. Dei sempre o benefício da dúvida ao actual Treinador do FC Porto. Ao contrário de André Villas-Boas, em quem eu sempre confiei desde o princípio de que iria escrever uma página de ouro no Clube Azul e Branco, Vítor Pereira não me dava a mesma base de confiança e estava expectante quanto ao trabalho que o antigo Adjunto iria fazer no FC Porto. Aos poucos o Treinador Vítor Pereira tem ganho a minha confiança A forma como preparou a Equipa para defrontar o sempre beneficiado pelas arbitragens Barcelona, as observações dos adversários que Vítor Pereira vai fazendo, o jogo de posse de bola que está a tentar implementar na equipa e o respeito que está a conseguir impor no balneário são alguns dos factores que me fazem sentir mais seguro e confiante neste Treinador. O único senão tem a ver com as respostas às arbitragens e às provocações rasteiras do Treinador do SL Benfica. As respostas a este tipo de coisas devem ser dadas no campo e não nas Conferências de Imprensa.

3 – SL Benfica. Não vou chamar para aqui o nome do rival para dizer mal deste ou para dar força á fogueira anti seja o que for. Simplesmente não acho bem que o Treinador Portista venha a público afirmar que não tem tempo para ver jogos do Clube da Luz. Uma coisa é fazer de conta que do outro lado apenas existe o ar quando o Treinador e demais comandita dos Encarnados começa com as suas palhaçadas do costume sobre as arbitragens, escutas, mau perder, etc., outra bem diferente é quando olhamos para o Benfica no campo desportivo. A sobranceria nunca foi boa conselheira e se há coisa que o actual Benfica está é mais forte e como tal só faz bem ao Treinador do FC Porto mostrar algum respeito por um adversário que vai defrontar em breve. Na Temporada do Benfica Campeão Nacional o Futebol Clube do Porto seguiu este caminho da mania da superioridade e acabou em 3º lugar. Por isto vamos a manter a humildade e a necessidade extrema de trabalhar.

4 – Grupo G da Liga dos Campeões. Tal como eu já aqui havia escrito, este Grupo do FC Porto é sem sombra de dúvida dos mais complicados. Os Dragões tiveram de dar o litro para levarem de vencida uma formação Ucraniana que deu água pela barba. Ao mínimo erro lá esteve o avançado do FC Shakhtar Donetsk para marcar o golo e obrigar os Portistas a trabalho redobrado. O FC Porto venceu e convenceu, mas não se pode cair na tentação de achar o adversário mais acessível só porque o seu nome não consta na lista dos melhores da Europa… Que o diga o Futbolny Klub Zenit Sankt-Peterburg de Bruno Alves que sofreu uma humilhante derrota no Chipre ante o modesto Athlitikos Podosferikos Omilos Ellinon Lefkosias (APOEL Nicosia).

8 comentários:

Anónimo disse...

Blue One o treinador do F.C.Porto disse que não teve tempo para ver com ATENÇÃO O 5lb !
O meu treinador Vitor Pereira NÃO disse ,que Não via !!!!!

Não vamos fazer caso onde ele não existe ,o que ele realmente deveria ter dito é que NÃO VIA MESMO,e ainda dizer ESSE JOGO AINDA ESTÁ LONGE!

O F.C.Porto pensa jogo ao jogo , e pelo que sei existe um departamento que vê os jogos do adversário,que depois são analisados!

Um abraço ...
ps:como sempre respeito o teu ponto de vista!

Pedro Silva disse...

Caro Anónimo a sua intervenção veio reforçar o que escrevi sobre não dar a mínima importância ao que o Benfica diz e escreve nas Conferências de Imprensa.

Vítor Pereira até pode ter dito "que não teve tempo para ver com ATENÇÃO O 5lb !", mas não foi esta a ideia que a Comunicação Social passou.

O Treinador dos Dragões tem vindo a melhorar nas suas intervenções públicas, mas tem ainda de ter muito cuidado com as rasteiras que o SLB e companhia vão montando.

E o jogo com o Benfica não está assim tão distante... Este Domingo o FC Porto visita o Estádio emprestado do CD Feirense e na Sexta (23 de Setembro salvo erro) recebe o SL Benfica. Portanto o jogo com os rivais da Luz não está assim tão distante.

