terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol

Depois de ter afastado o Avanca​, na eliminatória anterior, o FC Porto recebe a ADA Maia, nos quartos-de-final da Taça de Portugal. O sorteio dita mais um encontro com a equipa Maiata, marcado para 28 de Fevereiro, no Dragão Caixa. É a terceira vez que Dragões e Maiatos, actuais décimos classificados do Andebol 1, se cruzam nesta temporada. O saldo é claramente favorável aos líderes do campeonato: na sexta jornada​, em casa, vitória por 32 x 21, e recentemente novo triunf​o, na Maia, por seis golos de diferença, em jogo a contar para a 17.ª ronda.

Já no campeonato houve emoção até ao fim no Dragão Caixa, com o FC Porto a vencer o Sporting, por 20 x 19, no último suspiro do desafio, graças a um golo de Alexis Hernandez, num desfecho que fez recordar a vitória dos Dragões em Lisboa, frente ao mesmo adversário, na partida da 10.ª jornada. Num encontro em que os Hexacampeões garantiram a vitória na fase regular do Andebol 1 e consequente vantagem do factor casa em todas as eliminatórias do play-off que vai decidir o Título, a grande exibição de Alfredo Quintana foi a principal nota de destaque.

Nas competições europeias o FC Porto iniciou a sua participação no grupo C da Taça EHF com uma derrota caseira frente aos Alemães do Füchse Berlim (20 x 26). O actual detentor da Taça da Alemanha fez valer a sua maior experiência (inclui no plantel internacionais de vários Países) e contou com uma extraordinária exibição do guarda-redes Checo Stochl, que efectuou 19 defesas, 14 delas na segunda parte. Isto depois de os Dragões até terem iniciado melhor a partida.

Hóquei em Patins

Seis é agora o número de vitórias consecutivas do FC Porto Fidelidade no Campeonato Nacional, depois de golear o Carvalhos (10 x 2), na pequena vila do concelho de Vila Nova de Gaia, em jogo da 18.ª jornada. Vítor Hugo (3) e Jorge Silva (2) marcaram metade dos golos do triunfo expressivo dos Dragões, que se mantêm na segunda posição, a três pontos do líder Benfica.

Pior sorte teve o FC Porto Fidelidade que perdeu com a Oliveirense, por 7 x 6, em partida dos 16-avos-de-final da Taça de Portugal, disputada no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. Num encontro em que até começaram a vencer, os Portistas acabaram por se despedir da competição, de nada valendo um “hat-trick” de Reinaldo Ventura.

Basquetebol

O Dragon Force venceu o Guifões (103 x 55), no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, na 16.ª jornada da Proliga, competição que os Azuis e Brancos lideram isolados, cotando-se como a única equipa que até ao momento soma por vitórias todos os jogos disputados. São já 15 os triunfos consecutivos dos Portistas, que continuam a demonstrar toda a sua superioridade face aos demais adversários.

Natação

​O FC Porto venceu o VI Meeting Internacional da Póvoa de Varzim 2015 ainda que não tenha contado com oito elementos da equipa sénior. O colectivo Portista acumulou 629 pontos, superando os 577 do Famalicão e os 517 do Sporting de Braga, segundo e terceiro classificados, respectivamente.

O FC Porto foi também líder do medalheiro, contabilizando 13 medalhas, duas das quais de ouro, através das vitórias individuais da sénior Paula Oliveira, nos 50 metros bruços, e da juvenil Maria Francisca Cabral, nos 200 metros livres.

Sem comentários: