sábado, 11 de agosto de 2012

Rapaziada agora é a sério!

Acabou-se a brincadeira. Os treinos e os jogos de teste chegaram finalmente ao fim e o Futebol Clube do Porto vai ter o seu primeiro teste a doer na nova temporada. E este jogo até dá direito a Taça. Em disputa está a Supertaça Cândido de Oliveira que, a ser conquistada, se torna na 19.ª do historial Azul e Branco e simultaneamente, um novo recorde pode ser fixado: caso venha para o Porto, será a quarta vez consecutiva que tal acontece, registo que nenhum emblema Português alcançou até ao momento. 

Dito desta forma até parece que é fácil e que é só somar dois mais dois para se ter quatro… Não é bem assim pois do outro lado da barricada vai estar uma Associação Académica de Coimbra que com toda a certeza também vai querer fazer história no futebol Luso ao conquistar pela primeira vez este trofeu. Depois de ter surpreendido o Sporting na final da Taça de Portugal, de certeza que Pedro Emanuel irá querer manter a sua veia vitoriosa ante os Dragões.

Sobre a Briosa pouco ou nada se sabe. Pois mesmo que a Equipa dos Estudantes faça parte da história do Futebol Nacional esta não tem de maneira nenhuma o mediatismo que tê os denominados “Grandes”. Como tal é complicado analisar este adversário a não ser que olhemos para o que alguns dos seus Atletas fizeram no passado. Graças á trapalhada que Mário Figueiredo criou na Liga de Clubes a Académica não poderá contar, para já, com Jogadores emprestados pelos três “Grandes”. 

Temos então que Pedro Emanuel comanda uma Equipa de contratações humildes. Deste grupo destacam-se pela positiva Peiser, João Real, Bruno China, Keita, Marinho e Edinho. Mais e melhores Jogadores existirão que com o tempo se revelarão, mas para já estes são os Jogadores que melhor se enquadraram no 4x3x3 de Emanuel.  

O importante para este jogo é o FC Porto deixar a sobranceria de lado e vestir o seu fato-macaco. O ideal seria deixar também de lado as invenções de Vítor Pereira, mas a ausência forçada de Alex Sandro e a estupidez militante de Alvaro Pereira irão obrigar a que o Central Mangala desempenhe com muito custo as funções de Defesa Esquerdo. Eis a lista de convocados dos Dragões:

Lista de convocados: Helton, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson, James, Kleber, Miguel Lopes, Rolando, Varela, Djalma, Mangala, Fabiano, Fernando, Atsu, Otamendi e Defour.

Onze provável (4x3x3): Helton, Miguel Lopes, Maicon, Otamendi, Mangala, Fernando, João Moutinho, Lucho, Atsu, James e Jackson.

O FC Porto defronta hoje a Associação Académica de Coimbra às 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro e esta partida pode ser seguida em directo aqui no Mística.

Sem comentários: