sábado, 9 de janeiro de 2016

Senhor Presidente

O que é demais é moléstia. A frase era da minha avó que se fosse viva teria aí uns 150 anos, mas aplica-se inteirinha ao estado atual da equipa principal de futebol do nosso Clube. E aqui separo propositadamente “a equipa principal” das secundárias, e também o futebol das restantes modalidades.
Sou um portista velho. “Vim de longe, de muito longe” como canta o Zé Mário Branco. Os nossos amigos portistas mais jovens, a quem chamo carinhosamente portistas novos, nem imaginam “o que eu andei para aqui chegar”. Depois dos tempos heroicos do Campo da Constituição, o sonho do Estádio das Antas tornou-se realidade mas nem por isso a equipa subiu de produção. Até 1952, ano de inauguração das Antas, só tínhamos ganho 4 Campeonatos de Portugal, 3 campeonatos da Liga e 3 Campeonatos Nacionais.
Mesmo depois de passarmos a jogar no saudoso estádio apenas na época 58/59 (o ano Calabote) vencemos um campeonato. E só 19 anos depois em 77/78 e 78/79 voltaríamos a ganhar na modalidade que deu o nome ao Clube. Eu fazia parte do “tribunal” (lembra-se senhor presidente?) e quando perdíamos rasgava o cartão. Claro que na segunda-feira lá estava na Sede a requisitar outro. Em 1982 com a sua passagem para a presidência e a chegada de Pedroto, demos um salto definitivo. Daí para cá foram tempos inolvidáveis. Quem quiser (e são cerca de 500 títulos no seu mandato) pode ir ver AQUI

Não vou fazer um elogio, conhecidos que são de todos os êxitos com que nos brindou, nem entrar pelo caminho fácil das estatísticas de sucesso. Mas, face aos últimos jogos da nossa equipa e o descontentamento de toda a nação portista, acho ser meu dever colocar um “ponto de ordem à Mesa” como nas Assembleias-gerais. No fundo, uma chamada de atenção para a administração da SAD, já nem sei se pela sua inação ou desgaste natural.
Os que me conhecem sabem que tenho pelo presidente a maior das admirações, e um sentimento de gratidão pelas alegrias que nos deu. Provavelmente nenhum presidente de algum clube no Mundo fará um percurso semelhante ao seu. Nunca falei com o senhor Pinto da Costa, nem estive sequer a menos de 3 metros, mas é como se fosse da minha família. Faz parte de mim. Não vou questionar as suas escolhas, a capacidade do treinador, o empenho dos atletas, nem os assobios dos sócios. Quero vê-lo com o melhor do seu raciocínio assumir que é mesmo necessário ponderar uma mudança. A melhor para o Clube que todos amamos. Também gostava de o ver anunciar que não se recandidata para que possam aparecer, em tempo útil, nomes e projetos que permitam dar continuidade à sua obra. Naturalmente que excluo qualquer sucessão de tipo monárquica, antigos jogadores, e presidentes de Câmara. 
Obrigado por tudo senhor Presidente

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente PC.

Anónimo disse...

Se o Presidente Jorge Nuno pretende de facto, contratar o AVB, ou o Marco Silva, o Leonardo Jardim, ou o Sérgio Conceição no final da época, então o melhor agora, é colocar o professor Luís Castro à frente dos destinos da equipa.
Este é muito competente (veja-se o seu excelente trabalho no PORTO B) e conhece bem os jogadores do MEU, do TEU, do NOSSO FCPORTO.

Luís (O do Nuno Espírito Santo, Pedro Martins, ou Lito Vidigal)