segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Entrou areia na engrenagem

À 5ª jornada da Liga Portuguesa, o Tricampeão Nacional FC Porto deixou os primeiros pontos pelo caminho. Na ressaca da ronda europeia, Estoril Praia e FC Porto empataram 2 x 2, na Amoreira, com os Dragões a segurarem a liderança isolada da Liga, agora com mais um ponto que o SC Braga.
A partida teve, obviamente, um sabor especial para Licá, internacional Português que no final da última época trocou o Estoril Praia pelo FC Porto. O avançado Português tem sido uma das peças-chave da equipa montada por Paulo Fonseca e voltou a ser determinante.
Aos 26 minutos, Licá isolou-se a passe de Varela e na cara de Vagner não perdoou. O golo dava vantagem aos Dragões e o avançado, em respeito pelo passado de «amarelo», não festejou o tento.
O golo Portista não incomodou o Estoril que respondeu de imediato, com Bruno Miguel a desviar um cruzamento de Evandro ao poste da baliza à guarda de Helton. Depois do aviso, o golo, que nasceu de uma grande penalidade mal assinalada. Otamendi joga a bola com o braço fora da grande área Portista, mas Rui Silva decidiu-se pelo castigo máximo que Evandro não falhou.
A segunda parte voltou a mostrar um Estoril desinibido e sem receios do líder. A equipa de Marco Silva entrou bem na segunda parte e antes de Jackson virar o jogo para o lado Azul podia ter chegado à vantagem. Luís Leal, aos 60 minutos, rematou cruzado e ficou a centímetros do golo.
No entanto, a grande exibição dos «Canarinhos» quase ficava sem efeitos práticos, porque um FC Porto longe de ser brilhante – tal como em Viena – voltou a ser letal na finalização. Jackson Martínez, aos 66 minutos, foi servido por Lucho e não falhou, devolvendo os Dragões à liderança no marcador.
Mas este Estoril tem estofo mental e sobretudo muito futebol, exibido na sua plenitude. Por isso, ao golo de Jackson a equipa da casa voltou a responder com o empate, aos 80 minutos, por intermédio de Luís Leal, que após um excelente trabalho de Javier Balboa aproveitou um ressalto para fazer novamente o empate na Amoreira.
A partida era agora pertence da equipa da casa, que logo após o empate ficou muito perto do terceiro golo em duas ocasiões, sempre com Luís Leal no epicentro do futebol ofensivo dos «Canarinhos». Mangala andava às voltas na marcação ao avançado Brasileiro que só por azar não ofereceu os três pontos à sua equipa.
Os últimos 10 minutos foram de grande intensidade, com o FC Porto a procurar reagir ao bom futebol do Estoril, e Alex Sandro, em cima do minuto 90, obrigou mesmo Vagner a uma defesa apertada. O empate, no entanto, prevaleceu e o FC Porto deixa os primeiros pontos pelo caminho perante um Estoril que é um regalo para a vista do adepto.

Retirado de zerozero

Melhor em Campo: Lucho Gonzalez

1 comentário:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Venho há semanas patenteando a minha preocupação em relação ao momento da equipa. Este jogo não a dissipou nem um pouco.

A equipa está lenta, sem ideias na fase de construção, onde perde muitos passes e não consegue a ligação do jogo. A defender parece-me desconcentrada e até atarantada, acumulando uma série de erros primários, que a serem convenientemente explorados, poderiam ter já feito ainda mais mossa. O ataque peca por excessivos erros na recepção da bola e no desperdício de golos feitos.

A mecanização ganha-se nos treinos e assim até parece que os atletas estão lá a fazer tudo menos o que é necessário.

Terça-feira vamos ter o teste mais sério desta época e vem na pior fase, desde que começaram as competições.

Preocupação continua pois a ser o meu estado de espírito.

Um abraço