domingo, 21 de outubro de 2012

Serviços mínimos garantem passagem

Vitória quanto baste do FC Porto em Vizela, sobre o modesto Santa Eulália, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Os Dragões venceram por 0 x 1, com um golo de Danilo aos 31 minutos, e focam-se agora na Liga dos Campeões.
Um milagre só o é porque não acontece todos os dias, e nem o apelo no nome às Santas da terra do modesto clube da 3ª divisão chegou para fazer cair o Bicampeão Nacional FC Porto. O Santa Eulália foi digno, correu e lutou até onde as pernas e o esforço “mundano” permitiram, e a derrota por 0 x 1 nesta eliminatória da Taça de Portugal acaba por ser um resultado digno de figurar nos livros do clube de Vizela.
 Para o FC Porto, a visita à casa emprestada do Santa Eulália não passou de um treino com fato de jogo. Vítor Pereira distribuiu os tubos de ensaio pelo relvado e apresentou um onze sem precedentes: de Fabiano na baliza, a Kléber no ataque, tudo, ou quase tudo, foi novidade na equipa Portista, onde Rolando fez dupla com Mangala no eixo defensivo, Danilo e Quiñones ocuparam as laterais e Abdoulaye surgiu ao lado de Castro no meio-campo; Atsu, Iturbe e Kelvin formaram o tridente que devia ter servido Kléber de forma mais eficaz.
Com o Santa Eulália a procurar praticar um futebol positivo e de olhos no ataque – dentro das fortes limitações do "parente pobre" -, e um FC Porto em passo lento mas sempre controlado, só aos 31 minutos é que os Dragões chegariam ao golo. Danilo cavalgou metros, foi ao ataque e numa das raras vezes que o FC Porto atarantou as ideias do Santa Eulália a bola entrou. O internacional Brasileiro atirou forte, de pé esquerdo, e nem São Bento foi capaz de travar a vantagem Azul e Branca.
Tudo normal, portanto, sem exageros numéricos nem um FC Porto de "chicote" a impor a sua superioridade. Foi, ainda que a espaços, um jogo dividido na posse de bola, e o Santa Eulália acabou por "cheirar" em dois momentos o golo na primeira parte: aos 13 minutos, Nélson atirou ao lado, enquanto aos 44’ a defensiva Portista acabou por resolver o imbróglio. Pelo meio, aos 42 minutos, um erro de Rui Costa, o árbitro, que deixou passar em claro um corte com a mão de Abdoulaye quando o homem do Santa Eulália ficava de frente para Fabiano.
Sempre com a Liga dos Campeões no plano de gestão – o FC Porto recebe o Dynamo Kyiv na próxima quarta-feira -, Vítor Pereira deu ritmo a Varela e Miguel Lopes e minutos no meio a Danilo, o homem que acabou por resolver a eliminatória. Aos 67’, Atsu ficou a centímetros de fechar o jogo, mas a bola bateu na trave, e o Santa Eulália deixou a Taça de Portugal com o mérito de um resultado tangencial e de ter mantido a eliminatória em suspenso até ao apito final; até porque aos 95(!) minutos esteve muito perto da igualdade. Bravo, rapazes!
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Christian Atsu

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Santa quê?

Santa é a minha paciência para resistir a assistir a um jogo destes que mais parecia daqueles amadores do género solteiros contra casados!

Estes profissionais, pagos a peso de ouro não terão vergonha?

Onde ficou a responsabilidade de envergar a camisola do FC Porto? E o respeito por quem pagou para assistir a este deprimente espectáculo?

Agora que continuem a chorar porque não são convocados para jogos contra equipas mais fortes que esta do Sta. Eulália!

Tenham vergonha na cara e comportem-se como profissionais briosos.

Desculpem-me este desabafo, mas é preciso ter pachorra!