terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Ponto de Ordem

LIGA - Fim de ano é altura de Assembleias-Gerais, Orçamentos e também Balanços. O melhor e o pior desta Liga. Começo com um apontamento cómico. O parvalhão que presidiu à anterior direção esqueceu-se de mandar retificar o Regulamento da II Liga no que respeita às descidas. Como houve aumento de clubes participantes (atualmente são 18) pelo Regulamento ainda em vigor, pasme-se, descem o 15º e o 16º, em vez do 17º e 18º. Naturalmente será corrigida a situação.
Depois do descalabro, a roçar o doloso, da gestão financeira a entrada de Luís Duque parece ter resultado. Resolveu o problema dos débitos aos árbitros, faltando ainda saber o resultado da indispensável auditoria externa para se avaliar em definitivo como estão as contas. Para já os clubes participantes na Taça da Liga prescindiram das receitas para equilibrar os prejuízos.
 
DIREITOS TELEVISIVOS – A trapalhada arranjada por Mário Figueiredo com o projeto da centralização na própria LIGA é uma bomba relógio. Primeiro porque está falida e não vejo como possa concorrer com operadores televisivos ou distribuidores de conteúdos por cabo. Depois porque um dos clubes, o Benfica, arrancou com a compra e transmissão dos jogos em casa, acrescentando uma cenoura (Liga Inglesa) para tornar atrativos os €9,90 da sua BTV.
 
Na próxima comercialização de Direitos nada nos garante que a BTV consiga competir com eventuais fusões entre operadores com maior poder negocial ou mesmo, se acontecer a tal centralização na LIGA, tornará rentável manter o atual cenário. Por declarações avulsas do responsável financeiro parece que o anunciado volume de assinaturas mal cobre as despesas.
PASQUINS, TV’s E RÁDIOS – Lamentável proliferação de programas televisivos sobre futebol que passam nos órgãos, ditos de informação, todos de inspiração descaradamente benfiquista. Já não bastava a vergonhosa Benfica TV, juntaram-se-lhe os títulos da COFINA (Record, Correio da Manhã, CMTV); os programas Mais Futebol, Zona Mista, onde os nossos ”representantes” ou são meio-gagos (Dia Seguinte); ou palhaços (Prolongamento). Outros “comentadores” manifestam um ódio visceral ao Futebol Clube do Porto (p. ex. Octávio Machado). O bombeiro agricultor diz que “a culpa é da estrutura”. Este é como o Santana Lopes. Ainda não percebeu porque foi substituído. Outro ainda encobre sorrateiramente uma putativa candidatura ao nosso clube (António Oliveira). Completamente sui-generis ainda, a participação de um pobre apresentador de telejornais, funcionário da RTP, Carlos Daniel, com o acordo da linha editorial da empresa, finge ser um profundo conhecedor de futebol mas que está ali, apenas, para enaltecer os feitos do seu clube da treta. Simplesmente vergonhoso.
 
Vimos no Rascor de 17 de Dezembro, Jorge Barbosa o intitulado “Editor Chefe”, do alto das suas tamancas proclamar: “Jesus apaga Lopetegui” provavelmente referindo-se à vitória sobre o nosso clube no jogo da Liga. E lá vinha a ladainha habitual da “competência” do catedrático, da “inexperiência” de Lopetegui, blá, blá, blá. Ó Jorge! Tu é que foste apagado filho! Vai-te encher de moscas. Basta ver o apagão hoje (escrevo a 21/12) com o Gil Vicente.
 
PORTISTAS NOVOS, VELHOS, E ASSIM-ASSIM – Mais lhes valeria estarem calados. Aqueles que criticaram o nosso treinador e os nossos atletas levaram logo passados 3 dias com a gata pelas ventas. Sim amigos. A vitória histórica do Braga na Luz foi muito mais traumatizante para as águias depenadas do que a nossa derrota no Dragão. Já cá ando há muito tempo!
 
OS NOSSOS CONCORRENTES – Tradicionalmente fazendo parte dos chamados “3 grandes”, Sporting e Benfica, consoante a sua prestação dentro das 4 linhas lhes permite vir à tona de quando em vez, aldrabam ou escondem as suas fragilidades, o verdadeiro drama em que se transformaram as suas situações financeiras.
 
No decorrer de poucas dezenas de anos e muitos erros de gestão transformaram-se ambos em sociedades falidas, sobrevivendo apenas com a ajuda de perdões fiscais, empréstimos da Banca também ela falida, o recurso a investidores privados, ou aos cada vez menores, Proveitos Extraordinários (transferência de atletas).
No caso do Benfica é fácil de verificar que esta última solução (venda de ativos) está a constituir um verdadeiro quebra-cabeças para a “instituição”. Vendendo os seus melhores atletas (são esses que interessam aos vorazes compradores) o plantel fica desfalcado e constitui pasto fácil para os clubes menos poderosos. O recente desastre que foi a não conquista de UEFA CHAMPIONS LEAGUE cuja final foi disputada no estádio da Luz e, mais recentemente, a eliminação da Champions, e da Taça de Portugal, são a prova evidente desse desequilíbrio.
 
No Sporting o caso é mais grave visto que os seus jogadores não pertencem inteiramente à SAD, os Proveitos não cobrem os Custos, e com um número insuficiente de atletas no plantel não será fácil atingir um dos 3 lugares das competições europeias, as únicas que dão lucro. Além disso, o Capital Social começa a ficar entregue às sociedades de investidores que transformaram os créditos em Ações. Por exemplo o Novo Banco e o BCP transformaram os créditos que detinham na SAD em VMOC títulos que a longo prazo serão transformados em ações da Sad, ou seja, lixo tóxico.
FUNDOS DE INVESTIMENTO - O senhor Blatter parece ter desferido forte machadada nos clubes habituados a fazer dos Fundos o seu cofre-forte. Foi mais uma das asneirolas que o banana que (ainda) preside aos Calimeros arranjou. Foram tantas as queixinhas aos senhores da UEFA que esta aproveitou e fez-lhe a vontade. A partir do próximo ano quem tiver contratos em vigor pode mantê-los apenas até meados de 2016. Vai ser interessante verificar se o BES continuará a esbanjar dinheiro no Sporting como até aqui. O poço deve estar a secar. Para já anuncia-se o fim da equipa B e os processos levantados à brigada do croquete.
 
Até à próxima

1 comentário:

Fernando Manuel Mendes Pedro disse...

Sempre que leio esta crónica dispenso o Kompensam S ou o Pankreoflat. Fico reabilitado para mais uma semana. Haja Deus e um Bem Haja para o cronista!!!
Fernando Pedro