Um abraço.

Anónimo disse...

Blue One o que a comunicação social, passou ou o que tenta passar,a mim pouco me importa, :-)nem ligo ao que se escreve!


Eu ouvi e li foi o seguinte, que não viu com atenção ,por isso se entende que o treinador Portista ,tinha visto!

Volto a referir que não vamos ,nós Portistas, fazer caso onde não existe!

O que a mer*** dos jornais e não só quer,é guerra e se nós vamos dar relevo a isso ,acho mal,aliás muito mal!
Daqui até ao dia 23 ainda falta muito,nem sabemos quem vai estar em condições ,para jogar de parte a parte...pode existir castigos,lesões etc

Pensar jogo a jogo ,como o F.C.Porto muito bem faz!!!!!
Abraço

Pedro Silva disse...

Anónimo se calhar fui eu que não me fiz entender, mas o que reprovo essencialmente é o facto de Vítor Pereira ter dado importância a uma treta a que não deveria ter ligado.

Eu também não gosto da nossa Comunicação Social Desportiva, mas ela anda ai e se o Treinador do FC Porto lhes der lenha para a fogueira estes aproveitam.

Na minha opinião Vítor Pereira não deveria ter dito o que disse porque lhe ficou mal.

Não estou a fazer caso disto, mas somente a dar uma opinião. Espero que pelo facto de VP ser o Treinador do FC Porto eu tenha agora de achar que este faz tudo bem.

Naturalmente que primeiro está o CD Feirense, mas eu não me acredito que os Dragões já não estejam a pensar no jogo do dia 23 de Setembro. Afinal estamos a falar de um Clássico e que acontecer neste jogo pode definir muito o desfecho final da Liga Portuguesa.

È a minha opinião e acredito que até faça muito sentido. Tal como a sua como é óbvio.

Um abraço.

Sérgio de Oliveira disse...

Boas Notas !

Pedro Silva disse...

Obrigado AZUL DRAGÂO.

Isto vindo de um tão antigo e distinto Blogger da Blogosfera Portista é motivo de enorme satisfação para mim e para o resto do pessoal do Mística.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Já conheço o teu blogue desde à uns tempos e nem sempre estou de acordo com o que é escrito ,mas respeito a tua opinião,como sempre fiz e faço ,apesar de escrever como anónimo!


MAS O MAIS Importante é na hora de apoiar, estarmos lá ,criticas vai/vão existir sempre...até nas pequenas coisas ,não é uma verdade?!

Abraço com bom/otimo/exelente fim de semana !

ps:mas sempre vou respeitar o teu ponto de vista sem stress e fanátismo ...além que amo demais o F.C.Porto.

Pedro Silva disse...

(...) "e nem sempre estou de acordo com o que é escrito ,mas respeito a tua opinião, como sempre fiz e faço" (...)

Anónimo, eu criei este espaço com a clara intenção de expor o que penso e de saber o que acham as outras pessoas sobre as minhas ideias. È isto que os meus colegas e amigos do Mística também procuram.

Como qualquer Ser Humano, tenho momentos bons e outros maus. Daí que às vezes escreva textos bons e outras vezes escreva textos que não agradam a todos.

Agora o que para mim tem muita importância (e que poderia levar ao levantamento da Moderação de comentários) é aquilo que o meu caro escreveu: discordo mas respeito a opinião contrária.

Isto nos dias que correm é de se louvar.

È para isto que o "A Mística Azul e Branca" existe. Todos podemos dar a nossa opinião e debate-las educadamente com os outros.

E é como diz, podemos ter opiniões diferentes sobre o Dia-a-dia do nosso Clube, mas na hora de o apoiar lá estamos todos presentes no Dragão ou em qualquer outro lugar quer faça chuva ou faça sol.

Afinal de contas não somos uns Adeptos quaisquer. Somos Portistas e sentimos o nosso FC Porto de uma maneira que mais ninguém no Mundo sabe sentir.

Daí o nosso sentido crítico. Sempre a pensar no bem do Dragão.

Da minha parte e do resto da equipa ficam os agradecimentos por ser o Anónimo que é.

Um grande abraço e um bem-haja para si e para o nosso FC Porto que tem o prazer de o ter como Adepto.