domingo, 9 de setembro de 2012

¡¡Hala Madrid!!: Liga dos Campeões e a 10º

Esta foi uma semana marcadamente polémica na Casa Blanca. Cristiano Ronaldo esteve mal quando afirmou que não festejava os golos porque se sentia triste, a Direcção do Clube não soube lidar com a situação e deixou que esta patetice fosse usada e reutilizada como arma de arremesso pelos anti Madridistas e anti Ronaldo e só agora é que vai tardiamente tentar remediar o mal… 
 
Eu podia estar aqui a dar importância toda esta treta, mas como penso que existem assuntos bem mais sérios para se tratar e como a Equipa não é só o Ronaldo, eis que chuto a bola para canto e passo para algo que realmente interessa. O CR7 se não quer festejar os golos que não os festeje. Ao menos que os marque!
 
Ora bem, para esta crónica eis que elegi o sorteio da Liga dos Campeões. O Real Madrid CF é um crónico candidato á vitória final. O seu longo e rico historial assim o dita e o seu bom desempenho da Temporada anterior também aguça o apetite para o que aí vêm. E para mais a conquista da 10º Liga dos Campeões já vem sendo quase como que uma obrigação em todas as Épocas da Equipa Merengue.
 
Ditou o sorteio quem os Madridistas ficassem no Grupo D onde irão medir forças com o Manchester City (Campeão Inglês), Borussia Dortmund (Campeão Alemão) e AFC Ajax (Bicampeão Holandês). Trata-se portanto de um Grupo de Campeões, um Grupo da Champions que faz lembrar os bons velhos tempos desta Competição diga-se de passagem. È pois um Grupo nada fácil e é, na teoria, aquele que poderá mesmo ser apelidado de Grupo da Morte.
 
À partida o elo mais fraco deste Grupo é o Ajax. È um facto que os Holandeses já por duas vezes seguidas que conquistam o Título de Campeão do seu País e também é um facto que estão aos poucos a construir uma Equipa muito boa onde pontificam Jogadores de muita qualidade como Christian Poulsen, Eyong Enoh e Miralem Sulejmani, mas poucos acreditam na passagem dos destes á fase seguinte. Contudo penso que este Ajax irá com toda a certeza fazer com que os seus adversários percam pontos uma vez que quererão quase de certeza marcar presença na Liga Europa e para tal não podem ser os últimos do Grupo.
 
O maior perigo virá então da Alemanha e de Inglaterra. Confesso que acho o Dortmund muito mais perigoso que o City. Isto porque os Ingleses não têm uma Equipa, mas sim uma enorme manta de retalhos bordada a ouro por um Treinador que é muito limitado tacticamente. Mancini só sabe o suficiente para não arranjar atritos com as primas-donas que treina e para ir fazendo aqui e acolá os serviços mínimos no campeonato interno. Competições Europeias não são com Mancini e a sua rapaziada. Se Mourinho souber aproveitar estas fraquezas acredito que vencerá este Manchester com relativa facilidade nas duas ocasiões em que o irá enfrentar
 
Quanto aos Alemães a música é outra… Jürgen Klopp é um Treinador dinâmico que se adapta bem aos tempos modernos e que aprende com os erros. È mais um dos Treinadores da nova escola que sabem montar equipas competitivas a partir do zero e que estudam os seus adversários ao pormenor. Este novo Dortmund tem sido construído aos poucos por Klopp que com um orçamento algo limitado conseguiu montar um Plantel com muitas soluções que tem o avançado Robert Lewandowski como estrela maior. Pode não ser aquele Dortmund Campeão Europeu de Paulo Sousa e Andreas Möller, mas tem um Treinador que consegue fazer de uma Equipa de “Anões” um Gigante do Futebol Germânico. A Mou Team terá de ter um especial cuidado nas duas vezes em que for jogar com estes Alemães que não são iguais aos de Munique mas darão com toda a certeza bem mais trabalho.
 
Vamos a ver como corre… È como já alguém disse na Bluegosfera quando se referia às possibilidades da Equipa Merengue na Liga dos Campeões: se este conseguir ultrapassar a dificílima fase de grupos, «acardito» que conquistará a sua décima Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Sem comentários: