terça-feira, 31 de janeiro de 2012

¡Visca Barça!: A Lenda

Lendárias são na História certas equipas de futebol. Clubes que, numa determinada era do futebol, pela qualidade do seu jogo, se tornaram marcantes para quem o desporto-rei ama. Dando só exemplos europeus, podemo-nos referir ao Madrid da segunda metade dos anos 50. Ao Ajax dos anos 70, onde Cruyff despontava. Ao Liverpool que arranca em 1975 para o domínio na Europa e morre na tragédia de Heysel dez anos depois. Em suma, clubes que do esquecimento se libertaram. Equipas que se tornaram uma lenda.

Por vezes, com os truculentos anos 90, dominados na Europa pela ideia de um futebol defensivo, mais racional, por equipas italianas e italianizadas, a esperança no surgimento de uma nova lenda no futebol – com um bom e belo futebol - parecia ter sido perdida. Até que, em meados da década passada, começa a despontar uma nova equipa. Um clube, é certo, bem conhecido e já com aura lendária. Mas a aura materializou-se. E hoje o FC Barcelona, oficialmente o Campeão espanhol, Europeu e Mundial, é uma equipa que joga um futebol único.

De início, ao assistir-se a um jogo do FC Barcelona, parece que vemos um futebol simples. Baseado no passe, parece um “meinho” entre amigos. Algo fácil. Quase de uma equipa de amadores mais preocupada em saber passar bem do que em buscar um resultado. Mas, aos poucos, espectadores e, claro, adversários, percebem que este futebol é quase mágico e próprio de uma condição que só de décadas em décadas aparece. É por isso um futebol quase anacrónico, sem tempo, e no entanto é a essência e origem do Futebol. É um autêntico carrossel de simplicidade que esmaga o adversário. Que sabe como colectivo” jogar à bola” de um modo quase perfeito.

Assim, o futebol jogado pelo Barcelona é uma luz nova no futebol europeu. Ao mesmo tempo que algumas equipas históricas decaem da sua luz passada para as trevas da mesquinhez e da raiva, tornando-se aos poucos isoladas da realidade e do amor de quem gosta de futebol, o FC Barça actual cimenta a sua condição histórica e faz acontecimento. Mas o que significa um acontecimento no futebol? É quando, na nossa perspectiva actual, acontece uma “anomalia”, algo que escapa àquela que parece a evolução natural de um determinado momento. Há um antes e um depois no Acontecimento. Uma mudança de paradigma. É aí que se forma a lenda: o que há de novo, aliado a uma temporalidade concreta, que retira todas as dúvidas sobre o seu valor.

Atentemos em alguns factos concretos. Os blaugranas ganharam, nos últimos seis anos, três Ligas dos Campeões (sendo as duas últimas ganhas num estilo muito mais cristalino do que na de 2006, ainda orientados por Rijkaard). Tornaram-se um carrasco permanente do seu directo rival de Madrid.

Encantam com o seu futebol o planeta aliado a uma insaciável sede de vencer. Esta equipa excepcional constitui-se de jogadores também eles excepcionais. E o Barcelona não só os tem como os fabricou, criando assim uma das mais profícuas escolas de futebol do mundo. Messi, Xavi, Iniesta, Fabregas (regressado a casa só este ano, mas jogando como se nunca tivesse saído), Piqué, Puyol e o próprio treinador Guardiola – dois elementos mais velhos – são o resultado, entre outros, de um trabalho de paciência que deu os seus frutos. E que faz os mais cépticos adeptos voltarem a acreditar na magia do futebol.

Muitas vezes foram os pais e os avós da minha geração que nos contaram sobre anteriores lendas do futebol europeu. Houve mesmo um familiar próximo do autor deste texto que foi propositadamente do Porto a Lisboa ver o Ajax de Cruyff jogar nos anos 70. Agora seremos nós que contaremos aos nossos filhos e netos que vimos o FC Barcelona de Messi jogar. A mais recente lenda do futebol europeu.

9 comentários:

Ricardo Costa disse...

