quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Olhar os Rivais: Sporting Clube de Portugal

Descodificar as equipas na pré-temporada é algo de complicado, mas levar a cabo tal exercício quando queremos analisar o Sporting Clube de Portugal revela-se uma tarefa hercúlea porque estamos a falar de uma equipa nova em todas as vertentes. E mais difícil fica fazer tal cosia quando temos um Presidente que manda mais no plantel do que o Treinador.
Comecemos então pelo Treinador. Leonardo Jardim chegou há bem pouco a tempo a Alvalade. O Técnico Madeirense não é nenhum José Mourinho mas tem por hábito cumprir com aquilo que lhe é exigido. Se o deixarem fazer uma boa equipa algo de muito positivo poderá suceder ao Sporting no longo prazo.. O problema é que no Sporting CP se vai do oito ao oitenta de um momento para o outro e isto destrói qualquer projecto. Para mais Bruno de Carvalho não vai dar tempo para que o seu Treinador possa evoluir a “matéria-prima” que tem á sua disposição pois a sua sede de protagonismo seca tudo à sua volta.
Quanto ao Plantel, tal como já aqui o disse, é um Plantel novo e muito jovem. Com falta de fundos os Viscondes tem de recorrer forçosamente à sua Academia de Formação e pode-se dizer que já encontraram alguns diamantes em bruto. Adrien Silva é um deles e se lhe derem espaço e oportunidades poderá estar ali o Jogador sensação deste Sporting. Wilson Eduardo, de regresso a Alvalade depois de uma série de empréstimos, também parece que vai ser uma das pedras fundamentais da equipa de Jardim e vamos a ver o que fazem Tiago Ilori e Eric Dier.
Relativamente aos reforços, Fredy Montero não mostrou muito mais que Ricky van Wolfswinkel, Maurício não parece ser nada de especial e não é muito melhor que Rojo, Welder e Evaldo idem, aspas, aspas, Salim Cissé vai ser uma arma que o Treinador utilizará quando tiver recorrer ao famoso “chuveirinho” para a área e Gérson Magrão é que será sem sombra de dúvida a grande contratação Leonina que irá revolucionar o meio campo Sportinguista.
Resumindo e concluindo, o Sporting Clube de Portugal versão 2013/14 não é muito diferente do da edição anterior da Liga Zon Sagres. Não vai ser novamente Patrício e mais dez até porque desta vez este conta com mais valores no Plantel, mas se a Direcção Leonina se lembrar de meter o nariz onde não é chamada e regressar de novo a habitual “calimerice” o Sporting não vai fazer melhor que na época anterior.
 
Contudo não se deve olhar para este Sporting CP de “cara lavada” numa de superioridade porque este pode ter ao seu dispor uma equipa jovem mas tem imenso valor. Atenção às sobrancerias Paulo Fonseca & Companhia.

Sem comentários: