quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Cantinho das Modalidades

Natação
 
A nadadora Portista Maria Francisca Cabral quebrou o recorde nacional juvenil dos 400m, nos Nacionais de Juvenis e Absolutos, que se estão a disputar desde quinta-feira, nas Piscinas do Jamor. A nova marca, de 4m26s20, tira mais de dois segundos ao anterior recorde (4m28s67), que vigorava há 33 anos.
 
Curiosamente, o recorde pertencia a Alexandra Silva, na altura nadadora do FC Porto e, hoje em dia, nadadora Master do clube.
 
Boccia
 
Pedro da Clara foi convocado para o Campeonato do Mundo de Boccia, que decorre de 19 a 28 de Setembro em Pequim, na China. O atleta do FC Porto vai competir na classe BC 4.
 
A competição deverá reunir 180 atletas, de 30 países.
 
Andebol
 
A EHF (Federação Europeia de Andebol) antecipou em um dia os jogos do grupo dois do torneio de qualificação para a Champions League, a principal competição europeia de clubes. Assim, os encontros serão disputados a 5 (meias-finais) e 6 (final e encontro de atribuição de terceiro e quarto lugar) de Setembro, em vez de 6 e 7 de Setembro.
 
Foi ainda confirmado que o HC Hard, da Áustria, exerceu o direito de organizar a competição, que se vai assim disputar no Sporthalle am See, em horários ainda a definir. O clube Austríaco será precisamente o adversário do FC Porto na primeira meia-final. Em caso de vitória, os Dragões disputarão com o vencedor da outra meia-final (entre o cabeça de série Zaporozhye, da Ucrânia, e o Junior Fasano, de Itália) o acesso à fase de grupos.
 
Entretanto, a equipa já prepara a nova época e a apresentação oficial à comunicação social será esta quinta-feira, 31 de Julho, às 17h30, no Dragão Caixa. Recorde-se ainda que a estreia em competições Portuguesas terá de ser adiada devido à coincidência de datas do torneio de qualificação com a primeira jornada do Andebol 1.
 
Hóquei em Patins
 
O sorteio do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins ditou que o FC Porto Fidelidade receba, na jornada inaugural, o Candelária, em encontro agendado para 4 de Outubro.
 
Os Dragões defrontam o actual Campeão Valongo na 13.ª e na última jornada (26.ª), em encontros agendados para 3 de Janeiro e 16 de Maio de 2015, e o Benfica na 11.ª e na antepenúltima, a 13 de Dezembro de 2014 e 18 de Abril de 2015, numa competição que inclui agora apenas 14 equipas.
 
O Campeonato conta com dois novos clubes - o Tigres, Campeão da Segunda Divisão, e o CD Póvoa - e o sorteio foi, tal como na época passada, condicionado, colocando FC Porto, Valongo e Benfica frente-a-frente nas últimas três jornadas de cada volta.

Sem comentários: