quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O Cantinho das Modalidades

Andebol
 
O ponta-direita António Areia, de 25 anos, é reforço do FC Porto para as épocas 2015/16 e 2016/17. O internacional Português, que estava ligado ao Benfica desde 2007/08, junta-se assim a Rui Silva, Jordan Pitre, Felisberto Landim, Gustavo Rodrigues e ao regressado Edgar Landim como novidades no plantel às ordens de Ricardo Costa.
 
António Areia começou a jogar andebol nos infantis do Clube de Carnaxide Cultura e Desporto, em 2001, tendo ainda passado pelo 1.º de Dezembro e Belenenses, por empréstimo do Benfica, em 2008/09 e 2009/10. Em 2014/15 foi o melhor marcador do clube da Luz no Andebol 1, com 120 golos, tendo ainda apontado 28 na Taça de Portugal e 40 na Taça Challenge.
 
Hóquei em Patins
 
O sorteio do Campeonato Nacional de hóquei em patins, que decorreu na sede da Federação de Patinagem de Portugal, em Lisboa, ditou que o FC Porto Fidelidade recebe, na jornada inaugural, o recém promovido Cambra, em encontro agendado para 3 de Outubro.
 
Tal como nas últimas temporadas, os duelos entre os primeiros classificados estão reservados para as últimas jornadas de cada volta. Assim, os Dragões defrontam o Valongo nas 10.ª e 23.ª jornada, em encontros agendados para 5 de Dezembro de 2015 e 21 de Maio de 2016, o Benfica na 11.ª e na antepenúltima, a 19 de Dezembro de 2015 e 28 de Maio de 2016, e a Oliveirense na 12.ª e penúltima rondas, a 9 de Janeiro de 2015 e 4 de Junho de 2016.
 
O campeonato conta com três novos clubes: o Cambra, campeão da Segunda divisão, a Física e o HC Braga.
 
Basquetebol
 
O FC Porto é um dos 56 clubes que vão participar na primeira edição da Taça da Europa da FIBA organizada pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA Europa). Trata-se do regresso dos Dragões aos palcos europeus, após 12 anos de ausência - a última participação, que data de 2003, ocorreu na antiga Taça dos Campeões.
 
A prova, ainda sem designação oficial, é composta por duas conferências, divididas por critério geográfico, que terão sete grupos de quatro equipas, sendo que os primeiros jogos estão agendados para 28 de Outubro. Qualificam-se para a segunda fase 32 equipas, ou seja, os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros posicionados das duas conferências (um e dois). Posteriormente, haverá lugar a um playoff com 16 equipas e a uma final four para apurar o vencedor, que se realizará entre 29 de Abril e 1 de Maio de 2016, em local ainda por designar.
 
KRKA Novo Mesto (Eslovénia), ZZ Leiden (Holanda) e Fraport Skyliners (Alemanha) são os adversários dos Dragões na Taça da Europa da FIBA. No sorteio da competição, que se realizou em Freising, na Alemanha, o FC Porto ficou colocado no grupo G da Conferência 1, tendo os Eslovenos como primeiro adversário, a 28 de Outubro. Qualificam-se para a segunda fase os dois primeiros classificados de cada grupo e os quatro melhores terceiros posicionados das duas conferências.
 
O Novo Mesto tem no seu palmarés sete Campeonatos nacionais, duas Supertaças, quatro Taças da Eslovénia e uma Taça EuroChallenge (2010/11), enquanto o ZZ Leiden já conquistou três Campeonatos Holandeses, duas Taças da Holanda e duas Supertaças nacionais. Já o Fraport Skyliners, de Frankfurt, é detentor de um Campeonato Alemão e de uma Taça da Alemanha.
 
Bilhar
 
A jovem equipa de bilhar às três tabelas do Dragon Force sagrou-se Campeã nacional da Segunda Divisão. A final a quatro da prova decorreu no Clube de Bilhar da Amadora, e a formação composta por José Miguel Soares, Jorge Costa, Hugo Costa e Ricardo Pinto venceu todos os jogos, frente ao Clube Bilhar Amadora 2, Famalicense e Dragões de Setúbal, respectivamente segundo, terceiro e quarto classificados.
 
O Dragon Force, que já tinha assegurado a subida à Primeira Divisão, conseguiu uma prestação notável e superiorizou-se em todos os capítulos: terminou com a melhor média geral (0,876, face a 0,675 do Clube Bilhar Amadora, segundo classificado), a melhor partida (por intermédio de Ricardo Pinto) e a melhor série (por intermédio de Hugo Costa).

Sem comentários: