quinta-feira, 21 de abril de 2016

Reflexões sobre o insucesso desportivo do Futebol Clube do Porto (II)

Obviamente que a culpa do actual estado do desportivo do Futebol Clube do Porto não pode, nem deve, ser imputada somente um responsável. Para mais sendo o Futebol Clube do Porto uma organização desportiva profissional é natural que quando algo não corra bem as culpas de tal sejam de todos. Mas existe uma parte desta mesma organização é sempre mais culpada do que as outras quando algo não corre como o desejado. Falo, obviamente, da Direcção.

Corrijam-me se eu estiver enganado mas nunca o FC Porto “renovou com um Treinador” após uma época onde a equipa não ganhou absolutamente nada. Assim como também não me recordo de que Pinto da Costa, nos seus longos anos de Presidência Azul e Branca, tenha celebrado um vínculo contratual com um Treinador que durasse muito mais do que uma época (renovando este mesmo vínculo caso as coisas corressem como o desejado). 
Dito de outra forma; Julen Lopetegui foi uma tremenda novidade e foi-o porque a Direcção Azul e Branca tinha em mente um projecto: o projecto Barça. Um projecto que consistia na contratação de grandes nomes do futebol mundial que permitisse a que o Treinador Espanhol implementasse, a breve trecho, a escola espanhola (posse) no Futebol Clube do Porto. Só que os Dragões não são (no sentido financeiro da coisa) um “colosso mundial” e a solução foi numa primeira época recorrer a Jogadores emprestados oriundos de outras Ligas mais mediáticas para que o tal futebol de posse pudesse ser implementado no ADN Portista.

Na primeira época tal ideia permitiu aos Dragões um bom encaixe financeiro via Champions mas no plano desportivo o dito falhou redondamente dado que não se venceu absolutamente nada. Contudo a solução encontrada por Pinto da Costa e seus pares foi a de manter Lopetegui por mais uma época e ir “buscar” uma “dúzia de galácticos”… Mas o tempo revelou que tal “manobra” não resultou dado que os “galácticos” vieram mas o futebol não. Os resultados iam de mal a pior e nem a Champions, casa de eleição dos Portistas, escapou ao desastre anunciado que culminaria no despedimento de Lopetegui. 
Ou seja, Jorge Nuno Pinto da Costa errou. Errou clamorosamente ao se ter deixado iludir pelo seu “fetiche” Barcelona e o Futebol Clube do Porto corre hoje o sério risco de ficar três temporadas sem vencer quase nada.

Em jeito de conclusão posso, e quero dizer, que nada me move contra Pinto da Costa. Deposito nele muito da minha esperança de mudança na próxima época não obstante o seu comportamento no antes e pós último acto eleitoral do Clube não ter sido o mais correcto, mas tenho de ser profundamente honesto e “colocar o dedo na gerida” dado que Pinto da Costa errou… Errou clamorosamente ao não ter dado tempo algum a Paulo Fonseca e ao ter dado tempo a mais a Julen Lopetegui!

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu creio que Paulo Fonseca foi mal sucedido nos AZUIS E BRANCOS, porque JNPC não lhe deu jogadores de qualidade.
Estou de acordo que JNPC falhou na contratação do ilusionista do País Basco.
Mas a verdade é que o clube perde em todas as modalidades e isso não é responsabilidade do espanhol. E receio que as coisas não vão melhorar.
De facto, as sucessivas vitórias da porta 18 enchem a alma aos AZUIS E BRANCOS e como tal JNPC considera que o FCPORTO não precisa de ter a obsessão de vencer campeonatos.
É também escusado vender a percentagem AZUL E BRANCA do patéticocanal, (que apenas está preocupado em não melindrar as audiências dos clubes rivais) fazendo no NOSSO estádio a DRAGÃOTV canal de FORTE propaganda/marketing da marca FCPORTO e de "ataque" aos nossos adversários, porque JNPC quer falar o menos possível.
Por outro lado não interessa derrubar o poderes instalados na Liga ou no conselho arbitragem, porque JNPC até nem se preocupa em saber quem vai para lá.
Finalmente, não se deve enfrentar os ataques do crematório matinal, dos anjos gabrieis, dos amigos do gaspar, do lepra e outros quejandos, porque JNPC prefere ter por "inimigos" o "Jogo", Fernando Gomes e Angelino Ferreira.
Para mim, o que O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO precisa para PRESIDENTE é de um Manuel Serrão.

Luís (O do José Peseiro)

Luís Miguel disse...


Paulo Fonseca pediu a demissão e Pinto da Costa sempre o apoiou, à 3ª vez foi definitiva.

Nem Paulo Fonseca nem Julen Lopetegui eram incompetentes, apenas não conseguiram ganhar contra as arbitragens, outros antes conseguiram-no.

E os plantéis eram os melhores a nível nacional.

Faltou outro ponto importante, que ainda deve demorar muito a ser resolvido, os jogadores continuam a brincar muito nas selecções.