domingo, 9 de novembro de 2014

Só interessam os três pontos

Se há coisa que marcou pela negativa o Futebol Clube do Porto da época transacta foram as suas deslocações a Lisboa. De todas as vezes que os Dragões se deslocaram à Capital, não vencerem uma única. Empates e derrotas foram o pecúlio do FC Porto de Paulo Fonseca. E tudo começou no campo do adversário de mais logo: GD Estoril Praia.

Temos, portanto, que esta vista aos Canarinhos Lusos se reveste de uma carga psicológica enorme. Para mais os Azuis e Brancos então em campo a saber qual o resultado que o SL Benfica obteve na Madeira. Mais pressão do que esta era impossível. O que realmente nos leva a perceber porquê razão Lopetegui diz que este vai ser um jogo muito complicado.

Olhando para a equipa de José Couceiro rapidamente verificamos que a equipa manteve a fase da temporada anterior. Apenas se mudou o Treinador e a filosofia de jogo. E pelos vistos, para já, parece ter-se mudado para pior porque este Estoril de Couceiro é bem menos eficaz que o de Marco Silva. Não se está com isto a dizer que o jogo é mais fácil, até porque o Estoril quando joga com os ditos” Grandes” do nosso futebol costuma dar muito boa conta de si. O quês e está aqui a dizer é que com Couceiro o GD Estoril Praia ficou mais debilitado por vontade do seu Técnico que teimosamente aposta em Jogadores de fraca qualidade como é o caso do Guardião Pawel Kieszek.

Mas, não obstante a medianidade de Couceiro e as suas teimosias que lhe custam pontos, o Estoril conta com Jogadores muito bons que podem desequilibrar a partida a favor da equipa da Costa do Sol Lisboeta. Vágner, Yohan Tavares, Emídio Rafael (que tem sido um exímio marcador de golos através de livres), Matías Cabrera, Kuca, Tozé, Sebá e Kleber são nomes que Julen Lopetegui deve ter em linha de conta na preparação deste jogo. Dar espaço e confiança a estes Atletas pode revelar-se um acto fatal para as aspirações Portistas de regressar de Lisboa com os três pontos da vitória.

Espera-se portanto que o FC Porto mantenha a linha de jogo que apresentou em Bilbao. Uma equipa solta, dominadora e com uma posse de bola q.b. que lhe possibilite gerir da melhor maneira as variadas situações de jogo que vão surgir. Vai haver alguma rotação dado que o jogo no País Basco não foi fácil e há Jogadores que precisam de jogar para melhorar o seu jogo, mas também aí se espera que impere a racionalidade que temos visto desde o jogo de Arouca.

Julen Lopetegui convocou 18 jogadores para a deslocação do FC Porto ao terreno do Estoril, agendada para hoje, às 20h15, referente à décima jornada da Liga Portuguesa.

Comparativamente à convocatória para a viagem a Bilbao (2 x 0), da quarta jornada do Grupo H da UEFA Champions League, saem dos eleitos do Técnico Espanhol o guarda-redes Ricardo Nunes e o avançado Tello, sendo que este último, a contas com fadiga muscular, realizou treino integrado condicionado na derradeira sessão de trabalho antes do desafio com o Estoril.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Andrés Fernández (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Evandro, Herrera, Adrián López, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves e Aboubakar.

Onze provável (4x3x3): Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Casemiro, Herrera, Quintero, Brahimi, Quaresma e Jackson.

Vamos tentar disponibilizar alguns streams para que possam seguir esta partida em directo. Passem pelo Blog perto da hora do jogo.

Sem comentários: