sexta-feira, 10 de abril de 2015

Allô! Daqui Fala um dos Parolos Paroquianos

Os leitores que tem a paciência de me ler uma vez por semana sabem que, sendo portista indefetível, nunca critico os atletas, o treinador e muito menos o nosso presidente. Também, por manifesta insuficiência de conhecimentos, não abordo a tática, o tempo de posse de bola, ou a forma de jogar da nossa equipa, o estilo das conferências de imprensa do nosso treinador nem, muito menos, a tão ultimamente glosada forma física do nosso presidente. “A tanto não me ajuda o engenho e arte”, embora haja quem perceba disto a rodos!
 
A crónica de hoje vai direitinha para um blogue, dito portista, cujos escrevinhadores sabem tudo. Entenda-se “tudo” como o que de mal perpassa pelo nosso clube. Os méritos (alguns haverá, digo eu) são chutados para canto. Até criticam, vejam lá, a colocação de uma torre num dos relvados de treino para que o treinador perceba melhor as movimentações da rapaziada. Para mim, esses sabichões, não passam de aves agoirentas, provavelmente muito entendidos nos méritos do Guardiola, Ancelotti, ou até (perdoe-se-me o sentimento de gratidão) Mourinho ou Vilas Boas. São contra os atrasos-de-bola, conhecem táticas a granel e as vantagens do 4-3-3 em favor do losango equilateral, que é como quem diz, a equipa a fugir pelo prato fora.
Na última sexta-feira, o blogue “sou portista com orgulho”, não sei se composto por novos, velhos, ou assim-assim, chama “parolos paroquianos” aos portistas que, como eu, defendem o treinador e o presidente! E faz uma espécie de 2 em 1. Acusa o treinador, constitui-se assistente no processo e profere a sentença. Mas todos percebemos que o alvo é o nosso presidente. Entre os “dolos” (intenção consciente de cometer atos ilícitos) mais apontados ao senhor Pinto da Costa estão: 1 - A contratação de um treinador sem currículo, “ainda-por-cima espanhol”; 2 - O presidente “ganha muito dinheiro”; 3 - O pior de todos, o crime horrendo de “ter uma idade provecta”! Ou seja, “vai-te embora melga!”
Não adianta que alguns parolos confessos não concordem com a sentença. Segundo o “sou portista” não há atenuantes para Lopetegui e, muito menos, para o presidente. Esquecem 1 - Em trinta anos, e só no futebol, ganhou o triplo de títulos do que o Clube nos restantes noventa; 2 - Teve o mérito da construção do valioso património imobiliário desportivo de um clube que, até à sua chegada, jogava num quintal (campo do Lima) emprestado: 3 - Conseguiu as transferências mais bem pagas do mundo. O homem não terá acumulado crédito que compense algumas asneiras?
 
Ou será que anda mouro na costa, que é como quem diz: estará alguém por aí a pôr-se em bicos de pés? O “sou portista” não explica. Fecha-se numa concha, não admite contraditório, nem sequer tem caixa de comentários. Vive num T1 kitchenette. As suas asneiras propagam-se como o vírus da gripe. Já contagiaram antigos atletas que depois de saírem do clube e como treinadores de equipas de terceira nunca ganharam nada. Alguns encontram refúgio nos pasquins escritos ou falados da capital da treta cuja missão é destruir a nossa hegemonia através de constantes ataques ao Clube. Não é Octávio?
Um deles, por coincidência um dos candidatos a uma futura sucessão, é o nosso excelente (enquanto jogador) António Oliveira, atualmente promotor imobiliário. Costuma aparecer no diz-que-disse dos pasquins, programas de rádio e Tv. Uma espécie de “gato escondido com o rabo de fora”. No Rascord afirma que “está fora do futebol, embora acompanhe tudo o que se passa”. Na TV disse que “enquanto portista, apoia o nosso presidente”. Apetece-me cantar a quadra acima, dedicada ao nosso ex-jogador. Mas palpita-me que os 11% que detém na SAD não devem chegar. O Hotel da Brasileira e a Torre do Aleixo são uma brincadeira comparados com a grandiosidade do nosso Clube. É tarefa para gente grande.
 
O “sou portista” porventura saberá que infelizmente não podemos contratar grandes técnicos. Não aparecem todos os dias e alguns entram e saem à velocidade da luz. Os muito bons estão nos clubes dos petrodólares ou dos petrorublos. Faz 33 anos no próximo dia 17 que foi eleito presidente. Sabem quantos títulos ganhou? O parolo (moi même) diz-vos de cor: só no futebol sénior venceu 58 troféus, 7 dos quais internacionais. Tão a ver amigos? O que vale é que, de-vez-em-quando, o senhor Pinto da Costa desencanta algumas surpresas!
Outro engraçado pasquineiro (este felizmente não candidato) é Miguel Sousa Tavares que no intervalo entre dois calhamaços, como de pontapé-na-bola nada percebe, vomita ódio ao nosso presidente às terças-feiras na página 38 da BOLHA, a mesma do senhor Pinhão. Só isso era motivo suficiente para ir pregar a outra freguesia. Sabem que mais, escribas do “sou portista com orgulho”? Ide encher-vos de moscas! 
 
Um parolo paroquiano que vos estima

14 comentários:

Carrela disse...

Apoiado!
Era um blog que até seguia, mas este ano ficaram completamente parvos com Julen, devem ser xenófobos, só pode!
A Paulo Fonseca perdoam tudo e tudo tem uma justificação, a Julen tudo é inaceitável!
Pior, continuam a bater na tecla que Paulo Fonseca foi despedido... Quando qualquer Portista que se prese sabe que Paulo Fonseca pediu para sair!
São xenófobos e ignorantes por interesse...

Pyrokokus disse...

Posso estar muito enganado, mas eles devem ter tanto de Portistas como eu de 5enfiquista...

Pedro Lx disse...

Deixei totalmente de ver tamanho era o nojo que me metia ler aquele nojo e inveja grassantes....

Não querendo entrar em grandes desvarios permita-me:São uns filhos da p*** com muito orgulho!!!!

Como diz o outro que se encham de moscas no seu exercício de masturbação

zeportista disse...

Pois é.Mas há um bom caminho.não lhes dar nenhum pageview. É que a estupidez é orgulhosamente filha da ignorância.
Assino: parolo paroquiano

michael disse...

Muito Bem, caro José Lima!

retirei esses senhores da minha lista no ano passado. comecaram o ano a fingir-se portistas, com um blog da bluegosfera mais conhecido sempre como alvo... como a época nao nos corria de feicao, entao pra eles perfeito, ficava provado que eles tinham toda a razao. e bem se via que pimenta no cu dos outros (nós), pra eles era refresco.

ja nao abro, nao consigo, nao quero. mouros fingidos, existem pra ser citados pelos goberns desta vida.

leio blogs de mouros e lagartos assumidos. mas destas bestas das reticiencias e dos smileys nas derrotas... que lhes cresca um pessegueiro no cu e floresca abundantemente.

Saudacoes Portistas

Penta disse...


@ Lima

o meu orgulho de ser portista desde que me conheço para o Futebol não passa por esse local enfermo.
ele há locais que manda a Prudência que se devem evitar, não se vá dar o caso de ficarmos pior do que já estamos.

abr@ço forte
Miguel | Tomo III

SDF disse...

Visitei o Blogue e sinceramente não vi nada de mal, nem nada do que acusam de ser!
Vi sim um Portista arreliado com a época que o FC Porto esta a fazer!
Mas afinal de contas qual é o Portista que não esta arreliado com esta época??
È mentira que Lopetegui podia ter feito mais??
È mentira que este ano podemos ficar a zero em competições ganhas?
È mentira que tínhamos plantel para não andar a correr de "calças na mão" e que podíamos estar na frente se não fosse a "arrotaçao" de Lopetegui?
È mentira que a qualidade do plantel que temos podia ter vencido o Sporting na taça de portugal e o marítimo na taça da liga??
Conseguem dizer que com o plantel que o FCP tem se justifica a saída de competições como a taça de portugal e da taça da liga?
È mentira que lopetegui, não duvidando da sua qualidade como treinador, é incoerente no diz respeito ás justificações que tem dado para certos falhanços?
Não quero com isto dizer que lopetegui não seja bem escolhido como treinador para o nosso FCP mas que o direito a pedir e a exigir mais assiste a qualquer adepto!
Mas meus caros errar uma ou duas vezes perdoa-se, errar muitas e insistir no erro é ser teimoso e teimosos são os Burros!
Se o autor do blogue seja la quem for se sente indignado tem o direito de o demonstrar da forma que entende mas eu também não gostaria de uma blogoesfera Portista repleta de "tapa-olhos" a dizer que ta tudo bem todos satisfeitos e "bora la não ganhar nada este ano"!
Todos temos direito a exprimir a nossa indignação uns preferem assobiar a equipa no estadio outros usam um blogue para se expressar, o que nao se deixa é de ser portista por estar de acordo ou em desacordo!

Pedro Silva disse...

@ Lima

Como prometido eis que vou deixar o devido comentário ao seu texto.

O Blog "Sou Portista com muito orgulho" é um espaço que visito todos os dias. Existem por lá coisas que me interessam, outras que não me interessam nada, outras com as quais concordo e outras com as quais discordo.

No fundo e no cabo o que vamos lendo por lá são opiniões. Não passam disto, daí a minha postura que lhe falei atrás.

Agora o que eu não acho correcto é a forma como quem por lá escreve ridiculariza quem não segue a sua linha de raciocínio. Esta forma de escrever retira-lhe muita da razão que tem em certas questões nucleares da Vida do Futebol Clube do Porto.

Pinto da Costa, não obstante os seus feitos enquanto Presidente do FC Porto erra, errou e errará porque o Homem é um Ser Humano. Também eu estou por vezes em desacordo com certas medidas e atitudes do Presidente. Isto é normal e salutar pois só com a discordância e debate de ideias é que o clube evolui. É neste sentido que surgiu uma coisa chamada "Encontros da Bluegosfera".

O mesmo tipo de lógica aplico a Julen Lopetegui. No meu Blog pessoal (não o faço aqui por falta de espaço e oportunidade) já teci críticas ao Basco quando achei que tinha de o fazer e já lhe dirigi elogios quando achei que o devia fazer.

E também já aqui disse, e por mais do que uma vez, que a massa adepta do FC Porto está a ter uma paciência de Santo com o actual Treinador apesar de este ter falhado redondamente nos momentos chave desta Época.

Agora nunca apelidei o Julen de "barata tonta" ou de "banalidade espanhola" (como fazem no dito Blog). Nem nunca o farei porque não é desta forma que estarei a contribuir para a melhoria do nosso Clube.

Para terminar porque isto já vai longo, tem a sua graça mas aqui há dias quando um amigo meu me falou nas críticas do António Oliveira eu disse exactamente o mesmo que o Lima. E que eu saiba o Oliveira já foi Presidente do Penafiel e na altura a coisa não lhe correu bem tendo inclusive o Dirigente "abandonado o barco" quando o Clube desceu de divisão.

Aquele abraço!!!

p.s. Pessoal não quero ser chato mas sejam educados e exponham os vossos pensamentos sem insultar ninguém. Não percam a vossa razão recorrendo ao palavreado de tasco. Mantenham o nível porque não é Portista quem quer, só é Portista quem pode!

Pedro Silva disse...

@ SDF

"Se o autor do blogue seja la quem for se sente indignado tem o direito de o demonstrar da forma que entende mas eu também não gostaria de uma blogoesfera Portista repleta de "tapa-olhos" a dizer que ta tudo bem todos satisfeitos e "bora la não ganhar nada este ano"!

Completamente de acordo!

Contudo a meu ver isto não dá o direito ao autor do Blog de insultar quem não está com ele ou de apelidar os Dirigentes/Treinador do FC Porto do pior que o Mundo da bola conhece.

michael disse...

a quem se tiver ofendido por qualquer laivo menos próprio da minha linguagem, permitai-me explicitar o meu pensamento:
- para mim, ser-se portista fingido é o equivalente a ser-se um pide metido numa associacao de estudantes;
- para mim, insultar o Presidente para quem qualquer Portista, concorde ou nao com as suas actuais directrizes e postura, tem uma sentida Gratidao, é um insulto
- para mim, nao é de liberdade que se trata o gesto de gastar horas diárias para maldizer um clube. é de uma encomenda paga por alguém.

nao gasto mais latim, podia citar o almada com o dantas, mas fico-me pelo Ary:
"pra dizer quem é, basta o que disse:
é uma besta humana que rumina, ..."

Carrela disse...

@ SDF

Esta época alguém tem dúvidas que se não fosse o colinho estaria-mos em 1º lugar?

Isto não é arranjar desculpa fácil, como os nossos rivais, que se forem prejudicados num jogo, dizem logo que perderam o campeonato com esse jogo!
Não se trata disso, ser beneficiado em alguns jogos/prejudicado é normal... é impossível não haver erros! Mas o nosso principal rival foi claramente e em alguns casos vergonhosamente ajudado em 14 das primeiras 23 jornadas, alguém pode tirar isto da equação campeonato?????????? Obviamente que o Benfica não ganhou sempre pelo árbitro nessas jornadas, mas certamente que teria perdido uns 6..8 pontos pelo menos!!!


Depois, dá um jeito de caraças, ignorar que este ano, se mudou de treinador, vindo de outro ambiente e temos 16/17 caras novas no plantel. Porra, qts equipas atingem o sucesso neste contexto???????????
Acham que isto é fácil?

Julen comete erros como TODOS! Mas no global e neste contexto está a fazer um trabalho muito, mas mesmo mt meritório! E sim, mesmo que não ganhe nada! Coisa em que não acredito!


Anónimo disse...

Apesar de ser um leitor assíduo desta página (uma autêntica referência nesta área), não me posso rever neste post. É a minha opinião, não me levem a mal. Não duvido do portismo do "Sou portista...". Embora não concorde com algumas coisas que lá são ditas, não deixa de apresentar algumas ideias interessantes, algumas até com muita piada. Estamos habituados a ver a realidade de uma certa perspectiva e aquelas publicações fazem-nos pensar de forma diferente, excepto no que toca aos insultos (o único aspecto que era evitável...). Opiniões são opiniões. Por vezes, não nos devemos levar muito a sério e um pouco de humor nunca fez mal a ninguém :) Continuem o bom trabalho!

JOSE LIMA disse...

Amigos
Gostava de agradecer todos os comentários e dizer que sobre o teor da crónica, naturalmente não altero uma vírgula. Só me faltou relembrar que desde os 35 anos o nosso presidente passou, como chefe de secção, por várias modalidades e apenas em 1976 assumiu cargo no futebol. Pormenor para alguns, de somenos importância, é o reconhecimento internacional. Trata-se do dirigente mundial com mais títulos.
Depois sugerir que não é esta a melhor altura para questionarem (quase diariamente) os méritos do senhor Pinto da Costa. Aqueles que o contestam tiveram 33 anos para o fazer. Todas as críticas que lhe façam neste momento são autênticos tiros nos pés. Já basta toda a imprensa a cair-nos em cima, e os árbitros a roubarem sempre para o mesmo lado. Guardem as críticas para o defeso.
Para completar o meu pensamento também queria recordar a todos os portistas que não estão satisfeitos com o trabalho do nosso presidente que devem providenciar rapidamente a formação de uma lista senão arriscam-se a vê-lo por cá até ao final deste mandato e mais 4 anos do próximo. É que, das últimas vezes, tem sido reeleito quase por unanimidade. Uma chatice!
Abraço para todos.

rui lima disse...

O Sr SDF esqueceu-se da nossa prestação na Champions nada de importante..........

que houve erros ? sim deve ter havido....são os "ses" eu também já critiquei o treinador mas vamos fazer o quê ? Temos é de dar toda a força aos atletas e ao treinador, no final fazemos as contas.