sexta-feira, 18 de março de 2016

Casillas, uma "moeda de duas faces"

Trago até aqui o tema Casillas não pelo que o tal Jornal Espanhol terá escrito sobre o Atleta (isto não interessa para nada) mas sim pelo que Pinto da Costa terá dito publicamente sobre o veterano Guardião.

Na minha opinião o Presidente do Futebol Clube do Porto exagerou quando analisou o actual momento de Iker. Exagerou e muito e com tal provocou, propositadamente ou não, interpretações completamente erradas sobre o passado, presente e futuro de Casillas.
Para ser muito sincero até que compreendo os exageros de Pinto da Costa sobre Iker. Trata-se de um activo do Clube Azul e Branco que deve ser valorizado para que se consiga retirar algum proveito. Recordo que o investimento que o FC Porto fez, faz e – pelos vistos – fará com o Atleta terá de ser devidamente compensado. Isto porque o Dragão está longe, muito longe, de conseguir ser uma “máquina de dinheiro” rentável (um mal muito antigo, diga-se de passagem). 

Mas voltando ao cerne da questão: os exageros de Pinto da Costa quando falou publicamente de Casillas.
 
É verdade que Iker Casillas tem mostrado um brio profissional sem precedentes. É o primeiro a defender publicamente o Clube Portista, tenta criar empatia com os adeptos Portistas, está com o Clube nas vitórias e nas derrotas. Casillas tem mostrado ser de uma humildade e profissionalismo impressionantes! Algo de notável se tivermos em conta que falamos de um Jogador que já venceu praticamente tudo o que havia para vencer.

Mas é também verdade que no plano desportivo (aquele que realmente interessa) Iker Casillas não tem sido uma mais-valia para o FC Porto dado que tanto realiza alguns jogos em grande plano como comete o vulgo “frango”.
 
Em suma, Iker Casillas não é hoje em dia uma clara melhoria no que ao plano desportivo diz Clube diz respeito. Isto porque, quer se queira ou não, Iker está na fase descendente da sua carreira. Ou seja; não me parece que o Futebol Clube do Porto vá beneficiar com a médio e longo prazo com a manutenção de Iker nos seus quadros.

Mas dir-me-ão que o futuro do Futebol Clube do Porto passa pelas esperanças José Sá e Raúl Gudiño e que estas têm de “queimar etapas” para poderem passar de esperanças a certezas. Sim, +e verdade. Não questiono tal coisa. Contudo na minha perspectiva este processo poderá ser feito com Helton que, a meu ver, é uma solução mais realista para um Clube como o FC Porto. 
 
Para além disto o EURO que se irá realizar em França no próximo Verão marcará, quase de certeza, a retirada de Iker da Selecção Espanhola pelo que o Jogador deixará de ter razões para ser “visto”. 
Para terminar queria somente deixar aqui uma nota final em jeito de correcção (com a melhor das intenções). Ao contrário do que muito aziado anti Mourinho apregoa Casillas saiu do Real Madrid CF porque as suas capacidades como Guarda-redes estavam a deteriorar-se cada vez mais e a concorrência era forte… Isto num Clube que se sente na obrigação de vencer a Liga dos Campeões todas as temporadas tem o seu – enorme! - peso. Se duvidam de tal revejam as prestações de Iker Casillas na baliza Merengue no último ano de Ancelotti em Madrid e depois digam-me alguma coisa.

2 comentários:

Jorge Vassalo disse...

Oh meu caro Pedro,

Guarda-redes sem centrais não existe. Nesta baliza até podias pôr lá o Neuer ou o Buffon que o resultado era o mesmo!

Iker Casillas já fez defesas magníficas. Os dois jogos contra o ficaben assim o comprovam. Em casa contra o Chelsea, por exemplo. Olhe, ainda no outro dia contra o União. Agora, Casillas não pode fazer nada se é fuzilado!

Para mim, esteve mal em duas ocasiões: contra o Guimarães e contra o Dinamo, naquele alívio. De resto....

O saldo é positivo e muito.

Depois há o outro lado. No balneário, todos estão felizes por jogar com Casillas. O FC Porto não aproveita o seu capital em termos mediáticos, de marketing ou de liderança. Isso não é culpa de Iker.

temos mais a ganhar do que a perder.

Abraço

Anónimo disse...

Sem dúvida. Iker não é melhor que Helton e já era tempo de Gudiño ser alternativa.
Embora o futebol de Lopetegui fosse miserável, foi por Iker que não continuamos na Liga dos Campeões.
Tem um custo assustador para a forma tristonha e indiferente como joga.