sábado, 6 de outubro de 2012

¡¡Hala Madrid!!: Que se calem as armas

El Clássico é já amanhã. O jogo que consegue fazer parar por completo o Mundo da Bola vai-se realizar debaixo de um ambiente muito complicado ou não estivesse a nossa vizinha Espanha mergulhada numa profunda Crise Financeira. Os ânimos na Catalunha estão exaltados e o futebol será com toda a certeza o “tubo de escape” de quem tem sofrido na pele as más decisões dos seus Governantes.
 
Não quero de maneira alguma opinar sobre a possibilidade da Catalunha se tornar um País independente, contudo não deixa de ser uma coincidência que esta seja a Região mais rica de Nuestros Hermanos que teve total liberdade para se endividar mais do que qualquer outra Região. Naturalmente que os responsáveis por esta complicada situação vão-se aproveitar desta grande partida de futebol para atirarem areia para os olhos das pessoas. É muito mais fácil arranjar um bode expiatório do que assumir os disparates. Não há nada como tratar o Real Madrid CF como um inimigo mortal que representa um Poder Central que oprime de tal forma a Catalunha ao ponto de a ter deixado caminhar para o abismo em que está enfiada… Adiante.
 
Olhando agora para o que realmente interessa, eis que temos pela frente uma complicada tarefa para os Merengues. Há que “abater” os oito pontos de distância que separam a Casa Blanca do FC Barcelona, daí que seja fundamental sair da Catalunha com os 3 pontos da vitória. 
 
Se vai ser fácil? Naturalmente que não pois ninguém é louco ao ponto de afirmar com convicção que os Blaugranas são uma equipa fácil de se defrontar. Pelo contrário! Agora é uma realidade que este Barça de Tito nada tem a ver com o de Guardiola. Tito Vilanova bem que tem tentado manter o estilo de jogo de Guardiola, mas nota-se que este não tem nem metade do conhecimento táctico de Pep e falta-lhe ainda aquela capacidade de liderança que tanto caracteriza Guardiola. 
 
Para mais o ambiente no Balneário Culé não é o melhor. Basta vermos o que se passou recentemente entre Messi e Villa… E que dizer das declarações de Cesc Fàbregas que quase que exige ser titular em todas as partidas? O que vai valendo a este Barcelona são os 8 pontos de vantagem que tem sobre o seu eterno rival de Madrid que resultaram de alguma eficácia e sorte. Não fosse isto e a habitual fanfarronice Catalã estaria nas ruas da amargura.
 
Apesar de tudo os Merengues têm tudo para ir a Nou Camp vencer e reduzir a distância para 6 pontos. Não é por nada mas este Barcelona já caiu aos pés do Real Madrid CF na Supercopa, o que mostra que jogando concentrado e sem medo os Merengues conseguem derrotar o “bicho” que muitos pintam de demolidor. O importante é que Mourinho não se lembre de inventar e que tanto Casillas como Ramos percebam que acima deles está sempre, mas sempre, a Equipa.

Para terminar queria deixar aqui o meu desejo das rápidas melhoras de Carles Puyol (eterno Capitão dos Culés) que sofreu uma grave lesão no Estádio da Luz. Fazem falta ao Mundo do Futebol Jogadores do calibre deste Catalão. Espero que recupere rapidamente e que se livre de uma vez por todas da onda de azar que lhe tem feito passar uma série de lesões.