domingo, 7 de fevereiro de 2016

O duro teste do Dragão

Hoje vamos poder assistir a um duro teste ao Futebol Clube do Porto de José Peseiro. Não só porque do outro lado vai estar um adversário interessante e bem orientado mas sim porque vai ser a primeira vez que este Porto em crescimento se vai mostrar ao seu exigente público. Maiores do que as dificuldades que o Arouca vai colocar serão as dificuldades que os “assobiado profissionais do Dragão” vão colocar em cima de uma equipa ainda em construção dado que a ilusão nesta altura é mais do que muita e na próxima semana há uma deslocação à Luz. 
 
É um facto. Após a vitória do SL Benfica no Restelo cabe agora ao FC Porto vencer para se poder manter na corrida pela conquista do Título e pressionar, desta forma, o Sporting CP que vem vacilando nas últimas jornadas. E para isto vai ser preciso derrotar o FC Arouca de Lito Vidigal, equipa que não irá - com toda certeza - desperdiçar a primeira parte de avanço que a equipa Azul e Branca têm oferecido numa bandeja de parta aos seus adversários nos últimos jogos. Daí eu já ter dito no parágrafo anterior que este vai ser um jogo de pressão elevada para os pupilos de Peseiro. 
 
Mas nem tudo é mai. José Peseiro pode estar há muito pouco tempo no comando técnico do Dragão mas a verdade é que parece já ter recuperado um pouco do Futebol Clube do Porto de antigamente. Dito de outra forma; com Julen Lopetegui toda e qualquer equipa vinha ao Estádio do Dragão jogar de olhos nos olhos e conseguia, algumas vezes, impor o seu futebol, com José Peseiro o filme poderá muito bem ser outro pois quando alguém se atreve a fazer frente aos Portistas acaba por ser totalmente dominado e derrotado (que o diga o Gil Vicente de Nandinho). 
 
Ora Isto tudo para dizer que não me acredito num Arouca atrevido no Dragão. Será antes uma equipa de contenção que tentará aproveitar algum desacerto do FC Porto para tentar impor um empate. Para mais a equipa Arouquense parece estar numa nítida queda de forma e tal tem sido notório nos últimos jogos onde tem dado muita luta sem resultados positivos. Posso dizer, com alguma cautela, que a equipa de Lito já não é mesma que começou o campeonato e que andou, durante muitas jornadas, a ocupar os lugares europeus mas isto não é sinónimo de facilidades para o FC Porto. Para mais as ausências forçadas de Maxi e Marcano irão obrigar a mexidas num onze Azul e Branco que está ainda em construção. 
 
Vamos então a ver como vai decorrer esta partida. Relembro que a forma como o FC Porto entrar neste jogo vai ser deveras importante para o desfecho final que todos desejamos que seja uma vitória Azul e Branca. 
 
São três os jogadores que estão de regresso aos convocados para o jogo com o Arouca, hoje, pelas 19h15, no Estádio do Dragão: Casillas, André André e Chidozie, jogador do FC Porto B que já tinha sido chamado para a partida da Taça da Liga diante do Feirense​. José Peseiro excluiu da lista os nomes de José Sá e dos castigados Maxi e Marcano - cumprem um jogo de suspensão -, que estiveram presentes na convocatória para o encontro com o Gil Vicente, das meias-finais da Taça de Portugal. 
 
Lista de 18 convocados: Helton e Casillas (guarda-redes); Martins Indi, Maicon, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Herrera, Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Suk e Chidozie 
 
Onze provável (4x3x3): Casillas, Layún, Maicon, Indi, Àngél, Danilo, Herrera, André, Brahimi, Corona e Aboubakar

Sem comentários: