domingo, 9 de outubro de 2011

Idiotices, palermices e outras coisas tais

Confesso que por vezes fico aparvalhado com a coragem com que algumas pessoas comentam as situações do nosso Desporto Rei. O pior de tudo é que tal coragem surge sempre quando o autor(a) se pode esconder atrás de um Nick ou até mesmo de do Anónimo. E isto vem a respeito do quê?

Qualquer pessoa com algum bom senso e dois dedos de testa percebeu nitidamente que Danny preferiu faltar aos dois importantes compromissos da Selecção Nacional de Futebol (Islândia no Estádio do Dragão e Dinamarca no Parken Stadium) que decidem o apuramento para um EURO 2012 (onde o tal Venezuelano naturalizado Português vai querer marcar presença mesmo se tiver de fazer uma pequena cirurgia) em detrimento da sua entidade patronal, pois pelos vistos é mais importante o próximo jogo do Campeonato Russo do que o de Portugal. 

Mas existem pessoas que não tem bom senso e no que diz respeito á inteligência não conseguem superar o QI de um mosquito. Não é que afirmam em tudo quanto é página dedicada ao Desporto que Danny faltou aos jogos de Portugal porque marcou um golo ao FC Porto no último jogo da Liga dos Campeões?

Ridículo e caricato, mas acima de tudo são pessoas cuja memória é selectiva e muito, mas muito curta. Não nego que por vezes no Estádio do Dragão surja um grupo de gente mesquinha e odiosa que está desejosa de provocar desacatos quando o adversário é o SL Benfica ou o Sporting CP, mas daí até isto:

Adepto do Benfica agride árbitro Pedro Proença (o àrbitro estava a almoçar no Centro Comercial Colombo)

Adeptos do Sporting provocam desacatos (passou-se num jogo de FUTSAL contra o SL Benfica)

Jorge Jesus agrediu um jogador do Nacional da Madeira (tal aconteceu no estádio da Luz no final de um jogo da Liga Zon Sagres)

Vai uma enorme distância… Mau ambiente, cenas de desacatos e de pancadaria são algo que faz parte do universo Benfiquista e um pouco do Sportinguista. E quem tem estas mesmas cenas em comum? Simples; acontecem quer o adversário seja um rival ou quer seja um qualquer outro Clube do Campeonato Nacional ou Europeu de Futebol e em qualquer lugar e hora.

Agora digam-me como é que esta gente pode dizer com tanta convicção o Danny faltou a estes 2 jogos da Selecção porque á sua espera estava um suposto mau ambiente no Dragão, quando (como nós podemos ver nestes 3 exemplos que aqui expus) se sabe que violência gratuita e maus tratos é lá para os lados de Alvalade e Luz…

Um aparte, Pinto da Costa veio para a Comunicação Social afirmar que "O FC Porto está bem, para alegria nossa e tristeza de muitos".

O problema é que o Presidente Portista pensa que no FC Porto os Adeptos são todos “tapadinhos” e tenta desta forma “tapar o sol com a peneira". As coisas no Reino do Dragão não estão bem e o que foi preciso acontecer para que em Coimbra a equipa voltasse a jogar como deve ser sem garantias de que volte a repetir tal exibição, mas pelos vistos isto Pinto da Costa não viu ou não quis ver.

Às vezes o Presidente dos Azuis e Brancos bem que poderia estar calado e quieto, pois já muitas vezes se pós em bicos de pés e depois deu um enorme trambolhão e quem sofre com isto somos nós simples Adeptos.

4 comentários:

JOSE LIMA disse...

É mesmo isso caro The Blue One. Os nossos amigos Portistas só gostam de ganhar… ganhar, não ligam nada do que se passa à volta das 4 linhas, o resto é paisagem.
Lembra-se, por exemplo, da crónica colocada aqui há dias: “O NOVO IDP”?
O assunto não pareceu interessar aos comentadores do Mística. Um amigo que lê as nossas crónicas ou artigos, nem sequer comenta. Diz ele: “Mas quem é que quer saber disso”?
Felizmente, digo eu, noutros lados ligam. Repare acerca do “novo” IDP
.
De certa forma os Governos assemelham-se às empresas que solicitam aos publicitários a invenção de nomes que motivem os clientes à aquisição dos produtos, mesmo que nada haja de científico na qualidade ou na designação dos mesmos. Se o facto se justifica em publicidade parece não justificar-se nos Governos, a menos que se trate de uma função mimética – se resulta na publicidade, resultará nos Governos – ou uma forma de marcar o território político, partidário ou ideológico, mas aí a história interpretará que o fundamental foi preterido, dado que as coisas sem sentido foram consideradas mais importantes do que o sentido de coisas simples a fazer.
Para uma visão panorâmica temos este filme (…) inclinado em que o organismo resvala porque no novo e actual governo esse órgão, pela sistema nanotecnológico, ficou reduzido a uma “Vice-Presidência para a Área do Desporto.” Não há direito desportivo que o salve.
.
Post de João Boaventura em http://desportoeconomia.blogspot.com/
.
Abraço

Pedro Silva disse...

@ Lima

Já há muito que eu dei conta da falta de espírito crítico e observador por parte dos Adeptos Portistas que frequentam a Blogosfera.

Se eu ou outro elemento deste Blog começar a escrever textos onde apele a uma de tal "guerra" norte/sul ou começar a chamar de "mansos" a quem não apoia esta guerra ou começar a apelidar o SL Benfica de "carneiros menstruados" acredite que o nº de comentários neste nosso espaço subia em flecha.

Mas como nós (elementos do Mística) gostamos de manter um certo nível e de ter capacidade para reflectir sobre certas coisas que sucedem no nosso Futebol/Sociedade, as pessoas optam por não comentar, pois como disse este seu amigo: "Que interessa isto?"

Acredite que não é por existir a Moderação de Comentários que temos poucos comentários. È mesmo porque o pessoal da blogosfera, na sua maioria, só busca o conflito e a bajulice a Pinto da Costa e sues pares. Nada mais.

Alias, nós não somos caso único. Faça um visita aos Blogs Portistas que não alinham no diapasão do insulto gratuito ou da critica a tudo que venha de Lisboa e do Benfica e vai ver que em termos de comentários ainda estão pior do que nós.

Faça como eu, escreva o que pensa e depois se alguém quiser comentar óptimo, se não o quiserem fazer paciência.

Grande abraço.

Penta disse...

@ The Blue One

« já há muito que eu dei conta da falta de espírito crítico e observador por parte dos Adeptos Portistas que frequentam a [bluegosfera] »

«olhe que não, olhe que não!» ;)
«acardite» que ainda há muito espírito crítico e sem necessidade de recorrer ao insulto gratuito - e não cito blogues, pois todos nós sabemos que eles existem e onde os conseguimos encontrar.

já sobre o (não) comentar, tal não significa nada mais do que isto: timidez. ;)
agora num registo mais (a) sério e escrevo por mim: as minhas visitas ao v/ estaminé são regulares, mas não costumo comentar pelo simples facto de que, na maioria dos casos, seria redundante. quando o faço, é num caso como este.

somos Porto!, car@go!

«este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

Miguel | Tomo II

Pedro Silva disse...

@ Miguel | Tomo II

Eu sei disto, mas penso que cada vez são menos os espaços Azuis e Brancos abertos á troca de ideias.

E aqueles que praticam o livre debate são alvo de ferozes críticas. Até dou um exemplo:

Reflexão Portista. È um Blog onde muitas vezes se põe o dedo na ferida de certas coisas que não estão bem no nosso Clube. Como tal é um Blog mal amado por certos sectores da nossa Blogosfera.

È muito por causa dos maldizentes e dos malcriados que existem na Rede Azul e Branca que eu fui obrigado a activar a sempre indesejável moderação de comentários.

Naturalmente que existem as excepções á regra (o seu Tomo II é um bom exemplo), mas são cada vez menos.

Grande abraço.