quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Gaspar e os seus Acólitos

Esta canalhada que (ainda) nos (des)governa trouxe-me à memória uma série televisiva dos primórdios da RTP (ainda não havia os canais benfiquistas SIC e TVI), há tanto tempo, vejam lá, quando não tínhamos que aturar os paineleiros da treta, o gomes da selva, o talhante dos fígados estragados ou o asno pomposo de Sintra.

Provavelmente inspirada nas sitcom americanas, autênticas personagens das comédias de boulevard, desfilavam para gáudio dos espectadores, interpretando papéis caricatos. Gaspar era um ajudante de barbeiro na pele do nosso Camilo de Oliveira que desafiava Artur Agostinho, dono da barbearia. Quando o ajudante com os seus dichotes passava os limites do razoável logo o Mestre ordenava: - Ó senhor Gaspar! Vá já varrer a loja.
Queria na sua infinita sabedoria explicar ao ajudante que não devia “passar além da chinela”. Camilo, meio a gaguejar, meio a resmungar lá cumpria a tarefa. Agora os papéis inverteram-se e quem se passa dos carretos não é o pobre do Gaspar mas outra personagem que ninguém sabe onde foi desenterrado, um tal Carlos Moedas. O Gaspar dos nossos dias, mais merceeiro do que ministro, devia explicar-lhe que as receitas fiscais descem porque não há consumo, porque o FMI não deixa, porque em vez de “animar” o negócio, despede, corta salários e pensões… porque… porque… enfim! Devia mandar Moedas varrer a loja…

As últimas notícias do anfiteatro, dão-lhe uma boa desculpa. Sugerem que os senhores que aprovam as leis, ou andam todos bêbados, ou são amigos da senhora Merkel, ou tiraram os seus cursos na mesma faculdade do senhor Relvas. Quando eu estudava (bons tempos) tinha um professor de Cálculo Comercial que sempre que um aluno largava uma calinada dizia: - Hum! O amigo deve ter andado na “escola da cadela”. Estes que por lá vegetam, não sei donde saíram mas lá que deve ter sido de uma “escola” bem rasca, deve.

Glória Araújo a alcoólica do PS (o partido não tem culpa, anda lá outro do CDS, João Almeida, que sofre do mesmo vício) tem uma particularidade interessante. Pertence a uma tal Comissão de Ética que, em boa verdade, ninguém sabe para que serve, deve ser uma espécie de Conselho Superior de Desporto. O tal rapazito de outro partido (PSD) Carlos Moedas, não sei se também bebe, é mais para o género da brigada do croquete, arreganha-se todo a defender o Relatório do FMI que nos leva (como o senhor Gaspar) couro e cabelo.
Transpondo o caso para o futebol que é do que este blogue gasta, recordo-me doutro borrachola, José Diogo Quintela (aquele zbórdinguista dos anúncios da MEO que parece uma rolha), também detido por consumo exagerado de álcool, isto sem falar nos tonis e vilarinhos, que talvez por isso, conseguiram inúmeras benesses para a construção do galinheiro.
Outra das modas nos pasquins da Capital é desancar nos atletas que andam por esse mundo fora a representar Portugal, mas com uma particularidade: se tiverem jogado no clube da treta são os mais maiores (Di Maria, Coentrão, Ramires, David Luiz, Simão Sabrosa etc.). Se forem do FC Porto são “uns desgraçados”, vêm repatriados com a mala de cartão ás costas, mesmo que todos lhes reconheçam qualidades (Deco, Pepe, Ricardo Carvalho, Raul Meireles, Quaresma, e claro, Hulk). Todos aqueles que o clube da treta viu passarem por um canudo, têm agora que ser achincalhados. Então quanto aos treinadores nem é bom falar. Mourinho, Jesualdo e Villas-Boas que lhes comeram as papas na cabeça são os alvos preferenciais da pasquinada lisboeta, isto já sem falar na vergonhosa pressão que exercem sobre o nosso treinador actual.
Assim vai o Mundo, uns para baixo e outros para o fundo (não confundir com Fund, a casa de penhores, também conhecida como BES) que (ainda) sustenta a “instituição”. Esperem pela volta que o senhor Moedas trata-lhes da saúde! É só o FMI mandar…

Até à próxima

2 comentários:

Shadows disse...

José Lima, atenção que nem todos os lisboetas são assim.

O Mourinho, da minha parte, nunca será atacado pois tem sido igual a si próprio, sempre.
Pepe e Ricardo Carvalho idem. Foram umas grandes vendas vossas, e são grandes jogadores, embora o Ricardo seja um otário pois cuspiu na mão do Mourinho e agora tá tramado.

Já o Hulk é outra história...e até agora ele ainda não mostrou na Russia de que estou enganado.

JOSE LIMA disse...

Ok Shadows, obrigado por ter comentado.
Como sabe eu costumo ler o "geração benfica" que tem coisas interessantes e, por vezes, comento.
Também recordo com saudade as "discussões" até ás tantas, no extinto Futebolar. Lembra-se que o Viriato me chamava "manga de alpaca"? Ih!Ih!Ih!
Como está a Lua que gostava tanto do David Luiz? Bons tempos em que o Fernando Tavares ainda tinha paciência para comentar...
Mas sabe? Por vezes também perco a paciência. Estou farto das trapalhadas do tratador dos árbitros. Acho que só os prejudica quando os mete na boca do lobo.
Abraço