sábado, 23 de abril de 2016

O teste de Coimbra

José Peseiro assumiu, recentemente, que o Futebol Clube do Porto está a preparar o jogo da Final da Taça de Portugal. E é natural que assim seja dado que a questão internacional (competições europeias) e a questão título estão “arrumadas”, o que faz da partida do Jamor algo de crucial para que a temporada Azul e Branca não termine, mais uma vez, em branco.
 
É, então, esse o cenário que espera os Portistas na cidade dos Estudantes. Ante a Associação Académica de Coimbra José Peseiro e seus pupilos irão realizar mais um teste às suas reais capacidades numa tentativa – mais uma – de ver o que será necessário melhorar para que ante o SC Braga (o outro finalista da Taça de Portugal) nada falhe. 
 
Contudo teste ou não o Futebol Clube do Porto trem a obrigação de ganhar em Coimbra. Não porque o 3.º posto da nossa Liga esteja em causa nem porque o 2.º possa vir, ainda, a ser conquistado pelos Dragões mas sim porque o Futebol Clube do Porto é feito de uma cultura de vitórias. Para mais não creio que a Académica vá “fazer figura de corpo presente”…., e não o vai fazer porque os Estudantes estão envolvidos numa luta feroz pela manutenção e necessitam de todo e qualquer ponto como de “pão para a boca”.
 
Ora faze ao exposto estou em crer que mais logo vamos assistir a um jogo de sentido único. Bem pelo menos nos primeiros 30m da partida vai ser assim dado que depois deste hiato de tempo os Dragões costumam “tirar o pé do acelerador”. Ou seja; marcar cedo é a chave da vitória Portista para mais logo. Para mais a Académica ira tentar explorar ao máximo a sua mais do que provável postura defensiva dado que estará desfalcada de dois dos seus melhores Atletas: Gonçalo Paciência e Rafa (dois Jogadores emprestados pelo FC Porto). 
 
Em suma, os Dragões têm tudo para poderem passar, com êxito, no teste de Coimbra, mas terão de fazer por isto para depois não virem com a “desculpa” das arbitragens e de que estão a treinar para o Jamor.
 
André André está de regresso aos convocados do FC Porto mais de um mês e meio depois de ter sido chamado pela última vez, para a deslocação ao reduto do Sporting de Braga. A lista de José Peseiro para esta partida frente à Académica relativa à 31.ª jornada da Liga NOS, no Estádio Cidade de Coimbra (16h15, SportTV1), inclui também o nome de Yacine Brahimi, que cumpriu suspensão na recepção ao Nacional da Madeira. 
 
De fora dos eleitos ficou Miguel Layún, que realizou tratamento a uma mialgia de esforço no adutor direito. 
 
Lista de 19 convocados: Helton e Casillas (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Marega, Sérgio Oliveira, José Ángel, Herrera, Corona, André Silva, André André, Danilo, Suk, Francisco Ramos e Chidozie.
 
Onze provável (4x3x3): Helton, Maxi, Chidozie, Indi, Ángel, Danilo, Sérgio Oliveira, Herrera, Brahimi, Corona e André Silva

Sem comentários: