terça-feira, 12 de maio de 2015

Pensamento da Semana: Dar pérolas a porcos

Se há coisa de que gosto em Julen Lopetegui é a sua frontalidade. O Basco, nome pelo qual gosto muito de o tratar por simpatizar com a cultura e tradição do País Basco, não tem papas na língua e responde à letra a quem tiver de responder.
 
Como tal acho muito bem que Lopetegui “acerte o passo” aos Jornalistas que buscam polémica em todas as Conferências de Imprensa do Futebol Clube do Porto. Sou o primeiro a criticar fortemente a nossa Comunicação Social Desportiva pois sei que esta é falaciosa e não obedece ao seu Dever de Informar. Alias, sobre este tema já aqui escrevi uma dezena de artigos onde são expostas variadíssimas situações. Neste aspecto estou inteiramente do lado do Basco.
 
Onde estou em total desacordo com Julen é na guerra que este está a levar a cabo com Jorge Jesus. 
 
O Jorge Jesus é bronco, mal formado e nem Português sabe falar. Até José Mourinho já foi alvo das suas graçolas sem piada nenhuma que a tal de “Comunicação Social Desportiva” tanto gosta e rapidamente foi colocado no seu devido lugar pelo Special One.
 
Já toda a gente percebeu que JJ não soube tratar com respeito um seu colega de profissão. Assim como também já sabemos o que a casa gasta quando se trata de ir pelo discurso foleiro de que uma grande franja de Benfiquistas tanto gosta.
 
Por isto Julen, para quê dar pérolas a porcos? Preocupa-te antes em como melhorar o sistema de jogo que tens pensado para o Futebol Clube do Porto porque isto da posse pela posse não nos vai levar a lado algum.

6 comentários:

Anónimo disse...

O QUE ME PREOCUPA NO CLUBE QUE EU TANTO AMO É ESTE CONTINUAR A APOSTAR NA FALTA DE COMPETÊNCIA EVIDENTE DO SR LOPETEGUI. EU DEFENDO QUE O FC PORTO FICAVA A GANHAR COM SÉRGIO CONCEIÇÃO OU RUI VITÓRIA OU PEDRO MARTINS NO LUGAR DE TREINADOR. SÃO HOMENS EXPERIMENTADOS RAÇUDOS QUE SABEM ESCOLHER JOGADORES BONS E BARATOS E CONSEGUEM CONSTRUIR EQUIPAS A JOGAR FUTEBOL COMPETENTE.

eumargotdasilva disse...

Rico comentário o do anónimo!
Sérgio Conceição ? Rui Vitória? Pedro Martins ?
Olha, já agora não sabes mais nomes?
Com essa larga experiência de Champions até te posso sugerir mais uns: - Manuel Machado, Prof. Neca, Lito Vidigal.. - gostas?
Com esse currículo nacional também tenho mais nomes: Paulo Sérgio, José Couceiro, Carlos Mozer...

Não queres ir dar banho ao cão ?


Carrela disse...

Não deve ser por acaso que comenta como anónimo, há opiniões das quais devemos ter vergonha!

Carrela disse...

@Pedro Silva

Eu percebo a "da posse pela posse"
Claro que pode e deve melhorar... há sempre por onde melhorar e nós certamente que temos mt para melhorar, afinal de contas só temos um ano de aprendizagem!

Mas esta "posse pela posse", tem o ataque que tem na liga, tem a melhor defesa dos últimos muitos anos e fez um trajecto muito bom na CL.

Por cá, somos (ainda vou confirmar, mas estou seguro não estou a cometer nenhuma heresia) a equipa que mais remata, que mais situações de golo cria, que menos faltas comete e mais faltas sofre! Será justo rotular de "posse pela posse"?

Mas vou confirmar, para ter a certeza do que digo...

Falhamos na finalização... falhamos imenso nas bolas paradas...

Urge melhorar... e parece que o problema é transversal às restantes formações de futebol...

abraço

Pedro Silva disse...

@ Carrela

Após o jogo com o Gil eu escrevi o seguinte no meu Blog pessoal:

"O Futebol Clube do Porto não pode andar 45 minutos a trocar a bola para trás e para os lados no seu meio campo. Nem sequer deve pensar em tal coisa! Um candidato ao Título deve entrar em campo decidido a vencer o jogo e não em fazer jogo passivo até que a genialidade de um ou outro Atleta resolva a partida. Se não tivesse surgido o golo nos primeiros minutos da partida de certeza que os Azuis e Brancos teriam chegado ao intervalo empatados a zero e a ter de enfrentar na segunda parte um Gil moralizado e os nervos de um Estádio a exigir a vitória.

Assim não pode ser Julen! Já é milésima vez que digo que a posse pela posse não serve para absolutamente nada! A equipa tem de progredir no campo em posse e recorrendo ao “toca e foge” do FC Barcelona de Guardiola e da Alemanha de Joachim Löw. Custa assim tanto perceber isto Julen?"

Creio que a questão do tempo para a equipa perceber o sistema de jogo que o seu Treinador quer implementar é uma falsa questão. Por exemplo; a Alemanha Campeã do Mundo não jogava em posse desde os escalões de formação. Só começou a jogar assim no Mundial do brasil e com os resultados que todos vimos. E isto porque à posse juntou-lhe a mobilidade, coisa que o Porto de Julen não consegue fazer.

Evidentemente que reconheço os méritos de Lopetegui. São escassos mas importantes. A melhoria defensiva, o percurso na Champios e, melhor que tudo, a imposição de disciplina num balneário que na época passada se transformou num autêntico filme de terror são factores positivos que foram bem trabalhados pelo Basco. Mas falta-lhe melhorar o sistema de jogo e ganhar Títulos...

Carrela disse...

@Pedro Silva

Números factuais!
Não é conversa!

fonte: matchcenter.wtvision.com

Podia enviar o excel, mas como não tenho o email... cá vai um resumo:
----------------
PORTO:
----------------
Minutos Jogados: 2985
Minutos em Superioridade: 88
Minutos em Inferioridade: 156
Faltas Cometidas: 473
Faltas Sofridas: 509
Amarelos Recebidos: 65
Vermelhos Recebidos: 3
Amarelos Adversário: 95
Vermelhos Adversário: 4
Oportunidades de Golo: 195
Total Remates: 505
Remates à baliza: 205
Recuperações: 225
Cantos: 237
Foras de jogo: 75

----------------
Clube da propaganda
----------------
Minutos Jogados: 2991
Minutos em Superioridade: 240
Minutos em Inferioridade: 15
Faltas Cometidas: 541
Faltas Sofridas: 523
Amarelos Recebidos: 78
Vermelhos Recebidos: 2
Amarelos Adversário: 93
Vermelhos Adversário: 11
Oportunidades de Golo: 201
Total Remates: 447
Remates à baliza: 213
Recuperações: 228
Cantos: 208
Foras de jogo: 59
==========================

Será justo dizer que os números do Porto são de quem joga na "posse pela posse"?
Claramente não!

Há sempre jogos de levantar os cabelos... eu sei, porque tb eu me enervo e não gosto de ver passes para trás qd estamos com necessidade de chegar ao golo!!

É absurdo o número de cantos e o perigo que deles resulta - urgente melhorar!

Mais remates, mas menos à baliza - a melhorar!

Sem dúvida que há defeitos...

Não esquecer que o nosso adversário jogou 15 minutos em inferioridade numérica e 240 em superioridade!!!!!!!!!!!

Nós 88 em superioridade e 156 em inferioridade!!!

Os muitos foras de jogo tb demonstram se calhar alguma imaturidade táctica!

Enfim...
Podíamos ter feito melhor?
Sem dúvida!

Podíamos estar em 1º?
sim, apesar do imenso #colinho do adversário, se tivesse-mos feito melhor a nossa parte, estaríamos onde merecia-mos estar!

Ainda assim, se dependesse só do desempenho em campo, o que fizemos em comparação, era merecedor do 1º lugar!

abraço