segunda-feira, 5 de março de 2012

O Cantinho das Modalidades


Andebol

O FC Porto Vitalis encerrou no passado Sábado a primeira fase do Andebol 1 com uma vitória clara no terreno do Fafe, por 33 x 27. Os Dragões, que já tinham garantido o primeiro lugar, terminam com 62 pontos, mais sete do que o actual segundo classificado, o Águas Santas.

No encontro em Fafe, Pedro Spínola foi o melhor marcador, com nove golos.

Os Dragões, que apenas perderam pontos em dois encontros da primeira fase (derrotas na Luz, por 23-22, e em Alvalade, por 26-24), vão entrar na segunda fase com metade dos pontos, ou seja, 31. Águas Santas, Benfica, Sporting, Madeira SAD e ABC são as outras equipas apuradas, que se vão defrontar entre si, em casa e fora, para definir os seis primeiros lugares.

Basquetebol

O FC Porto Ferpinta venceu o Casino Ginásio, em Montemor-o-Velho, por uma diferença esclarecedora de 34 pontos (59 x 93), e manteve, ao final da 18ª Jornada da Liga, a primeira posição da fase regular. Num encontro que os Dragões resolveram ao terceiro período, com um parcial favorável de 9 x 28, Carlos Andrade acumulou a condição de melhor marcador com a de MVP.

A resistência do Ginásio, que atingiu o intervalo a perder apenas por dois pontos (39 x 41), desfez-se por completo na segunda parte, fase em que não pôde mais aguentar o claro ascendente dos Campeões Nacionais, que apresentaram uma versão defensiva mais rigorosa, ao ponto de apenas permitir 20 pontos ao adversário na soma do terceiro e quarto períodos.

Numa equipa em que 11 dos 12 jogadores utilizados pontuaram, Carlos Andrade distinguiu-se como o homem do jogo, ao somar 16 pontos e 6 ressaltos. Além do internacional português, três outros elementos do FC Porto Ferpinta atingiram uma pontuação de dois dígitos: Greg Stempin (15), Diogo Correia (13) e João Santos (12).

Hóquei em Patins

O FC Porto Império Bonança regressou a casa e voltou aos triunfos. Frente ao Hóquei Clube de Braga, em partida a contar para a 18ª Jornada do Nacional da I Divisão, os Dragões realizaram uma excelente exibição e venceram por 9 x 4, com Pedro Gil a fazer magia no acompanhamento a um Reinaldo goleador.

O jogo começou com os homens da casa ao ataque, mas foi o adversário a chegar primeiro ao golo, com Rafa a activar o marcador à passagem dos quatro minutos. A desvantagem não preocupou e os Dragões de imediato alcançaram a igualdade, com Reinaldo Ventura a apontar o 1 x 1, após uma recuperação defensiva de Pedro Moreira.

O número 7 voltou a estar em evidência pouco depois, ao servir Caio para um remate indefensável e o consequente 2 x 1. Nesta altura, o cinco Portista controlava o jogo na perfeição e em poucos minutos ampliou a vantagem, com golos de Reinaldo Ventura, de penálti, e Filipe Santos.

Pelo meio, Caio saiu lesionado e Gonçalo Suíssas foi lançado no rinque. Foi precisamente o número 17 a criar o 5 x 1, que significou o terceiro tento de Reinaldo Ventura, e a facturar o 6 x 1, após uma jogada enorme de Pedro Gil. Rafa, de penálti, assinou o 6 x 2 com que as equipas saíram para o intervalo.

O segundo tempo decorreu a um ritmo mais baixo e permitiu a Tó Neves gerir o plantel numa medida que nunca pôs em causa a superioridade do FC Porto Império Bonança. Reinaldo Ventura reentrou na partida com a mesma eficácia do período inicial e fechou o seu poker através de um livre directo.

Mas o melhor lance da partida ocorreu aos 29 minutos: Pedro Gil ultrapassou três adversários com a classe e espetacularidade que se lhe reconhece e bateu o guarda-redes para o 8 x 2.

O HC Braga tentou reagir e ainda conseguiu reduzir a diferença no placar para quatro golos, até que nova combinação entre o número 66 e o número 9 do FC Porto acabou com o jogo. “Rei” ofereceu a bola e Pedro Gil agradeceu com os festejos para o 9 x 4 final.

Sem comentários: