quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Parabéns Vítor!

Não quero influenciar de forma alguma a votação da sondagem que está a decorrer aqui no Mística, mas tenho de tirar o meu chapéu a Vítor Pereira que de uma Temporada para a outra evoluiu imenso. O Homem de Espinho deixou de ser aquele “bicho medroso” que todos víamos nas Conferências de Imprensa para passar a ser o Líder de uma equipa que necessita desta figura para dar o seu melhor.
 
Vítor Pereira deixou de ser o Vitinho e passou a ser o Treinador do Futebol Clube do Porto e de todos os Portistas. Naturalmente que VP ainda apresenta algumas limitações. A que sobressalta mais à vista tem a ver com a leitura de jogo. Se repararmos antes de realizar uma substituição o Treinador do FC Porto aconselha-se sempre com o seu Adjunto. E quando falo de Adjunto não me estou a referir ao incompetente Rui Quinta mas sim ao jovem Filipe Almeida. 
E já agora, muita gente tem atirado as culpas ao relvado do Dragão pelas lesões que assolaram a Equipa Azul e Branca na recepção ao CS Marítimo, mas tal não é bem assim porque estas mesmas lesões em nada tem a ver com o estado do relvado mas sim com a preparação física dos Jogadores. É nisto que dá entregar a Preparação Física ao “fabulástico” Rui Quinta. Este é outro dos defeitos de Vítor Pereira que espero que seja resolvido a longo prazo.
 
E há também que chamar a terreiro a recente capacidade de Vítor Pereira de conseguir fazer omeletas sem ovos. Já aqui o disse e repito, o actual Plantel do FC Porto é curto uma vez que as opções do meio campo resumem-se a Fernando, Castro, Moutinho, Defour e Lucho. Sempre que o Treinador quer apresentar outro esquema táctico tem de recorrer a adaptações que só resultam quando bem trabalhadas. E para mais nenhum dos Atletas que aqui enunciei se assemelham no estilo de jogo, ou seja, por muito que coloquemos o Defour no lugar de Fernando este nunca terá um rendimento igual ou melhor que o Brasileiro por exemplo. 
 
Mas para mim o aspecto onde Vítor Pereira melhorou imenso foi na Disciplina. E acredito que a Estrutura Azul e Branca o tenha ajudado muito a impor o respeito pela sua pessoa. 
 
VP tinha herdado uma Equipa que na época transacta tinha ganho tudo e eram alguns os Jogadores Chave que estavam desejosos de sair do Ninho do Dragão. Houveram algumas saídas mas os que cá ficaram foram exemplarmente avisados de que os abusos da Temporada anterior não se iriam repetir. É aqui que entra Rolando. 
É a mais pura das verdades que Rolando ficou a contra gosto no FC Porto pois queria sair para Inglaterra e também é verdade que este recusou algumas propostas para deixar o Plantel Azul e Branco no início das hostilidades. Havia então que tomar medidas drásticas e demonstrar aos Jogadores que quem manda é o Presidente e o Treinador e mais ninguém. Rolando passou de titular indiscutível a mais um que faz companhia aos Adeptos nas Bancadas. Uma demonstração de força da parte da Direcção e equipa Técnica que merece o meu inteiro aplauso.
 
Por tudo isto, e pelo que está para vir, parabéns Vítor. Continua com o bom trabalho e não te deixes levar por certos “assobiadores profissionais”, pois hoje insultam-te mas amanhã já te adoram.

Sem comentários: