terça-feira, 2 de setembro de 2014

Pensamento da Semana: Quantas vezes tenho de dizer o mesmo?

Os Dragões já realizaram 5 jogos oficiais. Dois relativos ao play-off da Champions e três da Liga Zon Sagres. Em todos eles, com maior ou menor dificuldade, os Portistas venceram fazendo deste arranque de Temporada o melhor de sempre do Clube tendo este FC Porto de Lopetegui destronado o FC Porto de AVB.
 
É portanto natural que haja já alguma euforia na Nação Azul e Branca. Para mais os Rivais de Lisboa jogaram entre si e perderam pontos para o Clube da Invicta. Mas seria de bom-tom que este entusiasmo e euforia abrandasse. Ou melhor, seria muito bom que nesta altura do Campeonato houvesse uma euforia contida para se evitar o mesmo cenário da época anterior que acabou da forma desastrosa que todos sabemos. 
 
Convêm relembrar os mais esquecidos que o FC Porto de Paulo Fonseca também arrancou muito bem e por esta altura Benfica e Sporting já tinham jogado entre si e empatado… Depois tudo começou a correr mal após a fatídica derrota ante o Atlético de Madrid e só acabou no filme de terror que foi a recta final da época 2013714.
 
Por isto vamos a ter calma. Muita calma e evitar vir para a Praça Pública com frases do estilo: “O Futebol Clube do Porto tem o melhor Plantel da sua História”. Isto porque falta a este Dragão do Basco Julen enfrentar um mau resultado e até mesmo um momento de má forma dos Atletas. 
 
Para mais não existem Plantéis perfeitos e completos. Existem, quando muito, Plantéis equilibrados que se não forem afectados por lesões acabam por funcionar mesmo sendo um lote pequeno de Jogadores. Não é por acaso que o Espanhol disse publicamente que queria mais um reforço para a sal equipa.
 
Portanto, vamos vivendo um dia de cada vez para não acabar tudo como da outra vez e termos os suspeitos do costume a atirar tochas ao autocarro do Futebol Clube do Porto ou envoltos em cenas de pugilato na bancada onde se situa o túnel de acesso aos balneários do Dragão.

2 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Caro Pedro,

Conquanto concordo com a sua análise, gostaria de lhe chamar a atenção para uma coisa.

Alguns Portistas mais avisados estão felizes sim, mas não por embandeirar em arco, caro amigo. Sabemos que o Campeonato é uma maratona, que não há jogos fáceis e que a Champions... bem.. é sempre luta.

Mas o positivo é o seguinte:

- Ao invés de uma hecatombe anunciada temos uma equipa forte, a começar a dar cartas, com uma enorme margem de progressão pela frente.

- Há um mês pensava-se que se estava a construir a equipa ao contrário, mas não. De trás para a frente, e bem. A coisa mais sólida que temos é a defesa. O meio campo está a começar a entrosar-se e o ataque também. Falta fluidez e ligação entre defesa e ataque? Sim! Mas estamos em Setembro.

- Quanto à afamada "armada espanhola", dois ou três titulares espanhóis não fazem nenhuma armada. Temos tantos, ou mais, brasileiros e ninguém se queixa.

- É um mito que não tenhamos tido jogos de difícil montada. A mim não me parece que quer Moreirense quer Marítimo sejam de fundo de tabela este ano. Nem mesmo o Paços. Mais, no caso do Moreirense, não vi um ataque em 92 minutos de jogo. Quer jogo mais difícil do que esse? E despachamos o Lille em 3 batatas.

- A questão de Lopetegui não é que ele tenha inventado a roda. É que ele é inconformista, mexe bem, em bom tempo e não sempre da mesma maneira, tem um discurso forte e não claudica com a imprensa. E sou dos que o apoia no dossier Quaresma. Quaresma é bom, dá um excelso contributo, mas é Julen quem manda na casa. E assim dá-se o exemplo. Pelo menos não se verga a "egos e super-egos" e não fica com um olhar vazio em campo.

- Lopetegui até tem um handicap que Fonseca não tinha chamado Lucho Gonzalés. Se Julen tivesse essa voz de comando e mística, nem estes pseudo-problemas teríamos.

Portanto: Vamos ganhar tudo? Não sei. Vamos construir uma equipa? Sim! Eu dou tempo para isso a Lopetegui. E o Pedro?

Abraço Portista.

Pedro Silva disse...

Jorge não me oponho a nada do que o meu caro expos.

Ao contrário de certas opiniões que tenho lido neste mundo global de nome internet, eu sou daqueles que dá sempre tempo ao tempo aos Treinadores e Planteis para demonstrarem tudo aquilo que sabem. Não sou adepto de chamar nomes ao Treinador e muito menos de ir para o Estádio do Dragão berrar com os Jogadores e insultar as suas mães.

Dito de outra forma, estou totalmente disposto a dar a Lopetegui todo o tempo do Mundo não lhe criando pressão absurda e esperando pelo final da Temporada para poder analisar o seu trabalho.
O problema que é visado no texto é o daqueles adeptos do nosso FC Porto que só querem vencer e vencer. Os tais que mal entram no Dragão já estão assobiar a equipa porque a bola é tocada para os lados e não para a frente. Aqueles que acham que o Clube tem de vencer dê por onde der e apelidam a isto e cultura de exigência, cultura esta que depois acaba sempre no lançamento de petardos ao autocarro da equipa quando os resultados são menos positivos.

E falta ainda um grande teste a este novo Porto. Falta ver como vai reagir a equipa a um desaire/jogo mais complicado. E espero que tal desafio venha o mais tarde possível, pois quanto mais se cultivar a confiança/moral da Equipa/Treinador melhor.

E para terminar, Ricardo Quaresma é uma peça fundamental do actual Plantel Azul e Branco. Mas esta tal peça fundamental é o Quaresma trabalhador e humilde que vimos ante o Moreirense não o arrogante que muitas vezes se "arrasta" pelo campo ao som das palmas.

Aquele abraço!