terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

¡Visca Barça!: Sob o signo da Vitória

Escrevo esta crónica culé com a alegria da Vitória que nos chega de Guimarães. Com esta derrota há tanto esperada pelas hostes do Porto, a Liga de futebol está relançada e o jogo de dia 2 de março passa a ser o jogo decisivo para o título. Em baixo de forma os vermelhos e com o Porto bom actualmente para consumo interno uma vitória na Luz pode ser esperada. Rezemos para Vítor Pereira não inventar à sua maneira! Entretanto na SIC Notícias o dirigente da Luz, mascarado de comentador, justifica a derrota com o cansaço da equipa. Ou seja, os jogadores do SLBenfica não deviam ter jogado hoje, mas sim ter ido até umas termas.

Passando à habitual crónica, o Barcelona também deu aos seus adeptos uma grande alegria nesta jornada da Liga Espanhola. Precisando de mostrar uma vitória folgada, o Barcelona comandado pelo melhor jogador do Mundo humilhou no Camp Nou o Valência. Foi um jogo extraordinário de Messi que assinou mais um “poker”. É evidente que o campeonato está quase perdido para o Madrid, mas o que esta goleada mostra é que, apesar dos arautos da desgraça, o Barcelona continua a ter força. E essa força mostra-se ainda mais virtuosa quando joga contra equipas de calibre.

O certo é que se o Madrid tem o campeonato na mão, para ganhar a Champions, a obsessão desde 2002, terá quase de certeza que mais cedo ou mais tarde reencontrar-se com o Barça. Isto, claro, se não houver uma surpresa russa pelo meio.

Jogou também na Champions o Barcelona nesta semana. Ganhou fora por 3-1 ao Leverkussen. Está assim a caminho dos quartos-de-final da defesa do título o Barcelona. A final desejada pelas casas de apostas e por todos os amantes do futebol é espanhola. Mas para a ela chegar tem que haver uma conjugação de probabilidades: nos sorteios dos quartos-de-final da Champions, onde tudo fica já decidido (cruzamento das meias-finais e final), é preciso muita sorte para que os dois clubes não emparelhem já nas próximas duas rondas da competição. Uma final da Champions entre este Barcelona seria incrível. Um hino ao futebol como diria o desaparecido Gabriel Alves.

Entretanto e para acabar de vez com a polémica da final da Copa do Rey, a final será em um destes dois palcos: Mestalla ou Calderón. Agora depende do acordo das duas equipas. Na próxima semana certamente já teremos notícias de qual o palco escolhido.

3 comentários:

Ricardo Costa disse...

Finalmente uma crónica sobre o Barcelona sem insultar o Real Madrid...Ainda assim não te preocupes tanto com o percurso do Madrid na Champions.Preocupa-te é com o Barça que este ano ou champions ou sopas...A não ser que "a melhor equipa do mundo" se contente com a copa do rey...
.
O facto de elogiares esta equipa do Barça e os seus jogadores,só estás a dar ainda mais mérito ao Real Madrid de Mourinho.
O melhor barça de todos os tempos,com o melhor jogador do Mundo,está ainda assim a 10 pontos de distância de um excelente Real Madrid mas que não é o melhor de todos os tempos...
.
E já que falas em obsessão...Melhor teres cuidado com elas...O último clube obcecado era o Barcelona há dois anos...Obcecado com a ideia de ganhar uma champions no Bernabeu (mais ou menos como estava agora para ganhar uma copa do rey lá...), e que acabou mal...Acabou a ser eliminado em casa contra o Inter de Mourinho e com uma lição de mau perder a fazer lembrar o Benfica...Com direito a rega e tudo...Assim que preocupa-te mais com o Barcelona,pq se achas que o Barça está bem,então o que dizer do Madrid que está a 10 pontos do Barça...O Madrid não tem medo de encontrar o Barça seja em que etapa for. Tem tanto medo como tem o Barça do Madrid.
.
Como adepto preferia não encontrar o Barça ou encontrar na final,até pq a duas mãos já tivemos uma má experiência com os árbitros e os golos fora contam a dobrar. Numa final a jogo único em campo neutro é melhor para o Madrid.
.
abraço.

Pedro Silva disse...

@ Duarte

Obrigado por este belo texto. Assim dá gosto debater sobre os assuntos do Barça que eu respeito apesar de este contar com pessoas de baixo nível na sua Direcção e de ter no seu plantel Jogadores que não sabem o que é ser Catalão.

Vamos então por pontos:

1) Sobre o Benfica apenas tenho a dizer que já estava á espera de tal cenário. Depois de ter visto o que vi na Rússia era uma questão de tempo até os gajos empanarem por cá.

Agora o FC Porto de VP tem uma oportunidade de ouro de passar para a liderança. Espero é que não seja como das outras vezes em que se amedrontou e jogou a pensar no pontinho;

2) Quanto ao jogo FC Barcelona x Valência, há que dizer que os Valencianos entraram muito bem na partida e chegaram mesmo a encostar o Barcelona às cordas. Marcaram um golo e depois tiveram dois grandes azares que obrigaram o Técnico do Valência a fazer 2 substituições ainda na primeira parte.

Tal teve influência directa no resultado final pois a partir daí o Valência nunca mais foi o mesmo. Neste aspecto os Culès tiveram muita sorte;

3) Messi esteve genial. Ainda hoje vi um texto de opinião no Jornal MARCA onde alguém dizia que a La Liga tem muita sorte por ter dois génios do Futebol: CR7 e Messi.

Contudo a meu ver há aqui algo que não falaste; uma coisa é o Messi com a "muleta" Iniesta/Xavi, outra bem pior é o Messi sozinho a ter que apagar os incêndios todos e ainda a ter de marcar golos;

4) Champions. Mais uma vez estás muito enganado e mostras que não conheces (ou não queres reconhecer) o trabalho de Mourinho. Já devias saber que o Técnico Português não alimenta euforias nem obsessões.

Isto das obsessões são os Adeptos (e a Imprensa Desportiva) que nem sequer seguem o Real Madrid CF com regularidade e que não tem a mesma proximidade que nós temos com Espanha que lançam esta treta da obsessão da 10ª.

Como diz e muito bem o Ricardo Costa, quem está obcecado pela Liga dos Campeões é o FC Barcelona senão acabará apenas com a Copa del Rey (o que é manifestamente pouco para uma equipa que se diz a "Maior de Sempre").

Gostava de saber a tua opinião sobre a pressão que os Jogadores estão a fazer sobre o Guardiola para que este renove o contrato e sobre o facto de a Direcção do Barcelona já estar a pensar em substitutos para o Pep.

Aquele abraço e continua com o bom trabalho ;-)

franco disse...

a obsessão do mou é rasgar camisolas e desejar mortes aos colegas.
é obcecado, mesquinho e vil.

e os 10 pts são um roubo arbitral. até a marca e o as publicaram essa contabilidade chamando-lhe " a outra liga". LOL.

Pois. Vão enfardar na champions. merdosos