quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Luis Magalhães ganha processo 8 anos depois

Foram necessários oito anos para que os tribunais anulassem uma suspensão de três meses a um dos mais aureolados e prestigiados técnicos portugueses de sempre. Luís Magalhães, actual treinador da formação angolana Recreativo do Libolo, acaba de ganhar um processo â Federação Portuguesa de Basquetebol, organismo que, em 2005, aplicou uma sentença ao então treinador do FC Porto e adjunto do seleccionador Valentyn Melnychuk na Selecção Nacional de seniores masculinos.
Magalhães denunciou em directo na RTP, no programa “Morte Súbita Nos Campos Desportivos”, conduzido por Cecília Carmo, que o estágio da equipa das quinas realizado em Rio Maior em Agosto de 2004 se iniciou sem que os atletas tivessem realizado os exames médicos desportivos obrigatórios nos termos da lei, os quais só seriam efectuados dois dias após o arranque da concentração. Mais: o técnico insurgiu-se naquela época contra o facto de terem sido os próprios jogadores ao serviço da Selecção Nacional a pagar do seu próprio bolso os exames realizados. Acusações que seriam confirmadas pelos próprios basquetebolistas internacionais.
Por causa destas denúncias, a FPB, liderada por Mário Saldanha aplicou uma suspensão de três meses a Luís Magalhães por alegadamente ter difamado a federação, pena que impediu o timoneiro dos dragões de orientar a equipa no banco dos suplentes. Inconformado com a decisão federativa o treinador, agora com 55 anos, recorreu para os tribunais, que acabaram por anular esta sentença em Maio de 2013.
Em declarações a A BOLA, Luís Magalhães mostra-se satisfeito por finalmente lhe ter sido feita justiça. “Apesar de ter demorado muito tempo, foi reposta a verdade e isso é o mais importante. A federação ofendeu o meu bom nome e impediu-me de exercer a minha profissão”. O técnico, que tem mais um ano de contrato com o Recreativo de Libolo e esteve recentemente dos EUA para assistir às finais da NBA entre Miami Heat e San António Spurs, já avançou com um novo processo judicial e pedido de indemnização por danos morais e patrimoniais que lhe foram causados pelos responsáveis federativos.
Luís Magalhães é conhecido nos meios basquetebolísticos nacionais por papa-títulos! Venceu dois campeonatos ao serviço da Ovarense, três na Portugal Telecom e um no FC Porto. Já em Angola, foi tricampeão pelo 1º de Agosto, arrebatou o 10º Afrobasquet com a selecção angolana, a qual qualificou e orientou durante o Mundial da Turquia em 2010. In A BOLA
Comentários para quê? O senhor Saldanha é um coveiro português.
Até à próxima

Sem comentários: