domingo, 7 de outubro de 2012

A hora do Clássico (?)

É já hoje que se realiza o FC Porto x Sporting CP. Muitos apelidam esta partida de Clássico se bem que olhando para o actual estado das coisas este jogo tem tanto de Clássico como um FC Porto x CF Os Belenenses. A única diferença é que os Azuis do Restelo estão na Segunda Liga e os Viscondes disputam (para já) a Liga Zon Sagres.

Ora bem, então que esperar deste Sporting CP que ultimamente só sabe acumular maus resultados? Bem perante o que os Sportinguistas têm feito muitos cairão na tentação de achar que o jogo vai ser de sentido único e que os Dragões irão alcançar uma vitória gorda e fácil. Contudo é muito perigoso pensar assim.

Isto porque organização pode ser coisa que já foi extinta do Reino do Leão, mas a verdade é que depois da vergonhosa derrota na Liga Europa o Sporting fez soar o sinal de alarme. Aliás já antes desta deslocação á casa de um tal de Videoton os Viscondes já pensavam em como iriam abordar o jogo do Dragão. Este Leão está com o orgulho ferido e com toda a certeza virá jogar contra o Futebol Clube do Porto com uma tremenda vontade de vencer.

Do actual Plantel do Sporting Rui Patrício, Cédric Soares, Marcos Rojo, Stijn Schaars, Marat Izmailov, Zakaria Labyad, Adrien Silva; André Martins, Diego Capel e André Carrillo destacam-se pela enorme qualidade que possuem. Não tem é culpa de terem sido treinados por gente que não soube como retirar o melhor deles. À cabeça deste lote de Jogadores está Izmailov que tem uma especial apetência para marcar golos ao FC Porto mesmo que nas outras partidas ninguém dê por ele.

Quanto ao sistema táctico do Sporting, apesar da tremenda barafunda em que Sá Pinto mergulhou a equipa, é natural que Oceano não altere absolutamente nada e que siga o 4x4x2 que Sá Pinto implementou recentemente. Isto porque o Treinador interino do Clube de Alvalade está há meia dúzia de dias a comandar os destinos da equipa e como tal é natural que ainda não tenha tido tempo para aplicar as suas ideias.

Olhando agora mais para o FC Porto, Kelvin é a grande novidade da Lista de Convocados de Vítor Pereira. O lateral Miguel Lopes, alternativa não utilizada frente ao Paris Saint-Germain, cedeu lugar ao avançado Brasileiro.

Lista de Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Maicon, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Varela, Mangala, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi e Defour.

Onze provável (4x3x3): Helton, Danilo, Maicon, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, João Moutinho, Lucho, Varela, James e Jackson.

Os Portistas recebem hoje o Sporting CP no Estádio do Dragão numa partida a contar para a 6ª Jornada da Liga Zon Sagres que tem o seu início marcado para as 20h45 de hoje. Naturalmente que este jogo poderá ser acompanhado aqui no Mística.

Sem comentários: