quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Helton a ajudar e o Porto a ganhar

O FC Porto provou total superioridade na deslocação à Croácia e bateu o Dinamo por 0 x 2. Lucho e Defour apontaram os golos da partida e abriram, assim, com uma vitória o caminho Portista na fase de grupos da Liga dos Campeões 2012/2013.
 
Com a ausência de Fernando, por lesão, Vítor Pereira fez avançar, sem surpresa, Steven Defour, enquanto Danilo, começou no banco, com a opção do treinador Portista para a lateral direita a recair em Miguel Lopes.
 
O técnico Azul e Branco montou uma estratégia atacante e a sua equipa dominou por inteiro a primeira parte. O FC Porto obrigou o Dinamo a recuar os seus 11 jogadores atrás da linha da bola, mas nunca conseguiu criar reais ocasiões de golo, com excepção de um remate vitorioso de Lucho, aos 42'.
 
No dia em que cumpriu o seu jogo 50 na Liga dos Campeões, El Comandante fez o que ninguém conseguiu fazer... até então. Numa jogada pela esquerda, a bola acabou por sobrar para Lucho que disparou, em carreira de tiro, para o fundo das redes croatas.
 
Estava feito o 0 x 1, numa altura em que os adeptos Portistas ainda se lamentavam de um falhanço escandaloso de Jackson Martínez. Um minuto antes, aos 41', o avançado Colombiano roubou a bola ao guarda-redes e tentou fazer um "bonito", mas deixou o defesa do Dinamo cortar a bola.
 
De resto, na primeira parte, o Dinamo apenas se limitou a defender e espreitar, sempre que possível, o contra-ataque rumo à baliza de Helton. Não admira, por isso, que o FC Porto fosse a vencer para os balneários.
 
No recomeço, o Dinamo, que nos outros quatro confrontos com o FC Porto tinha vencido duas partidas e perdido outras tantas, esboçou uma reacção, procurando ter mais iniciativa de jogo, mas eram sempre os Dragrões, com muito mais talento e inteligência em campo, que iam controlando os acontecimentos.
 
Aos 63', Helton negou o golo do empate. O guardião Brasileiro, por duas vezes evitou o golo do Dinamo, na sequência de um canto. Na resposta, aos 64', James isolou-se - após passe de Helton – mas o forte remate foi desviado pelo guarda-redes Ivan Kelava, com uma defesa espectacular.
 
Com o avançar do relógio a partida entrou, necessariamente, numa fase de muita pressão por parte dos Croatas que se acercavam com perigo da baliza Portuguesa. Aos 78', Helton salvou milagrosamente o FC Porto com uma grande defesa, após um remate de cabeça de Carrasco.
 
Ainda assim, era o FC Porto que estava por cima. Contudo, os Portistas apenas conseguiram selar essa superioridade, com o segundo golo, aos 90+2 com um golo de Defour, após uma jogada de contra-ataque bem conduzida por Atsu.
 
Final da partida com o FC Porto a somar três pontos importantes na caminhada pela Europa dos milhões.
 
Retirade de zerozero
 
Melhor em Campo: Helton

2 comentários:

pablo disse...

vitória justa e importante:)

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem entramos com o pé direito na edição deste ano da Champions, cumprindo o objectivo que era a vitória.

Sem termos sido brilhantes, tivemos o domínio e controlo do jogo.

O adversário tentou valer-se das bolas paradas, pois só assim conseguia criar problemas na nossa defensiva.

O nosso trio de meio campo esteve muito bem, foi inteligente, e importante na conquista dos 3 pts. Lucho fez uma exibição à "El Comandante", Moutinho perfeito tácticamente e Defour muito bem a aproveitar a qualidade táctica e de leitura de jogo dos outros parceiros do miolo, e a saber assim quando podia com segurança participar nas manobras ofensivas. O golo apontado foi um prémio.

Helton fez uma exibição fantástica na altura que o Dínamo de bola parada criava mais perigo.

Alex Sandro, um dos melhores em campo, esteve muito bem, apesar da oposição ser fraca, nas subidas no corredor, pena que alguns cruzamentos acabem em nada.

Mais uma vez faltou um goleador à altura para que tivéssemos vencido tranquilamente.

Aquele falhanço de Jackson não é falta de adaptação, aquilo é azelhice.
Kleber como nos habituou, parece um coelho, corre corre sem sentido. Falha um golo e num excelente cruzamento de Atsu ao invés de acorrer à zona de finalização ... recua!

Trocava o Kleber pelo João Tomás!

Atsu na segunda metade, com Varela desgastado do jogo da selecção foi um desequilibrador. É um diamante em franca evolução.

Importante vitória, e agora na próxima jornada há que vencer o PSG e carimbar a passagem!

Abraço e boa semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.pt