terça-feira, 18 de setembro de 2012

A caminhada começa em Zagreb

Os Dragões dão hoje início a uma caminhada que se quer longa na Liga dos Campeões. Num Grupo com os novos-ricos do PSG e o Histórico Dínamo Kyev, eis que os azuis e Brancos vão dar o pontapé de saída nesta competição na Capital da Croácia, Zagreb, jogando contra o famoso Dínamo Zagreb que tantas estrelas do Mundo da Bola criou e fez e ainda faz crescer.
 
Actualmente a equipa Croata não conta com Jogadores como o fabuloso Boban, o Matador Suker, o ágil Guardião Pletikosa, o genial Modric e outros nomes Históricos de antigas e actuais Selecções Croatas, mas continua a ser uma Equipa complicada de se defrontar. Isto porque o ambiente no seu estádio é simplesmente infernal e porque o Dínamo tem neste momento uma “fornada” de talentos em quem deposita toda a sua esperança. A nível interno tal tem estado a dar os seus frutos, faltando agora saber como se irão portar estes novos talentos na Europa do Futebol.
 
De todos os Jogadores que compõem o Plantel Croata, o central Tonel é sem sombra de dúvida o mais conhecido dos Portugueses. O resto é globalmente composto por Jogadores completamente desconhecidos a nível Europeu. Apenas Jerko Leko poderá chamar a tenção dos mais atentos ao Mundo da Bola pois este Jogador teve uma breve passagem pelo futebol Espanhol. Este GNK Dínamo Zagreb é portanto a típica equipa do Leste Europeu que recentemente se “abriu” ao Mercado Global de Jogadores.
 
Mas não se pense que os Dragões têm nestes Croatas um adversário acessível. Muito pelo contrário e para mais a avaliar pelo histórico os ares deste País dos Balcãs nunca fizeram muito bem aos Portistas.
 
Até á data Croatas e Dragões jogaram por 3 vezes em Zagreb e o saldo é manifestamente negativo sendo que o FC Porto empatou a zero na já distante época 1062/63 numa partida a contar para a Taça das Cidades com Feira, em 83/84 perdeu por duas bolas a uma numa partida a contar para a Taça das Taças e na sua última deslocação á Capital da croácia perdeu mais uma vez por se bem que pro números mais expressivos tendo ficado o resultado final em 3 a 1 a favor do Dínamo (Liga dos Campeões 1998/99).
 
Vítor Pereira terá assim de lutar contra a História que é manifestamente negativa para o Futebol Clube do Porto.
 
O Treinador dos Azuis e Brancos chamou 19 jogadores para esta estreia do FC Porto na Liga dos Campeões 2012/13. A entrada de Iturbe é a principal novidade, num lote que não conta com o médio Fernando, ainda não completamente restabelecido de uma lesão.
 
Lista de Convocados: Helton, Danilo, Lucho González, Maicon, Castro, Iturbe, João Moutinho, Jackson Martínez, James Rodríguez, Kléber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Fabiano, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.
 
Onze provável (4x3x3): Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Defour, João Moutinho, Lucho, Atsu, James e Jackson.
 
O FC Porto defronta hoje o Dínamo Zagreb numa partida referente à primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões que tem o seu início aprazado para as 19h45 e esta poderá ser seguida em directo aqui no Mística.

2 comentários:

Anónimo disse...

A cronica do MST "Dois dias na minha cidade" está fantastica e pode ser divulgada neste magnifico blogue ?

Pedro Silva disse...

Pode sim.

Basta que a envie para o mail que o Blog disponibiliza e depois esta será publicada.