terça-feira, 14 de agosto de 2012

PT Vai Voltar à SportTV


O Jornal de Negócios da última sexta-feira refere a hipótese da Portugal Telecom voltar à SportTV de onde tinha saído em 2007, aquando da separação com a PT Multimédia, que deu origem à ZON. Por agora a SportTV é detida em partes iguais pela ZON e pela Sportinvest SGPS (que por sua vez é detida na totalidade por Joaquim Oliveira). Vamos relembrar que tudo começou com Joaquim Oliveira

“Neste momento a SportTV compra os direitos da Liga Portuguesa de Futebol à PPTV, outra empresa de Joaquim Oliveira. A entrada da Portugal Telecom na SportTV abrirá um novo ciclo. A PT Multimédia, por sua vez, ficou com 50% da SportTV ao comprar a participação de 16,6% que pertencia à RTP. Pagou, na altura, 16,3M€ o que avaliava o canal de desporto em 98,2M€. Agora a avaliação da SportTV será muito superior.”

Foi a partir dos anos 80 que Joaquim Oliveira iniciou verdadeiramente a carreira de publicitário. Eu tinha a mania que era repórter fotográfico (ainda não havia as excelentes fotos da curva) andava lá em baixo, junto ao relvado, e recordo-me de o ver chegar ao “velho” Estádio das Antas e noutros campos onde acompanhava o nosso FCP, horas antes dos encontros, com os placares debaixo do braço, para desenrolar e pregar em armações de ripas de madeira anúncios estáticos. Deixo aqui uma foto que anda por alguns blogs mas foi tirada por mim na época 73/74, meses antes da morte do Pavão.

Em 1984, com o seu irmão, fundou a Olivedesportos e fez com José Veiga, agente de jogadores, uma firma de intermediação de contratos, a Futinvest, deixando mais tarde a sociedade nas mãos do empresário que se tornaria um dos maiores fornecedores de carne ensacada do Benfica.

Joaquim Oliveira dominava o panorama da publicidade futebolística, negociou e deu contra-partidas aos principais clubes portugueses, pagando antecipadamente partes das concessões. Em 1994, com a preciosa ajuda de Ricardo Salgado, adquire o jornal O JOGO. Curiosamente inicia-se aqui um período de aproximação do BES e da PT ao mundo do futebol. Foi na época Vilarinho, no Benfica. Oliveira que tinha accionado o clube depois de Vale e Azevedo, um dos ídolos de Leonor Pinhão, ter rasgado os contratos, tem a receber uma avultada indemnização de 2 milhões de euros mas, face ao estado de quase falência da “instituição”, admite trocar o valor por 20.000 acções da Benfica Multimédia, iniciando uma proveitosa ligação para ambos. Em 1999 cria a empresa de conteúdos PPTV que, mais tarde se viria a transformar na SportTV, juntamente com a RTP e a PT. Neste entretanto, assistiu-se a um ciclo de negociações muito habilidoso. Oliveira compra os direitos televisivos, revende parte à RTP (os chamados “jogos em canal aberto”) e fica com o bolo principal para transmitir “por assinatura” na SportTV.

Com esta nova parceria, e cerca de 600 mil assinantes no canal por cabo, não será provável SportTV, a curto prazo, ser destronada, pese embora, aqui há uns meses um “conde” de opereta ter anunciado nos pasquins que lhe dão guarida, importantes investimentos no panorama da multimédia desportiva. Mirabolantes compras de direitos desportivos, criação de um canal de desporto, parcerias com a “instituição” falida, etc.

O resultado está à vista. Joaquim Oliveira com créditos firmados junto dos detentores de direitos europeus lá deu o xito do costume, adquirindo umas centenas de jogos da Champions para os próximos anos.

Este ano nem sequer teve que vender as sobras de um jogo em aberto por jornada para a Televisão da Treta, onde o inefável Manhoso apresenta, lá para a 1 da manhã, os seus “momentos de verdade”, depois de uma Teresa Guilherme qualquer ter parado de gritar.

Até à próxima

3 comentários:

Anónimo disse...

Tudo certo menos a indicaçao de Açoriano Continental. O jornal em causa detido pela ControlInveste Média chama-se Açoriano Oriental e foi fundado em 1835. E já agora , para vossa informação, é o jornal mais antigo português .

JOSE LIMA disse...

Ok caro Anónimo.
Já tenho este quadro feito há 2 ou 3 anos, e modifiquei-o várias vezes, conforme os dados se alteravam. Fui procurar informação ao site da Controlinveste e enganei-me ao escrever o nome do jornal. Entretanto outros foram desaparecendo. Obrigado pela correcção.
Abraço

JOSE LIMA disse...

Mais um xito do Joaquim Oliveira.
Apanhou os jogos da Liga Espanhola.
Os "mouros vermelhos de vergonha", devem ter ficado roxos...