terça-feira, 30 de julho de 2013

O Cantinho das Modalidades (versão férias)

Basquetebol
 
Miguel Queiroz, o mais recente reforço do Dragon Force, já esteve no Dragão Caixa e conheceu os cantos à nova casa. Nas primeiras palavras como atleta dos Azuis e Brancos, o poste internacional Português revela sentimentos, objectivos e expectativas para o novo desafio na carreira.
 
"É um orgulho poder representar este clube. Aqui, as expectativas são sempre altas e só se pensa em ganhar. De qualquer forma, o objectivo principal deste projecto é formar jogadores, e é para isso que aqui estou. Quero continuar a crescer e a evoluir, tal como os meus companheiros. Queremos ser uma equipa competitiva", começa por afirmar Miguel Queiroz, de 22 anos e 2,02 metros de estatura.
 
Revelando já ter conversado com Moncho López relativamente às metas traçadas para a época que se avizinha, o atleta que veio do Illiabum Clube sublinha a sua felicidade pela escolha que fez. "Dei um passo em frente na minha carreira ao vir para este grande clube. Muita gente gostaria de estar no meu lugar e eu só tenho de agradecer às pessoas que acreditaram no meu valor. Agora resta-me retribuir dentro de campo”.
 
Andebol
 
O FC Porto Vitalis fez na passada terça-feira, no Dragão Caixa, a sua apresentação para a época 2013/14. O treinador Ljubomir Obradovic e o capitão Ricardo Moreira mostraram-se optimistas, antevendo uma época em que a equipa Pentacampeã Nacional tem os objectivos de sempre: Supertaça, Campeonato, Taça e qualificação para a Liga dos Campeões.
 
O treinador do FC Porto começou por abordar esta nova época com um plantel com poucas mexidas, mas com duas adições de peso, Alvaro Ferrer e David Davis (ambos ex-Atlético de Madrid): "Começamos agora a trabalhar numa época nova e acreditamos que o plantel tem qualidade. Temos agora este mês e meio de preparação e, logo de seguida, começam os jogos e estou optimista quanto ao futuro. Temos também dois jogadores novos, com grande experiência na Liga ASOBAL (Espanha) e na Liga dos Campeões, e penso que irão adaptar-se facilmente ao grupo. Vamos ver como reagem aos primeiros contactos com a equipa e a forma como se integram no nosso esquema de treinos e estilo de jogo", comentou Ljubomir Obradovic.
 
Em relação aos objectivos para esta nova época, o treinador foi claro: "O nosso primeiro objectivo é ganhar o campeonato e a taça. Sabemos que não é fácil jogar nas competições europeias e conseguir a qualificação para a Liga dos Campeões - e a prova disso é que temos estado sempre perto, apesar de me parecer que o 'perto' tem sido sempre muito longe. Uma coisa é certa: temos plantel, dirigentes e adeptos para podemos entrar na Liga dos Campeões", reforçou, recusando ainda comparações com os anos anteriores: "Não gosto de comparações. Agora estamos no presente e olhamos para o futuro", concluiu.
 
Por seu lado, o capitão de equipa, Ricardo Moreira, confessou o estado de espírito do grupo neste início de época: "Temos pensado principalmente na Liga dos Campeões porque é um objectivo que vem fugindo há cinco anos. Todos temos aspirações em chegar essa fase que o clube ainda não atingiu", comentou. Quanto aos novos reforços, reforça que a integração tem decorrido com normalidade e expressa um desejo: "Espero que eles venham trazer mais experiência e um pouco mais de estabilidade à equipa, que é isso que nos tem faltado nos momentos decisivos das provas europeias. Têm um currículo que fala por si, com conquistas muito importantes e certamente vão adaptar-se com facilidade. Acredito que têm tudo para conseguir grandes êxitos no FC Porto".
 
Quanto ao Campeonato Nacional e o favoritismo dos Dragões, o capitão dos pentacampeões nacionais foi claro: "Somos favoritos porque ganhamos as últimas cinco vezes. No resto, partimos em igualdade de circunstâncias com os outros clubes que lutam tanto ou o mesmo que nós para ganhar esse troféu. Antes de jogar, teoricamente, somos todos candidatos ao título, mas agora é preciso provar no campo", completou.
 
A meta histórica do hexacampeonato não foi esquecida por Ricardo Moreira: "Partimos com esse objectivo em mente, mas sabemos que primeiro temos o apuramento para a Liga dos Campeões e a Supertaça com o Sporting. Vamos pensar num degrau de cada vez, como temos feito nos últimos cinco anos. Essa tem sido a forma como temos conseguido somar êxitos e vai ser assim que vamos conseguir mais êxitos ainda".
 
Ainda no Andebol Portista há que dizer que a antiga glória do andebol Portista, Manuel Arezes abraçou um novo desafio na modalidade em que se tornou uma referência de Dragão ao peito. Outrora capitão do FC Porto, enquanto jogador, Manuel Arezes é agora o novo Director-adjunto do andebol Azul e Branco, completando assim a estrutura directiva da secção no clube do coração.
 
Chegou ao FC Porto em 1993, proveniente do Vigorosa, e aqui ficou durante 16 anos, até decidir retirar-se no final da época 2008/09. Saiu em grande estilo, erguendo o primeiro troféu de Campeão Nacional da história do Dragão Caixa. Mais de 16 anos e 13 títulos depois, a referência de nome Manuel Arezes vai voltar a sê-lo fora das quatro linhas.
 
Agora, o antigo capitão Portista será, entre outras coisas, um elo de ligação privilegiado entre a estrutura directiva e o plantel Pentacampeão Nacional, mantendo uma relação muito próxima com o vice-presidente Adelino Caldeira, o director António Borges e o director-geral José Magalhães.
 
O ex-pivot, Manuel João Maia Arezes, nascido a 3 de Março de 1977, chegou ao FC Porto na temporada 1993/94, tendo conquistado cinco campeonatos (2002/03, 2003/04, 2008/09, 1998/99 e 2001/02), três Taças da Liga (2003/04, 2004/05 e 2007/08), três Supertaças (1999/00, 2000/01 e 2002/03) e duas Taças de Portugal (2005/06 e 2006/07).

Sem comentários: