quarta-feira, 29 de maio de 2013

Circo no Estádio

“Os portões abrem às 15 horas”, anunciavam os panfletos da FPF. Estava tudo preparado para receber a Prova Rainha, leia-se: “a salvação da época”! A Liga ZON Sagres já não interessava para nada, a final da Uefa League idem, nem mesmo a Taça Lucílio Baptista tinha qualquer importância. O Instituto de Desporto, responsável pelo recinto, a Misericórdia de Lisboa que vive à custa das Apostas, e o Estado, o querido Estado, todos pegavam no andor.
 
O maior-espectáculo-do-mundo anunciava-se nos pasquins, rádios e queridas televisões. Ilusionistas, equilibristas, saltadores, trapezistas, trupes de faz-tudos e até o Palhaço-Mor da cavacada, enchiam o recinto. Os vermelhos pulavam de contente. Pudera! Era a salvação da época. Nos camarotes os azeiteiros da política acotovelavam-se para aparecer na foto. Na primeira fila, Santana Lopes vestido de pobre, com a barba por fazer, responsável por um empurrão que permitiu ao clube da treta construir um estádio, lembrava-se dos votos que ele e o partido tinham conseguido. Nem mesmo o presidente da câmara, benfiquista do coração, que anda às voltas com o Tribunal de Contas e o processo da EPUL, pareceu muito incomodado quando chegou à Câmara e a encontrou falida.
 
Mais atrás, os lambe-botas. Seara, o vaidoso de Sintra; Mira Amaral que comprou um banco por 5 coroas; Arnault, Humberto e João Pinto um trio-maravilha que se dependurou na FPF; Mário Figueiredo, o coveiro da Liga. Cavaco, mais à ponta, compunha o ramalhete, talvez com saudades dos habituais membros da quadrilha, Duarte Lima, Isaltino Morais, Macário Correia, e Oliveira Costa, presume-se que todos em férias.
Vieira, o director do Circo, observava atento. Meninas vestidas de branco como convém, esvoaçavam na pista, perante o olhar embevecido das mães, matronas de vermelho, os Colaços, grupo de jovens atiradores de facas, e os cãezinhos amestrados do presidente dos árbitros. O pobre do atrasado mental, na ânsia de nomear lacaios afectos ao clube da treta, criara tamanha confusão nas últimas nomeações da Liga que para a grande festa sobrou apenas um, vindo da terra dos parolos.
 
Sentia-se o cheiro característico das bifanas, cachorros, febras grelhadas e tintol, que os visitantes consumiam desde muito cedo. Manuel Sérgio, o filósofo de serviço, já tinha hipnotizado o presidente e o treinador. Os artistas aqueciam lá fora com o preparador motivacional Evandro Mota, descoberto no Amazonas.
Tudo funcionava como previsto. O Palhaço-Mor levantou o braço direito, o espectáculo podia começar. E começou mal para os parolos. Uma biqueirada mal medida fez a gorduchinha estoirar num dos anões do Circo que jogava lá na frente, e entrar junto ao canto direito da guarita dos guerreiros. No exterior estralejavam os foguetes. As rulotes usadas no picnic pediram reforços para atender a clientela enquanto outras já se dirigiam para o Marquês.
 
“Reservado está o bocado para quem o há-de comer”! E não é que em 3-minutos-3, os convidados para a ceia do Senhor alteram o programa do Circo e amandam 2 batatas para dentro do galinheiro? O “dorminhoco” que estava a dormir em campo e tinha sido mandado dormir para o banco não gostou mesmo nada daquilo, acordou, e apontou o dedo ao treinador e aos colegas, talvez inspirado no Carlos Lisboa que também mete os dedos num buraco.
Resta à “instituição” mudar o nome ao Circo. Que tal Sérvios Lisboa e Benfica? Pelo menos já se anunciam seis na BOLHA que é quem sabe destas coisas. O pasquim faz com que os sócios “acarditem” naquilo. Dizem que “ali anda bruxedo”. Nada melhor que pedir ao seu colunista, o beato Félix, que interceda junto do Francisco-Exorcista, para quando vier a Fátima passar pelo Circo da Luz e benzer o clube da treta.
 
Até à próxima

1 comentário:

Hugo Vilas Boas disse...

O dia da conquista da Taça de Portugal:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GnC_3z8Jn94

o momento: 06:50 min.

é NOSSA...!!! Vitória SC até morrer...!!!