Como assim...?6 ligas dos campeões nas últimas 6 edições!!???O Barça nem tem 6 champions ganhas.Ganhou 4 apenas.Muito mais lendário o Real Madrid de Di Stefano.Puskas,Santamaria e companhia que ganhou esse sim 5 taças dos campeões europeus seguidas.Seguidas,repito.
.
Sobre esse estilo de jogo. É do teu gosto.
Admito que este Barça é o mais forte da história,mas por exemplo, se pudesse escolher ver um jogo de qualquer equipa do Barça,preferia ver jogar o Barça do Robson que nem campeão foi mas fez um dos maiores jogos que já vi desde que vejo futebol,um fantástico jogo com o Atlético de Madrid cheio de reviravoltas no marcador.
Barça de Ronaldo Fenomeno,de Stoichkov,Figo,Baía,Couto, De la Peña.Uma equipa mais entusiasmante.
.
O Barça tem a equipa mais dominadora que vi jogar,mas sinceramente o estilo tão enaltecido acho-o aborrecido.Se fosse basquet,o Barça fartava-se de fazer faltas por passar tanto tempo com a bola em sua posse sem atacar.
.
O jogo do Barça é um monólogo.Só uma equipa tem a bola e fazem algo que seria impensável num clube com outra filosofia...Trocar a bola até à exaustão,se necessário trocar entre a defesa e fazer passes para o lado e para trás.Em Madrid mais de 3 ou 4 passes feitos para os lados e para trás,daria logo assobiadela...O mesmo no campeonato inglês.
.
Um jogo que ganha a sua arte quando a bola chega ao Messi e ele arranca o jogo da monotonia.Tirando isso, o que admiro mais no Barça é até a forma como defende.
.
Sobre equipas lendárias dos anos 90,esqueces-te do Milan de Capello.Milan dos holandeses que não era defensivo,bem pelo cntrário...O Milan que deu uma abada de 4-0 ao mítico Dream Team que era a equipa mais forte do Barça até ao Pep Team.
.
Não troco um jogo da liga inglesa para ver um Barça x Osasuna ou um Barça x Mallorca...É uma seca para quem assiste.É uma equipa a passar a bola o jogo todo,nem que seja para o lado e para trás.
Isso ser bonito depende da perspectiva.Eu acho muitas vezes entediante.
.
Isso não quer dizer que não reconheça a enorme qualidade de jogadores como Messi,Xavi e Iniesta,mas essa não é a única forma de jogar futebol e de vencer.
.
Prova disso são os 7 pontos de diferença para o Real Madrid que é uma equipa que joga de uma forma muito mais directa e com os olhos postos na baliza e que tem o melhor ataque da Liga Espanhola e ainda tem o melhor marcador.Outro que direi aos meus netos que vi jogar...CR7.
.
abraço.

pedroto disse...

as 5 taças do regime espanhol foram compradas pelo ditador Franco. Para mim valem ZERO!

Ricardo Costa disse...

O ditador Franco não ligava a futebol.Nem era ele que fazia os golos do Di Stefano ou do Puskas ou era um dos melhores centrais da história como o Santamaria...
.
O Barça não vive numa ditadura e ganha champions como aquela com a arbitragem vergonhosa de Ovrebo que não marca 4 penaltis claros num jogo com o Chelsea...
.
Se encontrar uma champions ganha pelo Madrid dessa forma é só avisar...
.
O Real Madrid foi considerado o melhor clube do século...Que eu saiba isso vai mt para além da ditadura do Franco.
E a ditadura devia falhar mt,porque o Barça,o Bilbau e outros clubes de autonomias foram campeões durante a vigência do regime...Essa mania de comparar a stuação de Espanha a Portugal quando não tem nada a ver...
.
Quantas vezes foi o Porto campeão com Salazar?
.
E depois dessas,já nos anos 90 e depois,o Madrid ganhou mais 3 champions...Foram compradas também?

Ricardo Costa disse...

O Franco tinha tanta influência no futebol, que o Barça ganha 8 títulos espanhóis enquanto Franco esteve no poder.
O Atlético de Madrid ganhou 7.
O Atlético Bilbau ganhou 2.
O Sevilha ganhou o seu único titulo da história durante a vigência de Franco...
.
E na Europa,já que as taças dos campeões europeus tb eram compradas pelo Franco...tem que me explicr como é que o Barça chegou a uma final e perdeu-a para o Benfica.
Como é que até o Atlético de Madrid chegou a uma final...sua 1ª e única e até ganhou uma taça intercontinental.
.
Isto de mandar bocas a falar de campeonatos comprados depois dá nisto...vai-se a ver a realidade e ela desmente o simples preconceito.

um abraço.

pedroto disse...

franco desviou di stefano para o regime de madrid. Isto é só um exemplo. Os catalães eram perseguidos. Cale-se homem.

Ricardo Costa disse...

Informe-se melhor...Claramente não conhece a história...Aposto que incorre no erro de a comparar com a de Eusébio...Lá está a mania das comparações...
.
Di Stefano foi disputado pelo Barça e pelo Madrid,numa situação algo semelhante com a de Figo quando assinou por dois clubes italianos e dps foi suspenso de jogar em Itália durante dois anos e acabou no Barça.
.
A Real Federação Espanhola de futebol a propósito de Di Stefano para solucionar o problema, decidiu que Di Stefano cumpriria os 4 anos do seu contrato jogando metade no Barça metade no Real Madrid.2 anos em cada clube.
Veja lá,foi tão roubado que foi oferecido ao Barça...
O que fez o Barça?Teve a atitude arrogante de dizer que não queria partilhar e que o Di Stefano não era assim tão importante e que iriam desviar outro jogador melhor ao Real Madrid,de seu nome Kubala...
.
Pois já na época a a arrogância parecia ser uma característica do clube e deram-se mal com ela...Porquê? Di Stefano foi para Madrid,Kubala para Barcelona e esse tal jogador que o Barça não quis partilhar acabou por partir tudo em Madrid,ganhar 5 taças da europa seguidas e até hoje o Barça deve-se lamentar pelo dia que disseram que não queriam o Di Stefano por dois anos e que preferiam o Kubala...
.
Espero que não me volte mandar a calar,visto que isto é um blog moderado.

saudações.

Pedro Silva disse...

@ Duarte

Antes de mais deixa-me dar-te as boas vindas de novo ao Mística.

Espero que tenhas vindo para ficar entre nós durante muito tempo.

Quanto á tua Crónica, eu entendo a tua admiração pelo Barcelona e até a respeito, mas daí até apelidares os Catalães de Lenda vai uma enorme distância.

Se formos por este prima então a Selecção Espanhola que venceu o EURO na Suíça/Áustria e o Mundial de 2012 também é uma lenda. Puro exagero.

O que sucedeu foi que o FC Barcelona "fabricou" um conjunto de grandes Jogadores onde Messi despontou como o Melhor de todos.

São fases, momentos, épocas mas nunca uma lenda... Só para te dar um exemplo, uma Lenda foi o Futebol Total da Holanda de Cruyff que trouxe algo de inovador ao Futebol e que ainda hoje é utilizado e aprimorado por muitas equipas.

Este teu FC Barcelona tem um futebol tão lendário que atualmente já empana em tudo quanto é sítio e vai aos poucos sendo travado pelo Futebol do Real Madrid CF e outros.

Não faças de uma aposta certeira num lote de Grandes Jogadores uma equipa lendária que mudou o Futebol por completo.

Se o Futebol dos Catalães fosse mesmo um futebol lendário o Guadiola mudava a equipa toda e o estilo mantinha-se e tu sabes bem que isto não sucede.

Ainda estou para saber onde é que o FC Barcelona conquistou 6 Ligas dos Campeões. Só se for no Hóquei em Patins… Quando muito tem 4 Ligas dos Campeões e uma Taça das Taças.

Grande abraço.

Pedro Silva disse...

@ Ricardo Costa

Para te ser sincero isto dos Regimes e dos Clubes de Futebol interessa-me tanto como o Boxe a um Karateca.

Contudo já não é a primeira vez que o nosso amigo Pedroto nos surge com esta conversa do Regime.

Efetivamente as pessoas por vezes só vêm o que lhes interessa e não como as coisas são.

Já aqui afirmei que em todos os Regimes Ditatoriais os Clube de futebol foram sempre beneficiados de alguma forma pois os Regimes não tem interesse nenhum em que haja ondas de descontentamento.

Eu não sabia que o FC Barcelona tinha sido Campeão no tempo de Franco.

E não o sabia porque quem conta um conto acrescenta um ponto e foram acrescentados tantos pontos que a História Verdadeira perdeu-se no meio de tantos disparates.

E até acrescente mais, o Franco era tão amigo do Real Madrid CF que obrigou o Clube a mudar o símbolo e o seu nome. Vejam só que amigo foi este Franco que veio a marchar da Catalunha até á capital Madrid para derrubar uma Democracia impor uma Ditadura.

Enfim...

Grande abraço.

Ricardo Costa disse...

Eu também estou para ver onde é que o Barça ganhou 6 champions compradas ou não...É que o nosso amigo João Duarte afirma que o Barça ganhou 6 champions em 6 anos...Ora o Barça em toda a sua história,que eu saiba só ganhou 4 champions...e nunca foram seguidas.

abraço.