sexta-feira, 23 de agosto de 2013

¡¡Hala Madrid!!: Põe-te a pau Carlo

Começou La Liga BBVA. E começou com o FC Barcelona a golear e com o Real Madrid CF a ter de dar o litro para vencer o jogo que realizou em casa com o Bétis de Sevilha. Mas mais importante que a vitória de um Real que ainda tem muito que melhorar foi notar que apesar de tudo Ancelotti consegue ser justo com os seus Atletas. Vamos por partes.
 
Confesso que não sou grande fã do italiano. Tal como faço com qualquer novo treinador dou tempo para que este mostre aquilo que é capaz e se no final tiver de lhe dar os parabéns não terei problemas em faze-lo. 
 
E uma das coisas em que tenho de felicitar o Carlo e onde tenho de reconhecer que estava errado tem a ver com a justiça com a qual este elabora o seu onze inicial. Tal como com Mourinho, não existem estatutos e muito menos lugares cativos e apenas é escalado para o onze inicial o Jogador que na altura dê reais garantias ao Treinador.
 
Foi isto que Ancelotti fez quando resolveu apostar em Diego López em detrimento de Iker Casillas. Desde a época anterior que Diego tem vindo a mostrar segurança na baliza Madridista e também desde a temporada anterior que Iker tem mostrado que é bem melhor ao serviço da Selecção Espanhola do que na Casa Blanca. Só não vê tal coisa quem não tiver capacidade para tal ou quem tiver por mero objectivo prejudicar os interesses dos Merengues em detrimento da mesquinhice pessoal.
 
Naturalmente que depois deste gesto corajoso de Carlo a pressão mediática regressou em força e começou a movimentar as suas “pedras” no claro sentido de colocar á força Casillas Na baliza Madridista. Naturalmente que tais pressões se devem ao facto de a companheira de Iker ser a jornalista mais mediática de Nuestros Hermanos. O resto o Espanhol vai fazendo nas Redes Sociais e pelo que se lê por esta imprensa fora Casillas não perdeu tempo e já começou a dar corpo ao seu descontentamento…
 
O problema é que esta coragem e justiça de Ancelotti têm obrigatoriamente de ser acompanhada de resultados e de jogos em condições. E não foi nada disto que se viu no último jogo do Real Madrid CF.
 
È verdade que a equipa Sevilhana de Pepe Mel é muito complicada de se defrontar, assim como também é verdade que estamos no início de uma nova temporada com um Treinador noivo e ideias novas, assim como também não é menos verdade que a forma de jogar de uma equipa não muda em tão pouco tempo, mas ao real Madrid CF exige-se sempre algo mais do que uma vitória caseira sobre o Bétis. É que do outro lado da barricada está um FC Barcelona que tem por base um grupo unido em torno da sua maior estrela.
 
Foi muito pela falta da união que o Real de mourinho não foi mais longe do uma Copa del Rey e uma La Liga. Se houver união dentro do plantel os erros defensivos desparecem e os resultados positivos começam a acumular-se rapidamente com as consequências positivas que todos queremos ver. Mas para isto é preciso que todos estejam dispostos a remar para o meso lado quer joguem, quer fiquem no banco ou na bancada.
 
Só que o dito símbolo do Madridismo não parece estar muito virado para este lado e se o Carlo não se puser a pau vai seguir o mesmo caminho que o José para mal de todos nós…