quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Adeus Liga dos Campeões. Olá Liga Europa.

Se a qualificação do FC Porto dependesse exclusivamente da atitude e da exibição dos Azuis e Brancos frente ao Zenit, o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões era mais que justo.

Desde o primeiro minuto que os Campeões Nacionais foram superiores aos Russos, que passaram grande parte do tempo dentro do seu meio-campo apenas a defender o 0 x 0, que lhes garantia, pela primeira vez na história, o apuramento para a fase a eliminar da Liga milionária.

À equipa de Vítor Pereira apenas faltou o golo, o tal golo que garantia a qualificação para os oitavos-de-final e, para mais, no primeiro lugar do grupo, pois no Chipre o Apoel foi derrotado pelo Shakhtar Donetsk.

No entanto, o FC Porto, que noutros jogos não mostrou a vontade de querer ganhar que mostrou esta noite, apenas se pode queixar da ineficácia dos seus atacantes. Oportunidades flagrantes não foram muitas, mas foram as suficientes para justificar uma vantagem sobre o Zenit, que acabou por não aparecer no Estádio do Dragão.

Pela primeira vez na temporada, Vítor Pereira apostou no mesmo 11 pela terceira vez consecutiva e desde cedo os Dragões mostraram empenho em marcar cedo. Djalma, um dos novos rostos do FC Porto mais recente, foi o primeiro a poder facturar, mas, após assistência de Moutinho não conseguiu bater Malafeev, que se mostrou intransponível.

A seguir ao internacional Angolano, Hulk teve uma oportunidade de cabeça, mas foi na segunda parte que surgiram as melhores situações, nomeadamente com James a jogar na posição atrás do ponta-de-lança Kléber, que entrou ao intervalo.

Os Portistas, sempre melhores que o Zenit, continuaram a pecar na finalização. Cada vez com menos tempo para marcar, Hulk, primeiro, tentou resolver o jogo sozinho, mas incapaz de o fazer voltou a jogar para em equipa e pertenceu a James a melhor oportunidade, mas Malafeev voltou a negar os festejos.

A dez minutos do final, as substituições dos dois Treinadores demonstraram o que se passava em campo. Vítor Pereira tirou Otamendi e fez entrar Belluschi, enquanto Spaletti colocou Bruno Alves em campo, tirando o avançado Lazovic.

Apesar do risco e da tremenda pressão exercida sobre o Zenit, o FC Porto não marcou e mostrou que justiça é algo que nem sempre existe no futebol. Assim, os Azuis e Brancos, aplaudidos no final do jogo, caíram para a Liga Europa, onde lhes resta defender o estatuto de vencedores da prova.

Melhor em Campo: João Moutinho

3 comentários:

Tiago de Sousa disse...

Boa noite.
Comentando o jogo do nosso Porto, acho que a 2ª parte foi mais conseguida que a 1ª .. estou triste e desiludido com esta campanha da Champions .. mas hoje realmente, faltou sorte á nossa equipa. Mas a verdade é que o FC Porto não fez o suficiente para passar á próxima fase,ñ por este jogo.. mas principalmente nos jogos contra o Apoel .. O minimo que se exige agora é venceram a Liga Europa e o Campeonato. Acho que com esta eliminação o FC Porto vai-se ver "obrigado" a vender alguns jogadores no mercado de Janeiro. Ouvi dizer hoje, na ida de Moutinho para Londres, o Chelsea dava M€'s mais o Bosingwa .. a ver vamos !!
Um Abraço para toda a familia Portista.

PS - Estou completamente de acordo com a análise feita pelo The Blue One

Pedro Silva disse...

@ Tiago de Sousa

Cuidado com isto das exigências... Lá exigir á nossa equipa que vença a Liga Portuguesa é uma coisa, mas no que diz respeito a vencer a Liga Europa é outra muito diferente.

Vencer a Liga Europa, apesar de esta ser uma Competição inferior em todos os aspes-tos, exige também alguma sorte e empenho.

Como tal vamos vivendo uma eliminatória de cada vez para não termos mais nenhum desgosto.

@ Esimest Korda

Isto das transferências de jogadores em Janeiro no FC Porto não é prática corrente.

Não creio que o Moutinho saia já. A acontecer tal coisa só deverá ser no Final da Temporada e por uma muito boa quantia de dinheiro.

Para já em Janeiro só irá suceder uma entrada: a do menino dos 17 Milhões que eu espero que não venha a ser um enorme barrete.

Cumprimentos aos dois.

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

É frustrante este afastamento prematuro da LC, ainda por cima num jogo em que quase tudo fizemos para merecermos a vitória. Faltaram os golos para ser um jogo perfeito.

Gostei no geral do empenho de todos, jogadores e público.

Só não gostei da ineficácia, na hora do remate.

Enfim, resta-nos a Liga Europa.

Temos de continuar com este espírito e esta dádiva ao jogo. Se tal acontecer estaremos mais perto do nosso grande objectivo que é vencer a Liga Zon Sagres.

Um abraço