terça-feira, 4 de agosto de 2015

Pensamento da Semana: Nem 8 nem 80

Ao que me parece o facto de a Nação Azul e Branca ter estado quase duas temporadas quase sem ganhar absolutamente nada faz com que esta entre em ebulição por tudo e mais alguma coisa. Inclusive neste momento decorre uma espécie de “Guerra Fria” entre os adeptos Portistas pois uns defendem a continuidade de Lopetegui até mais ver e outros aproveitam tudo e mais alguma coisa para o criticar de cima a abaixo.
 
Pessoalmente acho que perante a pré temporada que os Dragões realizaram devemos ter uma postura serena. Isto porque as pré temporadas dizem tudo e não dizem nada. Dito de outra forma; a pré temporada dá-nos alguns sinais de que como vai a equipa Azul e Branca actuar ao longo da época, mas não determina, de forma alguma, qual irá ser o modus operandi do Dragão. Para mais na pré temporada Azul e Branca que está quase a terminar tivemos dois FC Porto completamente diferentes: o da posse pela posse suceda o que suceder e o da posse eficaz.
 
O mesmo tipo de raciocínio aplico aos Jogadores. Especialmente a Iker Casillas. E digo isto porque após Iker ter defendido uma Grande Penalidade no Torneio de Colónia muitos foram muitos os que vieram festejar o facto como se a equipa tivesse conquistado a Liga dos Campeões. Meus acros e minhas caras, foi este tipo de comportamento exagerado que construiu o minado e perigoso caminho que Iker construiu no Real Madrid CF e que o levou a sair de Madrid pela porta pequena. Haja alguma contenção pois o Homem é bom, mas ainda está longe de voltar a ser o “San” Iker.
 
Haja calma, paciência e muita contenção com a equipa. Tudo parece estar no bom caminho, mas uma temporada é uma caminhada longa e cheia de perigos. Não voltemos ao 8 e 80 que tão presente esteve na época passada.

5 comentários:

Luís Miguel Cruz Pereira disse...

Obrigado Iker por fazeres parte deste Enorme clube. FOrça Porto.

Anónimo disse...

O FCPorto tem de resolver dois problemas no seu futebol, a falta de profundidade e a pouca eficácia em lances de bola parada, que no futebol de hoje é inaceitável.

Luís (O do Sérgio Conceição)

Pedro Mota disse...

Subscrevo quase a totalidade do texto..Principalmente eem relação ao Iker, penso que há uma excitação enorme em relação a ele, e isso pode ser injusto para com restantes companheiros..Para mim são todos iguais e devem jogar os melhores ,seja quem forem. Não tinha simpatia por Iker no Real, todos sabemos o que se passou lá e porque saiu como saiu,mas até agora tem sido um profissional excelente no Porto, estou muito contente com ele, espero que continue assim e nos ajude a vencer.

Não acho que haja guerra fria, todos os portistas querem o sucesso do Porto e sabem que o sucesso do Porto corresponde ao sucesso do seu treinador e todos jogadores..O que há , e já havia o ano passado é o FC Lopetegui, e seus Lopeeguistas que gostam mais do Lopetegui do que do Porto e o defendem mais do que ao clube,mas Lopetegui não tem culpa disso. Ainda não me convenceu,mas é o meu treinador até final do ano e quero que vença tudo.

Carrela disse...

Pedro Silva

«“Guerra Fria” entre os adeptos Portistas pois uns defendem a continuidade de Lopetegui até mais ver e outros aproveitam tudo e mais alguma coisa para o criticar de cima a abaixo.»

Bem verdade.

O mais curioso, é que quem defende Lopetegui, apresenta factos, contextualiza, bem ou mal, serve-se de variáveis para chegar a um resultado.

Do outro lado, a maior parte, serve-se de xenofobia, e principalmente do facto de nada se ter ganho, independentemente do que se passou, basicamente é fraco porque lhe faltou conquistar +3 pontos!
São aqueles que acham que Mourinho é o melhor do mundo quando ganha e o pior do mundo quando perde. Ou para não ir tão longe, jj, é um treinador fantástico, inventor da táctica quando ganha e um zero à esquerda quando perde...
Depois, pelo meio ainda há aqueles que não perdem uma para virem com provocações patéticas... como fc lopetegui, etc etc... ENFIM!

Em relação ao Iker, disse-o sempre.
Não era nem de perto nem de longe um GR que admirasse!
Mas independentemente disso, a sua contratação é tão, mas tão TREMENDA, provavelmente a contratação mais mediática de sempre de um clube Português. É daquelas oportunidades que simplesmente não se podia perder... Muito grato a quem consegui concretizar este negócio.
Está a dar uma visibilidade ao FCP inimaginável à uns tempos atrás.

O ano passado, já soube bem, algumas referências na impressa espanhola, ao que se passava por cá... a exposição será ainda maior este ano!
Até por isso o #colinho forçosamente tem de abrandar, pois afecta a marca! Não tenham dúvidas!

O que vinha sendo ventilado em relação ao Iker, dos últimos tempos não era lá grande coisa...
Mas até agora, tem tido uma postura espectacular, diria que está a superar todas as melhores expectativas.
Não me refiro ao desempenho em campo, esse espero para ver, e apenas desejo que esteja conforme o seu curriculum...

A época anterior era importante, em termos desportivos, para evitar o bi do clube do colinho, infelizmente não fomos capazes...
Esta, para além de ser importante em termos desportivos, reconquistar o nosso lugar habitual, será como nunca antes importante em termos de resposta positiva à exposição mundial.

Que seja uma boa época, como todos esperamos/desejamos!

abraço

Luís Miguel Cruz Pereira disse...

Bom dia. A minha modesta opinião em relação ao homem que lidera os nossos atletas é de gratidão, apesar de ainda não nos ter dado nenhum título, estou optimista em relação ao seu trabalho e a sua visão. É um Homem da confiança do nosso Presidente e como Portista e Português desejo-lhe muita sorte para os próximos objectivos quer do nosso clube quer da sua vida pessoal. Obrigado Julen por continuar no Místico Futebol Clube Porto. Bem haja e digo "Somos Porto"