quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Olhar o Dragão 2012/13 (parte 5)

Depois de todos os sectores do actual Futebol Clube do Porto terem sido devidamente analisados, eis que vamos agora olhar para um último aspecto: Vítor Pereira e o sistema táctico.

Do que nos foi dado a ver nestes últimos jogos que os Dragões realizaram, o Homem de Espinho parece (sublinhe-se o parece) estar mais confiante nas suas capacidades. Para além disto Vítor Pereira “agarrou” de vez o Balneário e conseguiu colocar a maior parte dos Jogadores do seu lado. O único senão neste aspecto prende-se somente com o facto de este ter cismado sem razão com Sapunaru e Bellsuchi… Esta cisma poderá sair-lhe cara se mais tarde os seus planos não singrarem.

Outro aspecto negativo tem a ver com o regresso do malfadado e nada talentoso Rui Quinta ao Banco de Suplentes. Se há coisa que a Temporada anterior mostrou é que este Quinta serve para equipas como o Varzim. O FC Porto é um passo demasiado largo para este fraco Adjunto. Não se entende a “atracção” que VP tem pelo Homem, e apenas nos resta esperar que o Quinta não destrua as sementes daquele que parece estar a ser um bom trabalho de pré temporada.

Quanto ao aspecto táctico, pelo que tem sido demonstrado este FC Porto de VP privilegia a posse de bola em detrimento das transições rápidas e/ou contra ataque. Actualmnte os Dragões têm Jogadores para este estilo de jogo e a defesa está bem entregue ao Patrão Maicon e rápido mas distraído Otamendi, o que permite que o meio campo suba com a bola nos pés. Ao que parece o Treinador está a tentar recuperar o Futebol Clube do Porto de AVB se bem que ainda lhe faltem muitas “peças” para afinar de vez a máquina e ainda existem algumas perigosas incógnitas no que a saídas de Jogadores diz respeito.

O senão que existe aqui está relacionado com a mania que Vítor Pereira tem de adaptar Centrais a Laterais. A última “panca” tem sido a de colocar Mangala a Defesa Esquerdo, abrindo desta forma uma enorme cratera na defesa Portista. Bem sei que não existem muitas opções para colmatar esta lacuna que será preenchida por Alvaro Pereira (caso não saia) ou por Alex Sandro assim que este regressar dos Jogos Olímpicos, mas a adaptar por adaptar que se coloque o esforçado mas fraquinho Sereno nesta posição em vez de se estragar um jovem de qualidade como o Magala.

Fica então concluída esta extensa análise ao Futebol Clube do Porto versão 2012/13. As indefinições ainda são muitas e a crise financeira não ajuda a dissipa-las de uma vez por todas, mas os Azuis e Brancos tem tudo para fazerem uma figura bem melhor que a da Temporada anterior. Vamos a ver se o ego de VP não estraga tudo e se não lhe tiram Jogadores em cima do arranque oficial das Competições Nacionais e Internacionais.

Sem comentários: