segunda-feira, 23 de março de 2015

Pensamento da Semana: Mais vale cair em graça do que ser engraçado

Existem coisas da Bluegosfera que me custam perceber por muitos e bons anos que por cá ande.
 
Este fim-de-semana que acabou o Futebol Clube do Porto teve nas suas mãos a oportunidade de se colocar à distância de um ponto do Líder do Campeonato. Bastava vencer na Madeira o irregular CD Nacional de Manuel Machado que neste encontro entrou em campo com três importantes baixas em todos os seus sectores. Só que os Azuis e Brancos empataram a uma bola, realizaram um jogo miserável e quando precisaram do seu Treinador eis que este colocou em prática o velho ditame de “pior a emenda do que o soneto”.

Para mais se os Dragões tivessem ganho o “aperto” de que Jorge Jesus foi alvo em Vila do Conde teria sido ainda maior e mais facilmente o SL Benfica se estatelava ao comprido nas Jornadas seguintes.

Ora perante tal cenário como reagiu a Nação Azul e Branca? Com relativa satisfação repetindo a mesma ladainha de Lopetegui de que o FC Porto depende dele próprio para se sagrar Campeão esta Temporada.
 
A ideia do Basco foi a de desviar as atenções dos seus disparates neste jogo da Ilha, mas já diz o velho Ditado de que “mais vale cair em graça do que ser engraçado”… Quando Paulo Fonseca fez semelhante cena já tinha a tropa toda à sua espera para lhe acertar o passo.

8 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Oh Pedro,

Se você acha que há um só Portista satisfeito, não sabe o que são os Portistas. Agora desculpe lá, comparar Lopetegui a Paulo Fonseca é pura má fé!

Mas está tudo maluco? Você tem visto o FC Porto jogar? Você acha que isto é obra de quem? Da Sininho?

Os jogadores - não o treinador! - tiraram o pé do acelerador, relaxaram, bateu-lhes o cansaço, whatever! Mas isto já acabou?

E você viu o benfas a jogar? O calendário do benfas já foi mais apertado do que é agora? No mês de Março, quantos jogos de superior importância fizemos nós?

E do ciclo terrível, quantos perdemos? Agora o Estoril ou a Académica são piores que o zbordem e o Braga?

Você sabe o que o Paulo Fonseca fez ao FC Porto? E o que fez Julen Lopetegui?

Epá, eu também estou lixado, mas caramba! Menos!

Eu fico feliz com Play Offs - apesar de me meter nojo - e com Trio d' Ataque e não sei quê a desvalorizar a derrota do chiclas aqui na Vila - não jogam nada! - e a dizer que o FC Porto está arrumado.

Não sei se percebeu, mas é quando o benfas reserva rotundas que se espalmam todos no chão.

Não soubemos aproveitar? Juventude, inexperiência, cansaço. Você acha que o Lopetegui estava feliz?

Olhe, vou-lhe dizer: se o semblante dos jogadores estava carregado à saída do Dragão contra o Arouca - Lopetegui ter-lhes-á dado uma esfrega no fim - imagine na Madeira.

Lopetegui reconstruiu uma equipa, não a implodiu como fez Paulo Fonseca.

Abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo | Porto Universal

pedro disse...

Pedro,
Vá lá buscar a sua taça....

no final se ganharmos apareça, será bem vindo...

sim comparar o lopetegui com o fonseca, é de facto auto explicativo do ditado que disse:

mas vale cair em graça que ser engraçado....

portismo `flor da pele...

Pedro Silva disse...

Realmente o ditado "mais vale cair em graça do que ser engraçado" aplica-se na perfeição. Os vossos dois comentários (ambos a quente claro está) são disto elucidativos meus caros.

Então eu faço aqui alguma comparação a Paulo Fonseca? Ou será que comparo o facto de Fonseca ter sido "apertado" á primeira asneira e Julen ser perdoado vezes sem conta não obstante os disparates que já fez ao longo da época?

E quem diz o Paulo Fonseca diz o Vítor Pereira que quando foi eliminado da Taça de Portugal em Coimbra teve logo direito a fogo-de-artifício no Dragão. Recordam-se?

Sinceramente custa-me muito a perceber a Nação Azul e Branca em certos momentos.

Não estou aqui a dizer que devemos todos ir bater em Lopetegui. Eu até que sou contra este tipo de parvoíces.

Agora não pactuo com aquela lenga-lenga de que correu mal na Madeira mas vamos lá chegar. Julen falhou e deve ser fortemente criticado por isto e não fazer-se de conta que não se passou nada. Infelizmente existem Portistas a repetir esta treta de que “está tudo bem” vezes sem conta como se o resultado do Nacional tivesse sido um mal menor...

Um abraço a ambos!

Anónimo disse...

Tem razão Pedro. Com um naipe de jogadores infinitamente superior a Vitor Pereira e Paulo Fonseca, este Lopetegui já fez mais asneiras neste campeonato que os citados e pouco saudosos em 3 épocas. Ainda por cima os rivais estão miseráveis e perder este campeonato é uma façanha só ao alcance duma barata tonta em constante panico. Com os jogadores que dispõe o mínimo que se exige é que ganhe os jogos todos até ao fim do campeonato e que dê no mínimo 3 no galinheiro e não acho que seja pedir nada de mais.

Anónimo disse...

Andámos desde Dezembro a mendigar um deslize, uma arbitragem justa, uma oportunidade de ver a falta de futebol do primeiro classificado traduzida em perda de pontos. De repente, aparece tudo isso num jogo que acaba minutos antes do nosso. Perante isto, confesso que fiquei muito desiludido com a exibição na Choupana. Mas se o fantástico golo de Tello nos tivesse dado os três pontos, a minha opinião não iria variar. Faltou aquela sensação de que a equipa queria agarrar esta oportunidade 'com as duas mãos'. E isso foi para mim uma surpresa enorme. Será que Lopetegui sabia o resultado de Vila do Conde?
Entrámos no jogo com aquela sensação de que a equipa estava a tentar gerir o jogo e os esforços. Uma obsessão pelo controlo do jogo que não estava a resultar em oportunidades de golo. Com bola, mas sem grande intensidade e sem grande acutilância. Como tal futebol foi recompensado com o golaço de Tello, não houve incentivo a melhorar. O empate acaba por castigar a nossa falta de vontade. Poderá não ser justo em números e futebol, mas é justo pela falta de atitude demonstrada.

E tu Lopes, Acreditas? Se Lopetegui não conseguiu tirar dos jogadores o ímpeto necessário, não foi capaz de motivar e para compensar, não esteve nada feliz nas opções. Quaresma deveria ter entrado mais cedo, Casemiro saíu para entrar o inexistente Ruben Neves!A aposta em Quintero é absurda, tratando-se de um jogador que não tem jogado. Mais uma vez, parece que é para queimar o miúdo. Não joga regularmente e, quando joga, é logo numa situação de complexidade máxima. A minha opção era Quaresma por Brahimi ao intervalo, tirava Herrera em vez de Evandro e tirava Aboubakar que esteve um desastre. Mas para os iluminados Lopetegui é que sabe.

pedro disse...

é de facto incrivel.....

portanto o vitor pereira que tinha hulks, fernandos, mangalas, otamendi, james, moutinho tinha um plantel infinitamente pior do que o plantel de putos que tem o espanhol....

interessante agora também o casemiro, que parece ser o maior trinco que alguma vez tivemos....

e não o lopetegui não está inserido num campeonato sujo e viciado....

sim o melhor e arrasarmos tudo e escolhermos novo treinador para o ano que vem e comprarmos mais uma equipa de quaresmas....


já percebemos, que para muitos indefectíveis portistas, nada do que o caralho do espanhol faz é bem feito, nenhuma opção é boa, os jogadores de uma equipa com média de idades de 23/24 anos, são dos melhores da europa e arredores, e como excelentes portistas, avisamos já que mesmo que o Lopes ganhe, nunca lhe daremos o mérito (à lá joaquim rita) pois com o plantel que tem devia ganhar o campeonato com 30 pontos de avanço, mesmo que os arbitros só deixem o slb perder 10....


fodasse.

eu por mim digo, se com 4 de desvantagem ainda achava possivel, com 3 continuo a achar, mas eu quando vou de lisboa para o porto, vejo os jogos até ao fim.... feitios...

Anónimo disse...

Realmente os "putos" de Lopetegui ainda têm muito que evoluir.
Jackson Martinez, Adrian, Tello, Quaresma, Brahimi, Quintero,Evandro, Herrera, Casemiro, Alex Sandro, Marcano, Indy, Maicon, Helton e Danilo, possivelmente daqui a uma década é que serão jogadores feitos!
O trabalho do treinador tem que ser enaltecido custe o que custar, pois não é todos os dias que Quintero (Ruben Neves até parece que nem foi à Madeira, mas o Quintero é que foi culpado de não defender), Quaresma, Indy e Brahimi são lançados à fogueira e imolados qual Joana D'Arque, tal como o foram Diego, Luis Fabiano, Iturbe, pois outros valores mais altos se "alevantam".

Pedro disse...

Nao, o trabalho fo treinador nao tem q ser enaltecido custe o q custar...

Já o meu Porto nas circunstancia atuais devia ter adeptos q o defendam custe o que custar, e que se unissem á volta do clube, em vez de defenderem de forma ridícula os seus egos enormes e um sábio espirito critico....

Mas lá está, eu quando vou ao Porto só saio no fim do jogo e nunca procuro ter razão antes do tempo....

Feitios....