segunda-feira, 11 de maio de 2015

Serviços mínimos garantem 2.º posto

Conhecedor dos resultados de Benfica e Sporting, que permitiram ao FC Porto entrar em campo contra o Gil Vicente a saber que continuaria à mesma distância da liderança e que o segundo lugar estava assegurado após o empate dos Leões diante do Estoril, os Azuis e Brancos cumpriram a sua tarefa e derrotaram os Gilistas por 2 x 0.
Com apenas duas alterações na equipa titular em relação à última jornada – Danilo e Bruno Martins Indi actuaram nos lugares de Ricardo Pereira e Marcano – os comandados de Julen Lopetegui entraram bem na partida. Mesmo sem imprimir grande velocidade ao seu jogo, os Dragões exerceram o domínio no encontro desde o primeiro minuto e foi sem grande surpresa que se adiantaram cedo no marcador.
Aos 12 minutos, Jackson Martínez foi derrubado por Cadú dentro da área e o FC Porto beneficiou de uma grande penalidade. Ricardo Quaresma, na conversão, permitiu uma boa defesa a Adriano Facchini, mas no seguimento do lance, o internacional Português redimiu-se com um excelente cruzamento para a cabeça de Jackson Martínez, que assinou o 1 x 0 e assim voltou a isolar-se no comando dos goleadores do Campeonato.
O golo madrugador fez o FC Porto baixar o ritmo do jogo demasiado cedo e essa situação permitiu manter o Gil Vicente vivo no encontro e com a expectativa de conseguir sair do reduto Azul e Branco com pontos, algo nunca antes visto na história de confrontos entre os dois clubes. Mesmo assim, os da casa ainda beneficiaram de mais uma boa situação para marcar, com Herrera a cabecear para uma defesa do guarda-redes do Gil Vicente, equipa que aproveitou o ritmo baixo do FC Porto para conseguir jogar longe da sua baliza, mas que apenas conseguiu assustar verdadeiramente Helton num lance de cabeça de João Vilela, em que a bola saiu ao lado.

Por ter conseguido ter o controlo do jogo na primeira parte, foi sem surpresa que o FC Porto se tenha apresentado na mesma toada na etapa complementar. Novamente sem carregar muito no acelerador, os Dragões voltaram a ter as melhores ocasiões para marcar. Rúben Neves, recém-entrado para o lugar de Casemiro, rematou a centímetros da barra e depois foi Ricardo Quaresma quem viu Adriano Facchini a negar-lhe o golo.
O guarda-redes Brasileiro foi mantendo o Gil Vicente no jogo, mas ofensivamente a equipa de José Mota foi incapaz de mostrar argumentos capazes de levar a melhor sobre a defesa Azul e Branca. Nesse capítulo, nomeadamente nas saídas para o contra-ataque, nada se alterou com as entradas de Diogo Viana, Rúben Ribeiro e Paulinho e a verdade é que o 1 x 0 manteve-se, não só pela boa exibição de Adriano Facchini, mas também por culpa dos postes, pois no espaço de segundos Bruno Martins Indi e Evandro remataram ao ferro e desperdiçaram as possibilidades de dar outra cor ao resultado.
Todavia, a quatro minutos dos 90, estava reservado o momento do jogo. Novamente com os protagonistas do primeiro golo - Ricardo Quaresma e Jackson Martínez - o Português cruzou para o Colombiano e este encontrou, através de um pontapé de bicicleta, a fórmula para voltar a bater Adriano Facchini, acabando de vez com as esperanças do Gil Vicente na obtenção de pontos e colocando um ponto final na partida. 

Retirado de zerozero 

Melhor em Campo: Jackson Martinez

Sem comentários: