sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Olhar os Rivais: Sporting Braga e Sporting CP

Continuando a minha pequena análise aos Rivais dos Portistas na Liga Zon Sagres eis que nos deparamos agora com Sporting de Braga de António Salvador. O Braga pode ainda não estar no lote dos favoritos á conquista do Título de Campeão Nacional mas de certeza que tudo irá faze para alcançar este sonho e cimentar de vez o estatuto de 4º “grande” do nosso futebol.

Os elementos ligados ao Braga tem tentado de todas as formas retirar da sua equipa a pressão de vencer um Campeonato, mas se olharmos com alguma atenção para o plantel Arsenalista verificamos que isto não é bem assim pois estes mantiveram quase todos os craques: Alan, Lima, Hugo Viana; Quim, Custódio, Ruben Micael, etc. são apenas alguns dos nomes de peso com os quais os Bracarenses contam para que esta seja uma excelente temporada a nível interno e externo uma vez que ir o mais longe possível na Liga dos Campeões é outro dos grandes objectivos de Salvador e companhia.

A meu ver o ponto fraco deste novo Braga é o seu Treinador. Leonardo Jardim já é passado mas os Minhotos irão aproveitar a excelente herança do Madeirense nos primeiros meses de competição. O problema será quando José Peseiro conseguir implantar as suas ideias… Este Treinador cometeu sempre a proeza de criar tremendas desgraças por onde passou tendo mesmo colocado a Selecção da Arabia Saudita no abismo apesar de esta ser uma Cliente habitual dos Mundiais de Futebol. Será uma questão de tempo até Peseiro ser despedido do Braga. Restará é saber se Salvador o fará a tempo de salvar a sua equipa ou se reagirá tarde demais. A ver vamos.  

Temos por último o Sporting Clube de Portugal. O Clube Leonino é para mim a maior das incógnitas uma vez que se trata de um Clube que tanto está na mó de cima como de repente entra na mais profunda das depressões. 

A aposta em Sá Pinto mantêm-se e este conta com o seu sportinguismo para que os Adeptos Leoninos acatem com alguma compreensão os maus resultados que a sua equipa possa alcançar, o que é uma enorme vantagem para este Treinador. Apesar disto ainda ninguém pode fazer um real juízo de valor sobre o trabalho de Sá Pinto pois na temporada anterior o Sá foi chamado para dar continuidade a um trabalho que tinha sido iniciado por Domingos Paciência. Para já podemos dizer que Sá Pinto é um motivador nato que parece ter aprendido com as suas asneiras do passado, mas será que isto é suficiente para retirar o Sporting CP do deserto em que está metido há largos anos? Penso que não, mas só a resposta correcta e definitiva só o tempo a dará.

A ajudar Sá Pinto nesta complicada tarefa estará um Plantel Sportinguista quase novo. Muitas foram as entradas e de certeza que existirão algumas importantes mexidas na defesa dos Viscondes, o que pode não ser muito positivo, mas vamos a ver como Sá Pinto irá lidar com esta delicada situação. Para terminar esta curta analise ao Sporting CP resta apenas dizer que este irá ser o ano de Carrillo. O Peruano tem mostrado um bom futebol nos últimos jogos e será um oásis no marasmo que costuma ser a frente de ataque verde e branca.

Sem comentários: