quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Olhar os Rivais: SL Benfica

A pré temporada terminou e a partir de agora todos os jogos são a sério. O Futebol Clube do Porto terá pela frente adversários complicados nesta sua caminhada para o Tri. SL Benfica Sporting Braga e Sporting CP irão com toda a certeza lutar pela conquista do título de campeão nacional 2012/13. Olhemos então para cada um deles.  

O Benfica de Jorge Jesus não varia muito de temporada para temporada. A estratégia do treinador dos Encarnados é sempre a mesma e consiste em basicamente a equipa dar tudo por tudo no início da época para depois ir gerindo a Equipa ao longo da mesma. Foi esta a formula que Jesus utilizou na última vez em que se sagrou campeão nacional na Luz e não será agora que vai mudar.

O ponto mais forte deste SL Benfica são as bolas paradas. Jorge Jesus insiste em treinar afincadamente todos os lances de bola parada ofensiva e defensiva e daí resulta uma eficácia quase a 100% nos Cantos e cruzamentos para área Benfiquista. Foi desta forma que o Benfica resolveu muitas partidas complicadas na temporada anterior e é perfeitamente natural que volte a apostar nas bolas paradas para tentar chegar ao título que já lhe foge há duas longas épocas.

Para além disto Jorge Jesus pode ser um bronco que não sabe falar Português e que incita á violência, mas de burro tem muito pouco. È um facto que o Treinador dos Lisboetas demora uma época inteira a perceber as suas asneiras, mas aprende com os erros e não repetelos. Portanto não se iludam aqueles que por norma menosprezam Jorge Jesus. E ainda por cima o SL Benfica através de uma qualquer “magia financeira” conseguiu construir um plantel enorme que apresenta Jogadores de muito boa qualidade tais como Witsel, Artur, Cardozo, Sálvio, entre outros.

O ponto fraco do Benfica está na defesa pois os Encarnados andam com uma candeia á procura de um defesa lateral esquerdo que lhes dê a segurança que Emerson não conseguiu dar na época anterior. Jesus tem optado por adaptar o avançado Melgarejo a esta posição querendo fazer deste o novo Coentrão, só que para isto funcionar na perfeição é preciso tempo e um extremo que defenda quando Melgarejo sobe em demasia no terreno. Para já o treinador do Benfica não tem nada disto ao seu dispor.

Em resumo, parece-me que o SL Benfica 2012/13 é mais forte que o da temporada anterior e creio que este não irá fazer a mesma oferta que fez ao FC Porto quando perdeu pontos com Guimarães e Académica. Para mais Jorge Jesus tem muito por onde escolher e poderá manter o se estilo e nível de jogo mesmo que jogadores como Witsel saia. E atenção a Carlos Martins que pode ter alguns tiques de esquizofrenia mas é uma excelente alternativa a um já “envelhecido” Aimar.

Nada de subestimar este Benfica… Para amanhã ficam as análises de Braga e Sporting.

3 comentários:

P. Ungaro disse...

Boas,

Como nas epocas anteriores não me parece que os vermelhos de alta nota artistica sejam um grande perigo. Parece-me uma equipa com demasiados desequilíbrios ... tem um bom ponta de lança, um razoavel lateral direito, um guarda redes tambem razoavel, um trinco imune aos castigos que não deixa passar nada nem a bola nem o jogador, um Witsel que é bom jogador e depois é tudo fogo de vista.
Gaitan deu uns toques e desparaceu, Aimar e o seu compatriota da mesma idade Saviola, estão acabados. Carlos Martins mais dia menos dia vai-lhe acontecer o mesmo das epocas anteriores ... encosta. Gastaram 20 milhões em dois extremos e não tem dinheiro para um lateral esquerdo ... Alternativa aos Santo Luisão e ao Garay não ha ...

Por estas e por outras é que acho que o problema não é grande ... temos é que fazer aquilo que sabemos e jogarmos a 100 % toda a epoca e não só nos jogos "grandes"

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

Pedro Silva disse...

P. Ungaro sublinho a parte em que diz que o FC Porto tem de estar atento aos jogos com os "mais pequenos".

Mas manetnho a minha opinião de que não se deve olhar para este rival com ligeireza... Isto foi fatal há umas Temporadas atrás.

Aquele abraçO!!!

Tiago disse...

Boas. Concordo com grande parte do que foi dito, quer no post, quer no comentário do P. Hungaro. Estar a dizer que este slb é mais forte que o do ano passado, ainda acho permaturo. Por vezes ter mais opções de ataque não é sinónimo de melhorias. Acho o plantél do slb, bastante desequilibrado, é absurdo a quantidade de jogadores atacantes, que o slb tem neste momento, e vai ser preciso gerir isso, coisa que acho que jj, não seja o melhor dos técnicos. Opções para lateral esquerdo, Melgarejo vai certamente dar muita profundidade aos ataques, mas veremos quando for para defender. Substituto á altura de Maxi, não há. Substitutos á altura de Luisão e Garay, tb não. Não concordo com o P. Hungaro, quanto á qualidade de alguns jogadores do slb. Acho Witsel um jogador soberbo, acho Maxi muito bom, tirando as diarreias mentais, tem raça, é forte a atacar, forte a defender, Cardozo é letal se tiver oportunidade e espaço para o seu remate, Javi Garcia, apesar de ser o jogador que eu mais detesto no slb, por gozar de uma impunidade ridicula, e por ser um caceteiro de primeira, admito que é bom jogador, Aimar apesar da idade, é classe pura, assim como Lucho, Lucho ganha em não ser um fiteiro, como é Aimar, depois Gaitán, Salvio, Enzo Perez Nolito, são bons jogadores, irregulares é verdade, mas bons jogadores. Tem uma equipa forte, com jogadores que decidem, no entanto, a equipa do slb e completamente talhada para atacar, atacar, e atacar. Defender ? Não sabem o que isso é .. JJ é o tipo de treinador q se tiver a ganhar por 5, quer ganhar por 6,por 7 ou por 8 .. não sabe fazer contenção, saber que o jogo já está ganho, para quê andar a puxar pelo físico dos jogadores ? Para no ultimo terço do campeonato, a equipa jogar futebol na 1º parte, e na 2º ver jogar ? Assim espero. No entanto, acho que dos 3 adversários, é o que irá causar mais problemas ao FC Porto.

Forte Abraço : )