domingo, 15 de fevereiro de 2015

Pensamento da Semana: Com esta Nação há coisas…

Devido ao facto de o Futebol Clube do Porto ter um importante compromisso a meio da próxima semana, eis que resolvi antecipar o Pensamento da Semana para hoje (Domingo). Para mais penso que é importante trazer a lume um fenómeno que me custa a perceber por muito que já faça parte, há muitos e bons anos, da Nação Azul e Branca.
 
Como qualquer outro adepto Portista sou exigente. As constantes vitórias internas e externas do Dragão a isto me obrigam. Hoje em dia faz parte do ADN de qualquer Portista exigir que a sua equipa dê o melhor e vença os seus jogos para que a conquista de Títulos seja uma realidade. Mas não é por este facto que me sinto no cabal direito de criticar a equipa e Treinador todas as jornadas só porque o FC Porto não goleia os seus adversários.
 
Posso não simpatizar com o Treinador ou com este e aquele Jogador, mas sei reconhecer quando estes melhoram os seus desempenhos e corrigem os seus erros. É o que tenho feito com Julen Lopetegui que critiquei quando achei que não esteve no seu melhor e que elogiei quando acho que esteve dentro daquilo que lhe é exigido. 
 
Diga-se o que se disser, Lopetegui tem vindo a melhorar em quase todos os aspectos (a parte da Comunicação tem ainda de ser muito melhorada a meu ver), e isto tem tido reflexos no desempenho da equipa que nas últimas partidas tem apresentado um futebol mais fluído, consistente e com muitos menos erros defensivos.
 
Não percebo é como é que perante as evidências ainda haja na Nação Azul e Branca quem coloque a cabeça do Espanhol num espeto e faça pouco de tudo o que este diz e faz.
 
É verdade que os Portistas têm uma paciência e tolerância exageradamente maior para com um Mister estrangeiro, mas daí até se “bater” no Basco semana sim, semana não e dia sim e dia não vai uma distância muito grande. Tão grande como a da Ponte de D. Luís.

3 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Muito provavelmente, caro Pedro, será porque as críticas ad hominem de quem acabou de aterrar numa realidade diferente, com um sistema que se vê viciado e diferente em tudo do que é jogar futebol, onde 90% das equipas - incluindo a que vai na frente! - joga atras da linha de meio campo e onde os media o atacam violentamente sem que Lopetegui tenha feito nada.

E qual é o efeito bluegosférico destas críticas? Atiçar ainda mais a impaciência e intolerância à adaptação da massa adepta! Agora imagine, se em Fevereiro já demos este salto qualitativo, imagine em Abril. E em Agosto. Lembre-se que Mourinho teve meio ano a adaptar-se. E era profundamente conhecedor do campeonato português.

E lembre-se que, em Espanha, um Rayo Vallecano, um Gatefe ou um Elche jogam futebol e tentam sempre ganhar. E que não há ataques de Ancelloti a Luis Enrique, e por muito que a arbitragem falhe - que falha - não leva ninguém ao colo.

Portanto Pedro, não lhe digo para estar com Lopetegui - tem todo o direito de discordar, é a sua opinião e respeitável como qualquer outra. O que lhe digo é que, como em tudo na vida, só com algum tempo se podem fazer avaliações consubstanciadas.

Parabéns pelo seu blog.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

Anónimo disse...

Eu cá não preciso de mais tempo: o Lopetegui é o homem certo no lugar certo.

Podemos não ganhar o campeonato, mas já fizemos na champions mais dinheiro que teríamos se ganhássemos a prova interna. Ok, é duro ver as galinhas ganharem o campeonato, mas a nível de prestigio internacional e potenciação financeira dos activos o que vale mais? Ganhar o campeonato nacional, ou uma excelente campanha na prova raínha da UEFA.

Primeiro ano em Portugal, contra um sistema que quer dar o BI a todo custo aos encornados, sozinho a dar o corpo ás balas, melhor Champions dos últimos anos, 16??? jogadores novos e a intolerância dos adeptos. Já muito fez o Lopetegui.

Força Porto e força mister.

JOSE LIMA disse...

Obrigado Jorge Vassalo por ter comentado.
Gosto muito do seu blogue e dos comentários que faz no blogue do Miguel Lima
Abraço