sábado, 9 de junho de 2012

A nossa vez

O EURO 2012 arrancou finalmente tendo as Equipas do Grupo A disputado as suas partidas. E destas partidas o que ressalva para já é que uma das Equipas ditas de segunda linha entrou a matar. A Rússia massacrou por completo a Republica Checa mostrando que no futebol a lógica é uma batata. 

Chegou agora a vez de Portugal mostrar aquilo que vale. E pela frente está um adversário de respeito que irá com toda a certeza criar imensas dificuldades á nossa Selecção. A Alemanha só por si dispensa apresentações, pois desde a Baliza ao Ataque temos uma autêntica para de estrelas. Contudo 

Há quem diga que a Alemanha tem um ponto fraco que é a defesa. A linha defensiva Germânica está habituada ao Futebol Cerebral da Bundesliga e não convive nada bem com o Futebol repentino que caracteriza as Equipas Latinas e Inglesas. Por norma o que esta Alemanha faz é massacrar fisicamente o seu adversário de tal forma que este não tem possibilidade de reagir. Sendo assim não necessita de ter uma Grande Linha Defensiva. Quando os defesas falham por norma o Guarda-redes Manuel Neuer resolve,

È por este ponto que Paulo Bento e os seus pupilos devem pegar. Para mais o lateral Boateng não jogará uma vez que foi apanhado a beber em excesso na companhia de quem não devia e Philipp Lahm pode ser um enorme Jogador mas a sua idade avançada já pesa no seu rendimento. Cristiano Ronaldo e Nani podem muito bem fazer mossa nas alas da defesa Alemã e obrigar a que m o poderoso meio campo tenha de recuar para auxiliar uma dupla de centrais dura de rins. Para mais Hélder Postiga poderá muito bem ser o Homem certo para este jogo graças á sua grande mobilidade e capacidade de jogar de costas para a baliza.  

Para tudo isto ser muito bem aproveitado Portugal terá de apresentar Custodio no meio campo no lugar de Veloso pois o Médio do Braga tem um poder de choque muito maior e dará mais liberdade a João Moutinho e Meireles para a construção de jogo ofensivo.

De resto é importante que Pepe e João pereira mantenham sempre a cabeça no lugar e não embarquem em faltas desnecessárias uma vez que fazem imensa falta á Defesa Nacional. Patrício terá também de estar nos seus dias e é imperativo que o GR Luso comunique com os seus Colegas quando haja um cruzamento para a área para se evitarem cenas tristes como as que se viram no Particular contra a Turquia.

Onze provável (4x3x4): Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Fábio Coentrão, Custódio, Meireles, João Moutinho, Cristiano Ronaldo, Nani e Hélder Postiga.

Portugal defronta a Alemanha hoje às 19h45 em Lviv no Estádio Arena Lviv numa partida a contar para a primeira Jornada da Fase de Grupos do EURO 2012 e esta partida pode ser acompanhada em directo aqui no Mística.

1 comentário:

Ricardo Costa disse...

@The blue one,

Tenho que discordar em relação à lógica não ter imperado na 1ª jornada por causa da vitória da Rússia.
Parece-me claro que a Rússia é a melhor equipa do grupo A e a Rep. Checa é a mais fraca. A Rep. Checa tem apenas Cech,Rosicky e pouco mais.O avançado ainda é o Milan Baros por exemplo.
Falta-lhes jogadores de qualidade.
.
A surpresa para mim foi o empate da Polónia com a Grécia. Neste grupo a meu ver os favoritos seriam os polacos e russos. A Polónia pelo factor casa e pelos 3 craques que tem do Borússia de Dortmund.
A Grécia depois de ser dominada na 1ª parte,a jogar com 10 conseguiu empatar e controlar o jogo como tanto gosta de fazer.
O F. Santos mexeu muito bem e a Grécia mesmo tendo uma equipa mais limitada tecnicamente do que a que teve em 2004,continua a ter jogadores que lutam muito e que acreditam até ao fim.
.
A Rússia é das melhores selecções da Europa e já antes do Euro se previa que podia ser uma das surpresas tal como já tinha sido no último europeu.
É uma selecção forte,com tantas soluções que até se dá ao luxo de ter no banco um Izmailov ou Pavliuchenko.,
Ainda para mais todos os jogadores,ou quase todos jogam na liga russa. Têm muito entrosamento. Têm a espinha dorsal do Zenit e jogam todos de olhos fechados.
.
A vitória da Rússia não me surpreendeu.Até achei que a Rússia ia jogar melhor do que jogou,apesar do bom resultado acho que a Rússia é capaz de jogar melhor,principalmente se trocar o Kerzakov e colocar o Pavlichenko a titular.
.
Surpresa maior foi o empate da Polónia com a Grécia.
.
Sobre o Boateng tenho as minhas dúvidas se o Low não está a fazer bluff. Seria bom para Portugal que ele não jogasse.
O Lahm acho que é dos melhores laterais do mundo.É melhor que Coentrão e J. Pereira por exemplo.
Os centrais também são bons.Fala-se em ponto fraco porque comparando com o ataque ou meio campo não são tão bons individualmente.
Alemanha é para mima a favorita neste Euro.´Mais do que a própria Espanha.
A Alemanha chega com uma geração muito talentosa e entrosada num grande momento.
Esperemos que P. Bento tome as melhores decisões e que no campo os jogadores se superem e surpreendam os alemães.
.
Um abraço.