sábado, 14 de fevereiro de 2015

Um bastou

No jogo que serviu de abertura à 21.ª jornada, o FC Porto derrotou o Vitória de Guimarães por uma bola a zero e a tradição ainda é o que era. Os Vimaranenses continuam sem ganhar no Estádio do Dragão. Força anímica, concentração, espírito de grupo e qualidade... eis a receita de mais um triunfo dos Dragões no Campeonato.
 
A possibilidade do FC Porto ficar a um ponto da liderança – ainda que à condição – era um aliciante extra deste duelo. A turma de Julen Lopetegui sabia o que queria e tentou sempre levar o jogo para os caminhos que precisava. Com o claro favoritismo do seu lado, o FC Porto tentou explorar as fraquezas do rival, expostas na ausência do castigado André André e sem Hernâni, que se mudou em Janeiro para o Dragão.
 
Apesar da proximidade do duelo com o FC Basel para a Liga dos Campeões, Lopetegui avisou que queria todo o plantel concentrado neste jogo e foi isso que se viu. Personalizado, concentrado e a usar da circulação para criar perigo, os Dragões tentaram resolver cedo esta “missão”.
 
Os Azuis e Brancos tiveram uma entrada afirmativa em campo. Com muita pressão e movimento constante, o FC Porto era muito perigoso pelas laterais com Ricardo Quaresma e Brahimi – a novidade do onze – e sempre com o apoio de Alex Sandro e Danilo, eles que estiveram muito participativos nas acções atacantes. Os Azuis e Brancos dominavam por completo e Fabiano não via o adversário rondar a sua baliza. A equipa de Guimarães mostrava muitas dificuldades para avançar no terreno, muito por culpa também da organização Portista.
 
A toada ia-se mantendo e os Dragões colecionavam ocasiões de golo, adivinhando-se o tento inaugural dos homens da casa que justificaram desde cedo a vantagem. Jackson Martínez, ao contrário do que é habitual no Colombiano, ia perdendo oportunidades atrás de oportunidades.
 
E com tanta insistência, os Dragões conseguiram chegar ao golo, aos 31 minutos. Óliver trabalhou bem na zona central e soltou para a esquerda onde apareceu Brahimi que, perante a saída do guarda-redes Assis, abriu o marcador. Após meia hora de resistência, a defensiva Vimaranense acabava por ceder e o FC Porto estava em vantagem de forma inteiramente justa, vantagem essa que se manteve ao intervalo.
 
No reatamento, não se viu um Vitória tão encolhido. Pelo contrário. O FC Porto foi gerindo a partida e os homens de Guimarães começaram a acreditar que podia ser possível levar algo do Estádio do Dragão que não fosse a derrota. As entradas de Rúben Neves e Tello, por troca com Brahimi e Herrera, colocaram os Dragões a jogar com Óliver na posição 10, ao passo que Quaresma e o ex-Barça ficaram nas laterais a municiar jogo para Jackson Martínez que estava em noite "não". A verdade é que após as entradas de Tello e Rúben Neves, o FC Porto subiu de rendimento e continuou a dominar a partida.
 
A vencer pela margem mínima, Lopetegui - que não terá Danilo e Alex Sandro no próximo duelo do campeonato pois vão cumprir castigo - ainda lançou Hernâni para o aplauso e retirou Quaresma. No final, triufo justo do FC Porto que pressiona o Benfica na liderança.
 
Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Brahimi

Sem comentários: