quinta-feira, 31 de março de 2016

Fair Play Financeiro

O que é o fair play financeiro? 
 
É um sistema de controlo das finanças dos clubes, para verificar se cumprem os requisitos de participação nas competições organizadas pela UEFA.
 
Na prática, que critérios os clubes têm de cumprir? 
 
O conceito principal é a obrigação de os clubes não poderem ter despesas superiores às receitas no conjunto das três últimas épocas. 
 
Que receitas e despesas contam? 
 
O que será controlado é a conta de exploração dos clubes, com todas as receitas e despesas, incluindo as transferências de jogadores. Nesta análise, só não serão tidas em conta as despesas com construção de infra estruturas (como estádios e centros de treinos) e os gastos com o futebol jovem.
O fair play financeiro entra já em vigor?
 
Sim. Atualmente, as federações nacionais verificam, em Março, se os clubes candidatos à participação nas provas europeias cumprem os requisitos exigidos. Agora, a exigência passa a ser maior e será controlada pela própria UEFA.
 
As novas regras incluem alguma forma de transição? 
 
Sim. No início da época de 2013-14, os clubes não podiam ter perdas superiores a 45 milhões de euros nas duas épocas anteriores. Em 2014-15, não podiam ultrapassar os 45 milhões negativos na soma dos três últimos exercícios. E entre 2015-16 e 2017-18, a derrapagem não pode superar os 30 milhões, sempre tendo em conta os resultados financeiros das últimas três épocas. Os limites de risco continuarão depois a baixar.
 
Quem ultrapassar os limites é automaticamente excluído da competição? 
 
Não, mas corre sérios riscos de ser penalizado. Basta um clube apresentar prejuízos superiores a cinco milhões de euros, para estar sob avaliação do Painel de Controlo das Finanças dos Clubes da UEFA tendo de apresentar relatórios trimestrais e planos para solucionar o problema. Quando ultrapassar os 45 milhões, o painel de controlo envia o processo para os órgãos disciplinares da UEFA.
 
Que sanções podem ser aplicadas aos infratores? 
 
Em teoria, as sanções podem ir até à expulsão do clube da competição, mas cada vez mais se aponta para a retirada de pontos e proibição de inscrição de jogadores. A ideia é evitar punições como a exclusão da competição. Em casos mais graves pondera-se, por exemplo, a proibição de participar nas competições europeias durante um ano. Cada caso será avaliado individualmente, tendo em conta a situação do clube e as suas perspetivas.
Por exemplo esta temporada o Sporting só teve a possibilidade de inscrever 22 jogadores (e não os habituais 25). Isto relativamente à lista A refira-se. Esta pode ser uma das punições aplicadas. Já este ano, a entidade de controlo financeiro da UEFA retirou o Sporting do elenco de clubes em incumprimento, bem como, o Hull City e Panathinaikos.
 
O nosso Clube também não fica muito de fora destas atribulações. Como referi numa das minhas crónicas semanais, para não fugir à tradição, lá teremos que transferir alguém no final da época. Não vejo quem mas às vezes há milagres.
Até à próxima

2 comentários:

Lápis Azul e Branco disse...

Bom artigo.

Abraço portista,

LAeB : Do Porto com Amor

JOSE LIMA disse...

Obrigado amigo
Também gosto do seu blogue. Abraço